Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          10 dicas infalíveis para você organizar sua casa!

          | |

          Você sofre para manter sua casa organizada? Não se preocupe, você não é a única pessoa! Muita gente acaba perdendo uma grande parte de seu tempo nessa tarefa ou pelo menos tentando deixar a casa em ordem.

          Pensando nisso, a Guarde Mais Self Storage elaborou um texto especialmente para você. A seguir, você descobrirá dicas essenciais para organizar e manter sua casa organizada. Afinal, quem não deseja ter uma casa mantida em ordem por mais tempo para poder desfrutar também de um pouco de tempo livre e mais espaço?

          Imagem de um casal organizando a casa com caixas na mão

          10 principais dicas de organização para sua casa

          Para lhe ajudar a ter um ambiente incrível, confortável e funcional, separamos 10 dicas de organização para a casa. Confira quais são e aproveite para adotá-las em seu lar:

           

          1. Estabeleça um planejamento

          Para uma melhor eficiência na organização da sua casa, podemos começar pelo básico: estabelecendo um cronograma de limpeza.

          Para isso, busque na sua rotina qual seria o melhor dia ou período que você pode se dedicar exclusivamente para a organização da sua residência e, mais importante, se atenha ao seu cronograma.

          Caso não consiga separar várias horas para organizar seu lar, a dica é fazer isso aos poucos todos os dias. Dedique, por exemplo, meia hora para organizar um cômodo ou um canto dele. Durante o dia, evite a bagunça nesse espaço, o que ajudará a mantê-lo sempre em perfeitas condições.

          O planejamento também é interessante para que a organização se torne uma rotina. Ao realizá-la aos poucos e frequentemente não terá mais dificuldade em manter sua casa arrumada, realizando as atividades em poucos minutos.

           

          1. Disciplina é essencial

          Conforme a semana passa, a casa começa a ficar cada vez mais desorganizada. É roupa suja que se acumula no cesto, a louça que começa a ficar empilhada na pia, objetos fora de lugar e espalhados pela casa.

          Para que isso não aconteça, é muito importante que você não deixe as tarefas se acumularem. Cada coisa fora do seu lugar fará com que você perca um tempo valioso quando começar a arrumar tudo. Por isso, é importante ter muita disciplina.

          Mas, é claro que apenas você ter disciplina não basta! Se morar com outras pessoas, é importante que elas também colaborem, o que ajudará a reduzir suas tarefas e responsabilidades (você pode descobrir mais sobre isso nas dicas número três e quatro).

           

          1. Não deixe para depois o que você pode fazer agora

          Algumas atividades demandam um tempo maior para serem realizadas, como limpar o banheiro ou lavar alguma área da casa. Porém, existem também aquelas tarefas que são menores e podem ser concluídas rapidamente.

          A louça da janta irá tomar uns quinze minutos do seu tempo. Então por que a deixar para o outro dia? Um copo ou outro utensílio espalhado pela casa pode ser rapidamente depositado na pia. Por que então deixar isso para fazer depois?

          Você ainda descobrirá que será muito mais gratificante, no outro dia, acordar e encontrar sua pia limpa e sem louça acumulada do dia anterior. Ademais, o pequeno período de tempo que você irá passar lavando louça na véspera seria muito maior se você tivesse esperado até o dia seguinte.

          No fim, você economiza tempo realizando pequenas tarefas ao longo do dia, garantindo mais espaço em sua agenda para realizar atividades que mais gosta. Afinal de contas, ninguém nasceu para apenas limpar e organizar a casa!

           

          1. Dentro da sua própria casa você não é empregada de ninguém

          Às vezes o marido e o filho podem acabar abusando um pouco da nossa boa vontade. Atitudes tão simples como retirar o prato da mesa, colocar a roupa no cesto e arrumar a cama em que dormiu são tarefas básicas que devem ser realizadas por cada membro da família.

          Para que seu lar tenha harmonia e fique sempre bem organizado é necessário que todos trabalhem juntos visando cumprir esse objetivo. Não adianta apenas a mulher fazer tudo, até mesmo porque algumas coisas exigem bom senso.

          A casa é um local de habitação compartilhado e, a menos que todos os integrantes da família ajam de maneira adequada com o objetivo de mantê-la organizada, não será possível alcançar um local agradável para se viver.

          Por isso, nada de ficar se desgastando e limpando a sujeira que o outro fez e que pode limpar. Seja insistente e tente explicar que tudo o que você busca é o bem-estar de todos e que cada um tem responsabilidade por aquilo que sujou ou desorganizou.

          Assim, conseguirá reduzir a sobrecarga de trabalho doméstico que cai sobre você, passando a ter mais tempo para cuidar de si e descansar. Além disso, outros integrantes da família aprendem a ter mais responsabilidade no dia a dia por seus hábitos.

