Solicite um orçamento, é rápido!
Solicite um orçamento, é rápido!
BLOG

Como é morar em Ribeirão Preto? Será que vale a pena?

|

Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, é uma cidade bem desenvolvida, com infraestrutura robusta e excelente qualidade de vida, tanto que possui IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,800, um dos mais elevados do país.

Por isso, não é de se estranhar que muitos considerem a cidade como uma de suas principais opções para se mudar. Mas, será que realmente vale a pena se mudar para Ribeirão Preto?

Aqui, respondemos essa questão definitivamente. Confira e saiba mais sobre a cidade e tudo o que ela pode lhe oferecer!

foto aerea da cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

Um pouco da história de Ribeirão Preto

A história da cidade de Ribeirão Preto está diretamente relacionada à produção do café no estado de São Paulo. Quando foi fundado, o município de Ribeirão Preto era basicamente agrícola.

Entre 1870 e 1900, o café produzido em Ribeirão Preto era conhecido por sua qualidade na Europa, o que levou a cidade a receber o título de capital mundial do café.

Por conta do crescimento das lavouras e exportação, a cidade recebe muitos imigrantes, principalmente os italianos, alemães e japoneses. A região e seu entorno cresceram rapidamente, com implementação de estação férrea que escoava a produção para exportação.

A economia de Ribeirão Preto permaneceu durante muito tempo predominantemente agrícola, mas se diversificou com o passar do tempo. Hoje, o agronegócio ainda é forte, no entanto os setores de energia limpa e sucroalcooleiro estão em pleno crescimento.

Além disso, a cidade também atrai indústrias, principalmente as do segmento de saúde, farmácia, alimentos e bebidas e tecnologia. O comércio e prestação de serviços também são muito fortes na região, tanto que atraem moradores de cidades vizinhas.

Hoje, Ribeirão Preto se consolidou como uma das cidades do interior de São Paulo mais bem preparadas, seja no quesito infraestrutura, segurança ou educação.

 

Por que morar em Ribeirão Preto?

Ribeirão Preto oferece vantagens especiais, sobretudo em comparação a demais cidades do interior de São Paulo. Confira os motivos que fazem valer a pena morar na cidade:

 

Infraestrutura

A cidade de Ribeirão Preto oferece uma infraestrutura completa. Todos os moradores contam com diversas opções de escolas, universidades, hospitais, restaurantes, bancos, entre outros, quase sempre com fácil acesso.

 

Áreas verdes

Ribeirão Preto também é referência pelas áreas verdes que possui, com várias opções de parques preservados e com equipamentos para ginástica. São locais perfeitos para se exercitar ou passear com a família e amigos.

 

Vasto comércio e serviços

Não faltam opções de comércio e serviços na cidade, que conta com grandes shoppings, além de lojas com preços que variam do alto até os mais moderados, atendendo diferentes orçamentos.

 

Facilidade para encontrar emprego

A cidade está em plena expansão, com abertura de empresas, principalmente. Por isso, é um pouco mais fácil encontrar emprego na região, sobretudo em atividades comerciais, de serviços e agronegócio.

 

Alta expectativa de vida

Ribeirão Preto teve um crescimento da expectativa de vida entre os moradores nos últimos anos, com uma média maior do que o estado de São Paulo. Isso se deve à alta qualidade de vida da população, que envelhece com mais saúde.

 

Boas opções de escolas e universidades

A cidade de Ribeirão Preto também possui uma rede de escolas e universidades bem estruturada. No que se refere ao ensino superior, conta com um campus da USP (Universidade de São Paulo).

 

Leia também:
>>> Como organizar melhor sua mudança
>>> Cuidados com itens sensíveis em uma mudança

 

Melhores bairros para morar em Ribeirão Preto

Depois de conferir quais são as vantagens de Ribeirão Preto, quer conhecer quais são os melhores bairros para morar na cidade? Então, confira a lista que preparamos:

 

Fiúsa

Fiúsa está na lista de bairros bons para morar em Ribeirão Preto devido à sua localização estratégica: tem uma das principais avenidas da cidade, a que dá nome ao bairro. É o local perfeito para quem busca estar perto de tudo e procura apartamentos amplos.

 

Central Park

O bairro Central Park é cortado por uma das principais avenidas da cidade, a Marechal Costa e Silva. Também é destaque por contar com diversas opções de universidades e robusta rede de serviços.

 

Reserva Macaúba

O Reserva Macaúba é um bairro planejado que fica em frente ao Parque das Andorinhas. Está próximo do campus da USP, o Parque Tecnológico, além de ter fácil acesso a escolas, hospitais, clubes, supermercados e shoppings.

 

Alto da Boa Vista

Bairro que possui uma sólida infraestrutura comercial, com supermercados, bares, restaurantes, entre outros. É uma alternativa para quem não quer se deslocar muito para realizar atividades básicas.

 

Parque dos Bandeirantes

O Parque dos Bandeirantes é um bairro que chama a atenção por estar próximo da avenida Castelo Branco, que facilita a locomoção pela cidade. Também é famoso por ter inúmeros comércios.

 

Lazer e entretenimento em Ribeirão Preto

foto do jardim japones mostrando o bosque com área verde e um lago

Os pontos turísticos de Ribeirão Preto são divididos entre áreas verdes, museus e locais históricos. Entre os principais, destaque ao Jardim Japonês, no Bosque Municipal Fábio Barreto. Nele, há pontes e lagos que remetem à cultura japonesa.

Há, ainda, o Santuário das Sete Capelas, que foi construído por monges beneditinos, além do Museu Portinari, entre outros pontos turísticos.

Quando o assunto é comida e bebida, a cidade é referência por suas cantinas italianas, herança da colônia de italianos que foi predominante no século XIX e XX na região.

Outro destaque é a famosa Choperia Pinguim, localizada em um imóvel histórico no centro de Ribeirão Preto, com decoração boêmia.

 

Vai se mudar para Ribeirão Preto? Confira essa dica para lhe ajudar!

Decidiu se mudar para Ribeirão Preto? Então, há uma dica especial para lhe ajudar nesse momento: é só alugar um box em um self storage!

Trata-se de um serviço de autoarmazenamento no qual você guarda seus pertencentes, tranca o espaço e leva a chave consigo, eliminando o acesso de terceiros ao local.

O self storage é um serviço perfeito para guardar seus itens enquanto não encontra o imóvel ideal para morar, bem como para mantê-los durante reformas ou organização de demais itens, evitando danos e bagunça.

A Guarde Mais, que é referência em autoarmazenamento em todo o país, disponibiliza os serviços de self storage em Ribeirão Preto. Aproveite para conhecer e contratar para sua mudança!

 

Leia também:
>>> 7 dicas para organizar a mudança

>>> Self storage é seguro?

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Idiomas