Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          O que é last mile?

          |

          Quando um cliente faz uma compra em um e-commerce, inicia-se um processo logístico que possui diversas etapas até a entrega do pedido. A última etapa desse processo é a last mile.

          Aqui, você confere em detalhes o que é last mile, qual sua importância na operação do e-commerce e quais são as vantagens de investir nesse serviço para sua loja virtual!

          Imagem de uma mulher recebendo uma encomenda

          Last mile: o que é?

          Trata-se da etapa final de transporte de um pedido / mercadoria, quando ela sai do centro de distribuição para o destino final, ou seja, o endereço da pessoa física ou jurídica que comprou o produto.

          Essa etapa é uma das mais caras para o e-commerce, porque normalmente utiliza áreas de armazenamento distantes de centros urbanos. Logo, os valores de transporte costumam ser relativamente altos.

          Caso haja algum problema com o pedido, a empresa tem de arcar com custos para solucionar a situação, seja para troca ou reenvio da mercadoria, o que encarece o processo.

           

          Por que a last mile de excelência é importante ao e-commerce?

          A last mile, que também é chamado por sua tradução “última milha”, é uma etapa muito importante porque é capaz de garantir uma melhor experiência ao cliente, se for executada com excelência.

          Quando esse cliente tem uma experiência encantadora, o que envolve uma entrega rápida e eficiente, há uma maior chance de fidelizá-lo. Isso significa que ele volta a comprar em sua loja online com mais frequência, porque sabe que terá o produto no prazo acordado, talvez antes do prazo.

          Mas não é só isso: o cliente fidelizado é um cliente que divulga espontaneamente e gratuitamente seu e-commerce. Com isso, a empresa consegue captar mais clientes sem ter novos custos para isso.

          É justamente aí que está a importância da last mile: ela possibilita oferecer um serviço de entrega encantador ao cliente, proporcionando vantagens especiais de fidelização, manutenção de relacionamento e possibilidade de captação de novas oportunidades de negócio.

           

          Como realizar uma last mile de qualidade e baixo custo?

          Todo e-commerce deve se preocupar em realizar uma last mile delivery de qualidade e baixo custo. O motivo disso é simples: ajuda a fidelizar o cliente e ter uma margem de lucro maior.

          Para isso, é importante investir em conhecimento, tecnologia e processos. De maneira geral, recomenda-se que a empresa tenha procedimentos padrões e um planejamento de entrega.

          Também é importante variar nas modalidades de transporte, trabalhando com mais de uma alternativa para ter opções mais econômicas. Além disso, é essencial investir em tecnologias de controle de estoque e rastreamento da mercadoria.

          Outro ponto importante é ter um local de armazenamento com preço mais acessível e próximo de grandes centros urbanos, para otimizar o tempo e custos de entrega.

          É muita coisa, não é mesmo? Mas não precisa desanimar! Caso não tenha uma estrutura adequada ou profissionais capacitados para realizar esse trabalho, há uma alternativa para implementar uma last mile de excelente qualidade e baixo custo em seu e-commerce: é só contratar uma empresa last mile!

           

          O que a empresa last mile carrier faz?

          Uma empresa de last mile carrier realiza todo o processo de despacho, transporte e entrega do pedido. Em um serviço de last mile de uma empresa de self storage, por exemplo, pode-se combinar o aluguel de guarda estoque e serviço de entrega, reduzindo custos da operação.

          A empresa prestadora de serviço normalmente conta com processos padronizados e rápidos, bem como tecnologia para controle da operação, transporte e entrega, garantindo a eficiência em todas as etapas.

          A contratação do serviço acaba sendo uma alternativa mais econômica e prática para o e-commerce, seja em curto ou longo prazos, contribuindo positivamente para a melhoria de resultados.

           

          – Leia também:
          >>> Qual a importância do last mile na logística do e-commerce?

           

          Quais são as vantagens de contratar serviços de last mile?

          Está em dúvida sobre quais são as vantagens de contratar serviços de last mile? A seguir, listamos as principais:

           

          Satisfação e fidelização do cliente

          Ao contratar um serviço de last mile, passa-se a ter uma entrega mais eficiente, com maior possibilidade de cumprimento de prazos. Por isso, aumenta-se a chance de conquistar a satisfação do cliente e sua fidelização.

          Com isso, a empresa se torna referência para o cliente, com maior possibilidade de retorno e realização de novas compras, bem como de indicar o e-commerce para conhecidos.

           

          Diferencial de mercado para sustentabilidade do negócio

          Um processo de last mile eficiente funciona como um diferencial de mercado, contribuindo com a sustentabilidade do negócio. Logo, tem mais destaque entre seus concorrentes e chance reduzida de perder oportunidades de negócio.

           

          Otimização de processos e tempo de entrega

          Ao contratar um serviço de transporte last mile, o e-commerce consegue otimizar seus processos logísticos e tempo de entrega, podendo realizá-los em um menor prazo. Isso faz a diferença porque permite atender o cliente num prazo reduzido, com entregas rápidas.

           

          Melhora da imagem da empresa

          Quando o processo de entrega da empresa funciona, ela consegue melhorar sua imagem, passando uma mais profissional, de seriedade e compromisso com o cliente. Assim, pode atrair mais oportunidades de negócio.

           

          Como contratar o serviço de last mile?

          imagem de duas pessoas no almoxarifado, um homem segurando uma caixa e uma mulher com um tablet na mão.

          A contratação do serviço de last mile deve ser feita junto a uma empresa séria e experiente. Dessa forma, aumenta-se a chance de ter como parceira uma prestadora de serviços de excelência, que realmente agregará valor à operação do e-commerce.

          Antes de fechar contrato, sempre pesquise sobre a empresa, entenda como funciona o serviço de last mile e busque referências sobre o trabalho realizado, o que minimiza o risco de cair em roubadas.

          E um detalhe importante: desconfie de preços muito abaixo dos que são praticados pelo mercado! Em situações assim, há um grande risco ter um serviço de qualidade inferior, algo que pode comprometer a logística e imagem do e-commerce.

           

          Last mile com a Guarde Mais

          Está em busca de uma empresa last mile experiente para contratar o serviço? Então, a Guarde Mais é a melhor alternativa para seu e-commerce!

          A Guarde Mais possui vasta experiência em self storage e é referência no mercado por prestar serviços de qualidade, atendendo as necessidades de seus clientes. Entre em contato e conheça mais sobre o last mile Guarde Mais!

           

          – Leia também:
          >>> Por que investir em Centros de Distribuição para o seu e-commerce

          >>> Qual a relação entre last mile e self storage?

           

          Deixe seu Comentário
          Deixe seu Comentário

          Idiomas