Qual a diferença entre estoque e armazenagem?

Saiba quais as diferenças entre estoque e armazenagem

estoque e armazenagemPara compreender quais são as principais diferenças entre estoque e armazenagem, é necessário ter uma noção sobre a estrutura de ambos. O armazém, por exemplo, trata-se da estrutura de um depósito, nele é possível armazenar um estoque de materiais que serão utilizados na fabricação de produtos, é possível guardar também os produtos acabados ou semiacabados. Por outro lado, o estoque trata-se dos itens guardados nele.

Basicamente, o armazém atua como um guardador de estoques diversificados de matéria prima, sendo ele inserido dentro de um depósito.

Um depósito possui paredes, paletes, divisórias, scanners, empilhadeiras, carrinhos, paleteiras, estantes porta-paletes, computadores, coberturas e conta também com outros hardwares.

Etimologia da palavra “Estoque” e “Armazenagem”.

É possível compreende a diferença entre ambos por meio de sua etimologia.

Estoque: quantidade de mercadoria; quantidade de produtos armazenados para fins específicos (sejam vendas, exportações, etc)

Armazenagem: ação de armazenar, reter, e guardar um determinado bem como se fosse um armazém.

Como entender a diferença entre Estoque e Armazenagem

Quando tiver quaisquer dúvidas acerca da diferença entre estes dois temos (Estoque e Armazenamento) lembre-se que o estoque é o agrupamento de produtos a serem depositados dentro de uma estrutura física chamada armazém.

Quais as vantagens da armazenagem? Com qual intuito ela atua?

A armazenagem atua com o objetivo de maximização da produtividade. Promover melhoras aos serviços consumidores; Proteger e controlar o sistema das possíveis perdas e avarias; Maximizar a utilização de energia; Maximizar a utilização da mão-de-obra; Melhorar a utilização de equipamentos; Melhorar a utilização de espaço; Promover o acesso a todas as mercadorias; Proteger todos os produtos e bens estocados e outros fatores a mais. Ao maximizar todos os tópicos citados, a armazenagem visa diminuir custos e impostos empregados por outros métodos e serviços de armazenamento.

Na armazenagem o estoque é divido em grandes e pequenos lotes, que agregam uma variedade de produtos.

Sua principal função é receber o estoque, identificar, conferir o estoque, endereçar os produtos, embalar e expedir as operações.

Por um longo tempo, a ocupação física de um ambiente era focada com uma atenuação na área enquanto a altura e o local de armazenamento eram menos notados. Com o passar deste mesmo tempo, as empresas adquiriram uma maturidade maior no que se tratava das escolhas de seus respectivos locais de armazenamento. Estes locais passam por uma avaliação geral onde visam apresentar as necessidades da empresa com relação ao seu estoque, e adapta-las ao local escolhido após a verificação de sua compatibilidade. A racionalização das empresas no âmbito de armazenagem do estoque dos seus produtos torna-se maior à medida que suas demandas crescem, e os locais para armazenamento e estoque de bens e mercadorias ficam mais caros, seja por conta das taxas de impostos, ou mesmo pelo aluguel do espaço. Uma alternativa que vem crescendo muito nos últimos anos, é a utilização de self storages. Em um self storage, as taxas do imóvel não existem, sendo um ótimo custo benefício para quem não precisa necessariamente de um local próprio. Nos self storages, há uma variedade grande de tamanhos de box para armazenagem de estoque e materiais, com acesso facilitado a qualquer hora, se tornando uma opção muito mais barata e segura de estocagem.

Postagens Recentes
Comentários
  • Luiz claudio de oiveira
    Responder

    Muiti bom nota 10

Deixe um comentário