Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          Qual a relação entre last mile e self storage?

          | | |

          Fato é que nos últimos anos o comportamento do consumidor mudou e tem mudado. Isso se dá, principalmente, pelo avanço da internet e das tecnologias, que permitem realizar processos de forma mais rápida e dinâmica.

          Um desses exemplos é a própria compra online, via e-commerce. Enquanto uns anos atrás era preciso necessariamente ir até uma loja para comprar produtos, hoje é possível fazer tudo por meio de aplicativos ou sites, tornando este um modelo prático e acessível.

          imagem de uma pessoa carregando caixas para entrga

          No entanto, para que esse tipo de compra tenha o impacto correto e certeiro no consumidor final, alguns passos devem ser tomados para garantir o sucesso da entrega e a experiência do consumidor. É onde entra o last mile com o self storage.

           

          O que é last mile?

          Do inglês para “última milha”, o last mile também pode ser chamado de last mile delivery e, basicamente, é o caminho final que uma compra faz até o comprador. Isto é, a encomenda sai do centro de distribuição ou do estoque e vai diretamente até o cliente, seja B2B ou B2C.

          O last mile é uma das etapas mais caras de toda a logística de entrega. Um dos fatores é que os centros de distribuição comumente são galpões, que podem estar afastados dos centros urbanos. Isso acaba gerando um custo maior para o lojista, em questão de aluguel e tráfego.

           

          Impacto do last mile B2C

          Considerando que o last mile é uma parte essencial na logística de e-commerce, é entendível o seu impacto tanto para o consumidor quanto para a empresa.

          No consumidor, o impacto se dá pela experiência e pelo atendimento às expectativas. Quando um cliente faz um pedido, um simples aviso sobre o prazo de entrega não é o suficiente, ele quer acompanhar em tempo real todo o processo da sua compra, desde a autorização de pagamento, até o transporte entre distribuidoras e a entrega final.

          Essa é uma forma de dar garantia, segurança e conforto ao seu cliente.

          Já na empresa, o impacto pode ser financeiro. Como mencionamos, o last mile é uma das partes com maior peso em todo o processo logístico, isso porque muitas vezes é necessário contratar uma last mile carrier (empresa de entregas) para realizar essa etapa. Assim, caso alguma falha aconteça neste processo, o empresário pode ter custos de troca e, consequentemente, com o reenvio do item.

           

          Last mile e o e-commerce

          Para o bem-estar e sucesso de um e-commerce é necessário que um last mile seja bem planejado, assim como toda a logística anterior. Para isso, é importante implementar tecnologias, estratégias e, por que não, a terceirização desse e de outros processos de gestão logística. Tudo isso com o propósito de agilizar e otimizar entregas a favor dos seus clientes.

          Algumas dicas para melhorar o serviço de entrega são:

          1. Tenha um procedimento padrão

            Com um rotina de logística no seu estoque, é possível coletar e levantar dados que o auxiliarão a mensurar tempo de carregamento de last mile e serviços em rotas. Essas informações trazem um cálculo sobre o tempo de entrega para evitar o seu comprometimento.

          2. Planeje as entregas

            Os consumidores estão cada vez mais exigentes, ainda mais quando falamos de serviço. Portanto, cuide do seu planejamento logístico para garantir eficiência e execução das suas operações. Isso pode trazer redução no tempo de espera do seu cliente e tornar a experiência melhor.

          3. Varie a forma de transporte

            Por exemplo, se pelo Correios o tempo de entrega pode ser alto, opte por uma transportadora; se a entrega é na mesma cidade, é possível optar pela entrega de bicicleta. A escolha de transportes alternativos pode auxiliar tanto na rapidez da entrega quanto no custo reduzido.

           

          – Leia também:
          >>> Transporte e logística: como otimizar?

           

          Como o self storage se encaixa no last mile?

          Redução de gastos e otimização de processos são atividades necessárias para as empresas sobreviverem a economia do mercado atual e tenham lucro. Além, claro, de terem de se destacar diante da exigência do consumidor. Pensando nisso, o self storage é uma opção atraente e benéfica.

          Isso porque uma empresa de self storage, como a Guarde Mais, melhora bastante o desempenho logístico e em relação à última milha. Além dos serviços de box serem mais baratos do que galpões para o armazenamento de estoque, possui localização privilegiada, o que otimiza tempo e gastos com transporte.

          Outro diferencial essencial para uma empresa é a sua flexibilidade. Os contratos são feitos de forma mensal, isto é, o empresário pode determinar os períodos de maior venda para realizar a contratação de um box de self storage. É possível escolher diferentes tipos e tamanhos de espaço para armazenamento e o cancelamento pode ser feito com facilidade e sem multa.

           

          Last mile na logística (e como o self storage pode ajudar)

          importância da logística empresarial

          Na logística de e-commerce, como vimos até aqui, o last mile é, quem sabe, uma das etapas mais importantes de todo o processo envolvendo a compra de um produto pelo cliente. Entretanto, não é apenas o last mile responsável por uma boa experiência. Para isso, é necessário uma boa gestão e gerenciamento dos estoques.

          E isso é possível com uma empresa last mile que atenda, também, com o fulfillment. Sendo este também um conjunto de ações que objetivam fazer com que o produto chegue da forma mais satisfatória possível ao seu cliente, ele permite que a empresa terceirizada atue na armazenagem e controle de estoques, separação e embalagem dos pedidos e, quando possível, também no transporte do mesmo até às mãos do cliente.

          Já pensou em como centralizar todas essas etapas em um único lugar e para uma única empresa tornaria os processos da sua empresa muito mais tranquilos?

           

          Empresa de logística

          Detentora da maior rede de self storage do Brasil, a Guarde Mais possui vasta experiência no mercado e tem se expandido cada vez mais. Desta forma, oferecemos serviços de logística, endereço fiscal, fufillment e last mile para e-commerce.

          Com uma rede de colaboradores em todo o país, as soluções logística para e-commerce da Guarde Mais são as que possuem o melhor custo-benefício!

          Entre em contato conosco para mais informações ou solicite um orçamento!

           

          – Leia também:
          >>> Como um self storage pode ajudar com o estoque de sua loja virtual?

          >>> Logística empresarial para o seu negócio: como aplicar?

           

          Deixe seu Comentário
          Deixe seu Comentário

          20 + treze =

          Fale conosco via whatsapp Clique aqui
          Idiomas