          A imagem mostra uma técnica usada para organização de determinado local.

          1. Use as técnicas do feng shui como auxílio na organização da casa

          Nem sempre sabemos como organizar a casa ou por onde começar. Em situações assim, adotar técnicas de organização ajuda bastante. Uma delas é o feng shui!

          Você já ouviu falar do conceito de feng shui? Se não, você pode encontrar um texto que publicamos aqui no blog da Guarde Mais sobre o assunto. De maneira simplificada, o feng shui é uma milenar tradição oriental que prega uma maneira de viver em harmonia com o espaço.

          Para isso, há vários preceitos que podem ser aplicados com esse objetivo. Por exemplo, busque se livrar de objetos quebrados ou estragados, pois eles acumulam uma energia negativa. Você também pode preencher a sua sala de estar de ar e luz, além de espelhos, plantas e objetos de decoração muito queridos por você.

          A ideia é que, muito mais do que a organização, a disposição de certos objetos e itens em sua casa também possa proporcionar um sentimento de bem-estar.

           

          1. Utilize o minimalismo como uma forma de tornar a organização da casa mais eficiente

          O minimalismo surgiu como um movimento artístico e logo adquiriu contornos mais práticos, passando a ser aplicado em diversos segmentos, inclusive no de organização da casa, no estilo de vida e como nos relacionamos com o ambiente em que estamos.

          De maneira geral, o minimalismo prega o desapego e valoriza o uso do essencial no dia a dia, sem excessos. Dessa forma, é possível ter muito mais praticidade e encontrar um caminho para a felicidade real, que não é conquistada com o acúmulo de objetos físicos.

          Quando adota uma postura mais minimalista no seu dia a dia, você se desfaz de todos os objetos que não trazem felicidade e são completamente desnecessários para a sua vida. Ou seja, elimina itens que não têm mais uso.

          Além disso, no estilo de vida minimalista se faz compras mais inteligentes. Na prática, isso significa que não sairá comprando tudo que encontra pelo caminho, porque o risco de acúmulo e excesso é grande.

          Suas compras serão focadas na qualidade, na durabilidade e na garantia de que tais itens realmente serão utilizados e você precisa deles. Um dos grandes diferenciais disso é que você consegue economizar e também reduz a quantidade de lixo que produz, causando um impacto positivo no meio ambiente.

          O importante dessa prática é que, ao ter apenas o essencial, você acaba não perdendo seu valioso tempo com coisas supérfluas e que não tenham valor.

          No fim, o minimalismo também fará com que você tenha menos desperdício de energia e acúmulo de coisas desnecessárias. Isso significa muito mais tempo e praticidade para a sua vida, além de poder até mesmo melhorar a sua saúde psicológica.

           

          1. Adote o método Fly Lady

          O Fly Lady é um método de organização que surgiu nos Estados Unidos e que promete fazer com que você se torne uma expert quando o assunto for a organização da casa. As dicas oferecidas por esse método são muito simples e práticas e prometem ajudar você a poupar um tempão.

          Ficou curiosa para saber quais são esses passos que irão ajudar você a manter uma casa muito mais organizada e sem muito sacrifício? Então não deixe de ler o texto aqui do blog da Guarde Mais “Arrume a casa com o Método Fly Lady para iniciantes”.

           

          1. Faça limpezas de forma inteligente

          Fazer faxina pesada dá muito trabalho, normalmente ocupa seu dia inteiro e ainda é muito cansativo. Mas, é possível reduzir tudo isso se fizer limpezas diárias e semanais de forma inteligente.

          Por exemplo, tenha o costume de passar pano no piso regularmente durante a semana, principalmente em áreas que acumulam mais sujeira como o banheiro e a cozinha. Dessa forma, esses espaços não precisarão de uma faxina mais intensa, reduzindo seu trabalho.

          Também é interessante que tenha o costume de tirar o pó dos móveis, de passar o aspirador em cômodos que acumulam mais poeira, entre outros cuidados de limpeza diária.

          Além de diminuir expressivamente seu trabalho em faxinas, a casa fica muito mais organizada e gostosa de se estar, tornando seu lar agradável para moradores e visitas.

          Caso more com mais pessoas, lembre-se que não é preciso fazer essa limpeza sozinha. Divida as tarefas e conseguirá terminá-las em um prazo reduzido todos os dias.

          Se morar sozinha, faça essas pequenas limpezas aos poucos. É possível, por exemplo, focar em passar o aspirador ou pano num dia e tirar o pó de móveis no outro.

           

          1. Desapague

          Ter muitos objetos sem uso em casa é um dos principais motivos para deixar o ambiente desorganizado, sem espaço e pouco funcional.

