Solicite um orçamento, é rápido!
Solicite um orçamento, é rápido!
BLOG

Empreender em uma franquia ou negócio próprio: como escolher?

|

Quem decide empreender costuma ter uma dúvida: afinal, é melhor abrir uma franquia ou um negócio próprio? Aqui, damos dicas para lhe ajudar a escolher a melhor alternativa, de acordo com seu perfil. Confira!

ilustração fachada de uma loja

O que é franquia?

Antes de conferir as dicas, é importante saber o que é franquia, exatamente. Trata-se de um negócio com modelo de operação de sucesso, copiado e transferido entre unidades com a autorização da empresa que detém os direitos da marca e que criou o modelo inicial.

Um exemplo mais comum de franquia e que facilita a compreensão desse conceito é a da marca McDonald’s. Trata-se de uma marca consolidada, com modelo de operação de sucesso.

Esse modelo é replicado entre as franquias da marca, garantindo a padronização da operação e aumentando a possibilidade de crescimento e de lucratividade dessas unidades.

 

Dicas para escolher entre franquia e negócio próprio

Agora que já sabe o que é franquia, é importante saber escolher entre ela e um negócio próprio ao empreender, para aumentar sua chance de sucesso. Mas, como escolher entre ambas as opções? Há três dicas que lhe auxiliam:

 

  1. Saiba qual é seu perfil de empreendedor

Conhecer previamente qual é seu perfil de empreendedor ajuda a escolher entre franquias ou um negócio próprio. Se não tiver familiaridade alguma com gestão de empresas, a franquia é a melhor opção.

O motivo disso é simples: a franqueadora já fornece um modelo de operação estruturado e de sucesso, portanto, basta segui-lo e executá-lo conforme orientações para tocar a unidade com mais facilidade.

Além disso, a franquia é a melhor alternativa para quem consegue seguir normas com maior facilidade, porque todo o modelo de negócio já foi criado, basta colocá-lo em prática.

Mas, se quiser implementar rapidamente novas ideias, a franquia não é a melhor opção, porque não é possível alterar o modelo de operação. Se tiver alguma sugestão de melhoria, ela deve ser aprovada pela franqueadora antes de implementada.

 

  1. Considere vantagens e desvantagens de cada opção

Ao considerar as vantagens e desvantagens de cada opção, é mais fácil escolher a que mais se adequar ao seu perfil.

No caso específico da franquia, as vantagens são:

  • Acesso a um modelo de operação de sucesso, com transferência de know-how ao franqueado, o que possibilita que o empreendedor adquira conhecimento de mercado e de gestão com especialistas;
  • Suporte ao franqueado na gestão da unidade, tendo apoio para enfrentar desafios do dia a dia, de modo a resolvê-los rapidamente e com maior assertividade, sem impactar no bom andamento da operação;
  • Abertura de um negócio de uma marca já conhecida, o que traz segurança ao empreendedor, maior possibilidade de atrair clientes e menor investimento em divulgação;
  • Apoio na estruturação física da unidade, com fácil acesso a fornecedores de alta qualidade por preços mais acessíveis, ajudando a economizar;
  • Início de faturamento mais rápido, sobretudo por conta do modelo de operação diferenciado e por ser uma marca já consolidada no mercado.

 

Leia também:
>>> Quanto ganha um dono de franquia?

>>> Como é gerenciar uma franquia de self storage?

 

Sobre as desvantagens de abrir uma franquia, é possível listar os seguintes pontos:

  • Impossibilidade de mudar imediatamente qualquer ponto do modelo de operação, negócios, produtos, serviços ou na estratégia de marketing. Se tiver uma proposta de melhoria, ela deve ser encaminhada para análise e não implementada;
  • Incidência de taxas cobradas pela franqueadora. Os valores variam, por isso é importante consultar a empresa antes de fechar o contrato.

 

No que se refere às vantagens do negócio próprio, dá para apontar como as mais representativas:

  • Autonomia e liberdade na criação, inovação e gestão do negócio, sem precisar seguir regras específicas;
  • Flexibilidade para ajuste e expansão da empresa;
  • Lucro é do empresário, sem necessidade de pagamento de taxas como as que são cobradas na franquia.

 

E quais seriam as desvantagens do negócio próprio, especificamente? As mais comuns são listadas a seguir:

  • Se não for experiente em gestão, terá dificuldade em estruturar e administrar todo o negócio;
  • Há maior chance de ter mais gastos, principalmente porque o empreendedor não tem conhecimento de mercado;
  • Dificuldade de se destacar entre concorrentes, sobretudo por atuar sozinho e sem conhecimento do mercado.

 

  1. Saiba qual é seu orçamento

ilustração cm varias lojas franquias

Para empreender, é essencial ter consciência de qual é o orçamento disponível, seja para estruturar a empresa ou para garantir sua operação nos primeiros meses.

Por isso, saiba previamente quanto tem disponível para abrir o negócio e procure se manter dentro do valor levantado, para evitar endividamentos.

De maneira geral, o custo inicial de uma franquia costuma ser menor do que o de abrir uma empresa própria, portanto, considere essa informação se uma de suas prioridades for economizar.

 

Em qual franquia empreender?

Seu perfil se encaixa em mais de um tipo de franquia? Então, procure empreender em segmentos que tenha maior afinidade, o que aumentará a chance de sucesso do negócio.

Entre as principais alternativas de segmentos disponíveis, destaque para a franquia de self storage, que presta serviços de autoarmazenamento por meio do aluguel de espaços, também chamados de boxes.

O segmento de self storage está em crescimento constante no Brasil, sobretudo porque imóveis estão cada vez menores e pessoas físicas e jurídicas passaram a buscar soluções de armazenamento que aliam praticidade e excelente custo-benefício.

Por isso, a área é uma ótima opção para quem busca abrir uma franquia com potencial de crescimento e com maior possibilidade de faturamento e lucratividade, especialmente em médio e longo prazos.

 

Franquia de self storage Guarde Mais

Interessado em abrir uma franquia de self storage? A Guarde Mais é a melhor alternativa! O sistema de franquias da empresa é baseado em um modelo de negócio de sucesso, com foco no suporte ao franqueado e na prestação de serviços de alta qualidade para os clientes.

A marca Guarde Mais é consolidada no segmento de self storage, sendo sinônimo de prestação de serviços de qualidade, o que atrai mais clientes e contribui para que o franqueado consiga maior rentabilidade.

Quer abrir uma franquia Guarde Mais e aproveitar todos os benefícios que o sistema de franchising da empresa oferece? Então, entre em contato e receba mais informações para empreender com total segurança!

 

Leia também:
>>> Como abrir uma franquia?

>>> 6 dicas importantes sobre franquias

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Idiomas