Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          Last mile no e-commerce: como a entrega rápida decide quem vende mais (ou menos)

          | |

          O que você vai encontrar neste artigo:

           

           

          Ter uma last mile eficiente é um dos segredos para seu e-commerce vender mais. Quando esse processo é falho, há um risco elevado de perder vendas, de não fidelizar clientes e de ter custos logísticos altos.

          Mas o que é a last mile? E como estruturá-la com qualidade para melhorar as vendas e os resultados do seu e-commerce? Aqui, respondemos essas questões definitivamente. Continue lendo para descobrir! 

          A imagem mostra uma representação do last mile.

           

          O que é a last mile?

          A princípio, é preciso saber o que é a last mile na logística. A expressão, que pode ser traduzida como “última milha”, é a etapa final de um pedido online. Portanto, corresponde ao processo de entrega.

          É quando o pedido sai do centro de distribuição e vai ao destinatário. Curiosamente, é uma das etapas mais críticas, pois envolve processos complexos e custos elevados.

          O e-commerce enfrenta vários desafios na última milha, como o tráfego urbano, falta de visibilidade logística, atrasos, necessidade de reentrega, problemas de segurança, entre outros.

          Uma last mile para e-commerce eficiente combina entregas rápidas e custos reduzidos, conquistando a satisfação e fidelização do cliente, além de uma maior lucratividade.

           

          Qual a importância da last mile para e-commerce?

          A última milha pode impactar os resultados do e-commerce e é muito importante para a manutenção sustentável do negócio. Ao estruturá-la com foco na eficiência, garante-se:

           

          Entregas rápidas

          Todo o processo deve ser estruturado para realizar entregas rápidas a um menor custo. Esse é um forte diferencial competitivo porque atrai o cliente, que normalmente busca receber o pedido o quanto antes e a um frete acessível. 

           

          Mais vendas

          O e-commerce que faz o pedido chegar mais rápido ao cliente e disponibiliza fretes acessíveis tende a vender mais, destacando-se entre os concorrentes. Essa é uma estratégia que auxilia, inclusive, no crescimento do negócio, sendo um diferencial entre um cliente satisfeito e um carrinho abandonado.

           

          Satisfação e fidelização do cliente

          A entrega rápida de pedidos, dentro do prazo e com qualidade contribui para conquistar a satisfação e fidelização do cliente. Na prática, isso significa que há uma maior chance de recompra, pois se cria uma boa lembrança do e-commerce, fazendo com que o cliente volte para novas aquisições.

           

          Logística estratégica

          Uma last mile eficiente, estruturada para realizar entregas em curto prazo e a um custo reduzido, torna a logística do e-commerce muito mais estratégica. Com isso, é possível aumentar a competitividade da empresa.

           

          Leia Também:

          >>>> Last mile delivery: descubra o que é e qual o seu impacto no e-commerce

           

          Custos reduzidos e maior lucratividade

          Quando se adota uma última milha otimizada, é possível reduzir custos logísticos e ter uma maior lucratividade. A empresa adota processos enxutos e corta gastos desnecessários, o que ajuda a economizar ainda mais. 

           

          Como ter uma last mile de excelência?

          Depois de conhecer o que é e sua importância, é comum ficar em dúvida sobre como ter uma última milha de excelência. O segredo é estruturar essa etapa de maneira estratégica. A seguir, você confere dicas que auxiliam nesse processo:

           

          1. Foque na agilidade e eficiência da operação

          Mapeie e revise toda a etapa, buscando estruturá-la de modo que se torne ágil, com processos enxutos e custos reduzidos, sem abrir mão da qualidade. Elimine rotinas desnecessárias, implemente melhorias e simplifique processos.

           

          2. Tenha a tecnologia como aliada

          A tecnologia automatiza e dá rapidez aos processos inerentes ao pedido, além de reduzir erros, a necessidade de retrabalho e custos. A tecnologia também pode ser utilizada para planejar rotas, diminuir gastos com combustível e agilizar entregas.

           

          3. Faça parcerias 

          As parcerias são essenciais para reduzir custos e garantir serviços logísticos de qualidade. Busque principalmente transportadoras confiáveis, para assegurar entregas rápidas ao cliente.

           

          4. Foque na satisfação do cliente

          Considerar a satisfação do cliente desde a estruturação da last mile possibilita garantir a excelência da entrega. Além da qualidade, considere oferecer soluções logísticas alternativas, como entregas agendadas, pontos de coleta, entre outros.

           

          5. Armazene seu estoque de forma estratégica

          Considere armazenar seu estoque em centros de distribuição com localização estratégica, por exemplo, perto de centros urbanos. Dessa forma, mantém-se a operação próxima ao cliente final, reduzindo prazos, o percurso de entrega e fretes, garantindo que o produto chegue mais rápido ao seu destino.

          Você pode utilizar o self storage para implementar essa estratégia, usando-o como centro de distribuição. O melhor? A um excelente custo-benefício, já que o aluguel de self storage é mais acessível que locar um galpão.

           

          Torne sua operação mais estratégica com a Guarde Mais

          No universo do e-commerce, cada segundo conta para realizar entregas no prazo. Ao deixar o estoque mais perto do cliente, é possível acelerar esse processo, reduzir custos e garantir a satisfação do cliente.

          A Guarde Mais tem as melhores soluções de logística para e-commerce, oferecendo serviços que atendem às necessidades do cliente. 

          Nossas unidades podem ser usadas como centros estratégicos de distribuição, ajudando o e-commerce a reduzir custos e acelerar entregas. Conte com essa facilidade ao estruturar sua last mile!

           

          Leia Também:

          >>>> Qual a relação entre last mile e self storage?

          >>>> O que é last mile?

          Deixe seu Comentário
          Deixe seu Comentário

          três × 1 =

          Fale conosco via whatsapp Clique aqui
          Idiomas