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Ter uma last mile eficiente é um dos segredos para seu e-commerce vender mais. Quando esse processo é falho, há um risco elevado de perder vendas, de não fidelizar clientes e de ter custos logísticos altos.
Mas o que é a last mile? E como estruturá-la com qualidade para melhorar as vendas e os resultados do seu e-commerce? Aqui, respondemos essas questões definitivamente. Continue lendo para descobrir!
A princípio, é preciso saber o que é a last mile na logística. A expressão, que pode ser traduzida como “última milha”, é a etapa final de um pedido online. Portanto, corresponde ao processo de entrega.
É quando o pedido sai do centro de distribuição e vai ao destinatário. Curiosamente, é uma das etapas mais críticas, pois envolve processos complexos e custos elevados.
O e-commerce enfrenta vários desafios na última milha, como o tráfego urbano, falta de visibilidade logística, atrasos, necessidade de reentrega, problemas de segurança, entre outros.
Uma last mile para e-commerce eficiente combina entregas rápidas e custos reduzidos, conquistando a satisfação e fidelização do cliente, além de uma maior lucratividade.
A última milha pode impactar os resultados do e-commerce e é muito importante para a manutenção sustentável do negócio. Ao estruturá-la com foco na eficiência, garante-se:
Todo o processo deve ser estruturado para realizar entregas rápidas a um menor custo. Esse é um forte diferencial competitivo porque atrai o cliente, que normalmente busca receber o pedido o quanto antes e a um frete acessível.
O e-commerce que faz o pedido chegar mais rápido ao cliente e disponibiliza fretes acessíveis tende a vender mais, destacando-se entre os concorrentes. Essa é uma estratégia que auxilia, inclusive, no crescimento do negócio, sendo um diferencial entre um cliente satisfeito e um carrinho abandonado.
A entrega rápida de pedidos, dentro do prazo e com qualidade contribui para conquistar a satisfação e fidelização do cliente. Na prática, isso significa que há uma maior chance de recompra, pois se cria uma boa lembrança do e-commerce, fazendo com que o cliente volte para novas aquisições.
Uma last mile eficiente, estruturada para realizar entregas em curto prazo e a um custo reduzido, torna a logística do e-commerce muito mais estratégica. Com isso, é possível aumentar a competitividade da empresa.
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Quando se adota uma última milha otimizada, é possível reduzir custos logísticos e ter uma maior lucratividade. A empresa adota processos enxutos e corta gastos desnecessários, o que ajuda a economizar ainda mais.
Depois de conhecer o que é e sua importância, é comum ficar em dúvida sobre como ter uma última milha de excelência. O segredo é estruturar essa etapa de maneira estratégica. A seguir, você confere dicas que auxiliam nesse processo:
Mapeie e revise toda a etapa, buscando estruturá-la de modo que se torne ágil, com processos enxutos e custos reduzidos, sem abrir mão da qualidade. Elimine rotinas desnecessárias, implemente melhorias e simplifique processos.
A tecnologia automatiza e dá rapidez aos processos inerentes ao pedido, além de reduzir erros, a necessidade de retrabalho e custos. A tecnologia também pode ser utilizada para planejar rotas, diminuir gastos com combustível e agilizar entregas.
As parcerias são essenciais para reduzir custos e garantir serviços logísticos de qualidade. Busque principalmente transportadoras confiáveis, para assegurar entregas rápidas ao cliente.
Considerar a satisfação do cliente desde a estruturação da last mile possibilita garantir a excelência da entrega. Além da qualidade, considere oferecer soluções logísticas alternativas, como entregas agendadas, pontos de coleta, entre outros.
Considere armazenar seu estoque em centros de distribuição com localização estratégica, por exemplo, perto de centros urbanos. Dessa forma, mantém-se a operação próxima ao cliente final, reduzindo prazos, o percurso de entrega e fretes, garantindo que o produto chegue mais rápido ao seu destino.
Você pode utilizar o self storage para implementar essa estratégia, usando-o como centro de distribuição. O melhor? A um excelente custo-benefício, já que o aluguel de self storage é mais acessível que locar um galpão.
No universo do e-commerce, cada segundo conta para realizar entregas no prazo. Ao deixar o estoque mais perto do cliente, é possível acelerar esse processo, reduzir custos e garantir a satisfação do cliente.
A Guarde Mais tem as melhores soluções de logística para e-commerce, oferecendo serviços que atendem às necessidades do cliente.
Nossas unidades podem ser usadas como centros estratégicos de distribuição, ajudando o e-commerce a reduzir custos e acelerar entregas. Conte com essa facilidade ao estruturar sua last mile!
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