          É justamente daí que vem uma das dicas de organização mais potentes: utilize a prática do desapego! Para isso, basta revisitar tudo o que tem em casa, seja dentro de móveis ou fora deles.

          Há itens que não utiliza mais porque estão quebrados e você não pretende consertá-los porque é muito caro? Então, jogue no lixo ou encaminhe para doação, se realmente tiver conserto.

          Você encontrou itens em bom estado, mas que não pretende utilizar mais? Há dois caminhos possíveis a seguir: encaminhá-los para doação ou vendê-los em brechós online, por exemplo.

          Dessa forma, você conseguirá reduzir bastante o que possui em casa, conseguirá ter uma área útil maior e ainda contribuirá positivamente com a decoração do ambiente.

           

          – Leia também:
          >>> Doação de Móveis usados, já pensou nisso?

           

          1. Invista no serviço de self storage

          A imagem mostra um exemplo de local de Self Storage para organização.

          Às vezes é muito mais fácil falar do que tomar ações concretas para se desfazer de objetos que muitas vezes podem nos ter acompanhado por anos e possuem um grande valor sentimental. Porém, você não precisa jogá-los fora e correr o risco de se arrepender mais tarde.

          Uma solução para isso é investir em um serviço de self storage para armazenar aqueles objetos que acabam apenas ocupando espaço e que não contribuem para uma organização efetiva do seu lar!

          Um self storage é basicamente um guarda tudo. Ele oferece espaços de diversos tamanhos nos quais você pode armazenar os seus itens pelo tempo que quiser.

          É importante destacar que você deixa tudo fechado e leva a chave consigo ao ir embora, então todos os seus pertences ficam protegidos. Além disso, é possível contar com a segurança que as empresas mais sérias desse ramo oferecem para os clientes.

          Ainda melhor é que o self storage apresenta um contrato flexível, baseado nas suas necessidades e com um valor que cabe no seu bolso e no orçamento familiar!

          Precisa de um espaço extra para manter objetos, aumentar a área disponível em seu lar e melhorar a organização? Neste caso, o serviço de self storage é a melhor solução para você!

           

          Como funciona o serviço de self storage?

          Trata-se de um serviço de autoarmazenamento no qual o cliente aluga um espaço (box) e guarda nele o que quiser, pelo tempo que precisar.

          A unidade de self storage normalmente disponibiliza boxes em tamanhos variados, o que possibilita encontrar uma alternativa que atenda perfeitamente suas necessidades.

          A contratação do serviço é desburocratizada e realizada em poucos passos. Não há necessidade de apresentar fiador, muito menos vários documentos.

          Depois de acertar detalhes do aluguel de box, basta guardar seus itens no espaço, trancá-lo e levar a chave consigo ao sair. Na prática, isso elimina o acesso de terceiros ao espaço, garantindo maior segurança aos itens armazenados.

          Outro diferencial do serviço é seu preço atrativo, que é mais baixo do que alugar um imóvel maior para ter mais espaço para organizar seus itens. O serviço ainda se diferencia por não ter taxas extras, como a de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

          Se no futuro precisar de uma área maior ou menor de armazenamento, conseguirá trocar o box com facilidade, somente realizando o ajuste do valor pago todo mês.

          Quando quiser cancelar o serviço, também consegue efetuá-lo com tranquilidade, sem precisar cumprir longos processos burocráticos. E a renovação do contrato ocorre mensalmente e de forma automática, garantindo máxima comodidade ao cliente.

           

          Aluguel de box com a Guarde Mais

          A Guarde Mais é referência nacional em self storage e conta com unidades nas principais regiões do país. Todas possuem estrutura completa e estão preparadas para atender as necessidades dos clientes com máxima qualidade.

          Outro diferencial da empresa é segurança, pois as unidades contam com um sistema robusto com câmeras de vigilância, portaria e alarmes. Dessa forma, o cliente consegue ter maior tranquilidade sobre a segurança de seus bens.

          Se você está buscando um serviço de self storage, não deixe de entrar em contato com a Guarde Mais. Somos uma empresa pioneira desse tipo de serviço no Brasil e estamos localizados em diversas cidades – com certeza você pode nos encontrar pertinho de você!

          Confira as unidades da Guarde Mais, escolha já a sua e aproveite para contratar o aluguel de box para ajudar a sua casa a ficar muito mais organizada no dia a dia!

           

          – Leia também:
          >>> Vai usar um self storage pela primeira vez? Confira tudo o que você tem que saber

          >>> Qual tipo de estoque pode ser armazenado em um self storage?

          Deixe seu Comentário
          Deixe seu Comentário

          Idiomas