Conceitos de grande destaque quando se fala de logística e empreendimentos digitais. No entanto, ainda existem muitos que não compreendem as diferenças entre fulfillment e dropshipping. Bora conferir?
Embora as duas estratégias busquem atender à crescente demanda do mercado online, suas abordagens e implicações são distintas. Neste texto, exploraremos as diferenças entre esses dois modelos de logística, destacando seus benefícios, desafios e impactos no cenário do comércio moderno.
A compreensão das particularidades de cada método é essencial para que empresas possam tomar decisões estratégicas embasadas, e oferecer aos consumidores experiências de compra mais satisfatórias e eficientes. Boa leitura!
Fulfillment nada mais é do que o processo logístico completo de receber, processar e enviar pedidos dos clientes. É uma parte fundamental para o e-commerce, que a cada dia vem caminhando a passos mais largos e se consolidando de maneira surpreendente na sociedade.
Entre as etapas envolvidas no termo, encontram-se: recebimento do pedido do cliente, processamento do pagamento do cliente, seleção do produto no estoque, embalamento do produto, etiquetagem do produto e envio do produto até o cliente final.
O fulfillment pode ser realizado internamente pela empresa responsável, ou pode ser terceirizado para um centro logístico. Estes centros, por sua vez, são empresas especializadas no fulfillment e contam com profissionais capacitados e preparados para atender empreendimentos variados.
De acordo com o relatório do Market sand Markats, o mercado de fulfillment de e-commerce deve crescer para US$ 145,7 bilhões até 2027, a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 12,3% de 2022 a 2027. Além disso, destacamos as principais empresas do ramo na atualidade, que são Amazon, UPS, FedEx, USPS e DHL.
No comércio de dropshipping, um modelo de negócio inovador, as lojas virtuais operam sem a necessidade de manter estoque físico dos produtos comercializados. Em vez disso, elas estabelecem parcerias com fornecedores ou fabricantes que se encarregam de enviar os produtos diretamente aos clientes.
Essa abordagem dispensa a obrigação de investir em estoque e gerenciar o complicado processo de envio aos compradores, o que o torna especialmente atrativo para empreendedores que desejam iniciar um e-commerce, mas dispõem de um orçamento limitado para investir em estoque ou estruturar uma logística operacional.
O funcionamento do dropshipping é intuitivo: a loja virtual exibe os produtos fornecidos em sua plataforma. Quando um cliente realiza uma compra, o lojista repassa diretamente o pedido ao fornecedor, que encaminha o produto em nome do e-commerce para o cliente final.
Apesar das várias vantagens oferecidas pelo dropshipping, como baixo investimento inicial e a possibilidade de disponibilizar uma ampla variedade de produtos na loja virtual, esse modelo também apresenta desafios, como margens de lucro mais reduzidas e a falta de controle sobre o processo de envio e entrega.
Leia Também:
>> Micro-fulfillment: um modelo promissor de logística
Apesar de estarem ligados com a gestão e entregas de produtos, existem algumas diferenças entre fulfillment e dropshipping, que precisam ser pontuadas, a nível de informação para aqueles que buscam novas estratégias e evolução para um melhor sistema operacional.
No primeiro caso, a loja possui seu próprio estoque físico, o que proporciona ao lojista mais autonomia nos processos logísticos, enquanto no dropshipping, o empreendimento não mantém um estoque físico dos produtos.
No fulfillment, a loja tem total controle sobre o estoque e o processo de envio. Ela é responsável por gerenciar o inventário, embalar os produtos e realizar o envio aos clientes.
No dropshipping, o controle sobre o processo fica, em grande parte, nas mãos dos fornecedores ou fabricantes. A loja virtual não tem controle direto sobre o envio e entrega dos produtos, o que pode gerar atrasos ou problemas logísticos fora de seu controle.
Embora seja uma estratégia mais cara, no fulfillment a empresa pode ter margem de lucros maiores, já que controla o estoque e compras de produtos diretamente dos fornecedores em grandes quantidades. Isso pode resultar em melhores preços de atacado e mais espaço para ajustar as margens.
Enquanto isso, o dropshipping é mais barato, porém, pode ter margens de lucro menores, uma vez que a loja virtual normalmente paga um valor mais alto ao fornecedor pelo produto e, em seguida, adiciona sua margem antes de vendê-lo ao cliente.
O dropshipping possui a vantagem de oferecer uma ampla variedade de produtos, pois não está limitada pela capacidade de armazenamento. Ela pode listar produtos de vários fornecedores sem precisar adquiri-los antecipadamente.
Embora o fulfillment também permita que a loja ofereça diversos produtos, sua capacidade de estoque pode limitar a variedade, pois ela precisa adquirir e armazenar fisicamente os itens.
Fica evidente que o fulfillment e dropshipping possuem seus espaços no mercado eletrônico e logístico. Nesse contexto, também podemos destacar a influência e utilidade das empresas de Self Storage na execução de cada etapa compreendida neste texto.
Mais do que espaços para estocagem e armazenamento, a Guarde Mais busca oferecer aos empreendedores e lojistas novas experiências e possibilidades. A intenção da nossa empresa é ajudar outras a lucrar mais com menor custo operacional, e desfrutando de uma logística diferenciada e moderna para seus negócios.
Para isso, possibilitamos diversos serviços para empresas e pessoas jurídicas, como o serviço de guarda estoque, endereço fiscal e fulfillment. Dado isso, o empresário pode realizar apenas a estocagem de seus produtos, por um aluguel mais acessível do que as salas comerciais convencionais, ou realizar toda a parte de logística para e-commerce conosco, o fulfillment.
Na segunda opção destacada, o cliente conta com todo o apoio e profissionais especializados da Guarde Mais, para realizar todo o processo de recebimento de pedidos, gestão de estoque, embalagem e envio de mercadorias da empresa.
Da mesma forma, os boxes de autoarmazenamento podem ser úteis no dropshipping, para os fornecedores de produtos guardarem suas mercadorias e pacotes de maneira mais organizada e funcional. Aqui na Guarde Mais é possível montar até mesmo sua própria estação de trabalho.
Embora existam diferenças entre fulfillment e dropshipping, ambos possuem vantagens e desvantagens que devem ser analisadas antes de implementar as estratégias. No entanto, são temas logísticos importantíssimos de grande valia, que têm oferecido a companhias, diversas oportunidades de crescimento.
Interessado em aproveitar todas as vantagens do fulfillment para impulsionar o crescimento de sua empresa? Não perca mais tempo! Contrate agora mesmo o serviço de fulfillment conosco e otimize sua logística para alcançar novas oportunidades de sucesso.
Leia Também:
>> Endereço fiscal para aberturas de empresas