Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          O que é o minimalismo e como aplicá-lo em sua vida?

          |

          O conceito de minimalismo pode ser encontrado em diversos segmentos, como na moda, beleza, arquitetura e decoração, design e modo de consumo.

          Mas você sabe o que é minimalismo? Aqui, respondemos essa dúvida de uma vez por todas. Continue a leitura e descubra o que significa minimalismo e como aplicá-lo em seu dia a dia.

          A imagem é uma representação do minimalismo.

          O que é minimalismo?

          Trata-se de um conceito que percorre movimentos artísticos e culturais, principalmente. Ele surgiu e ganhou força no século XX e tem como premissa se preocupar em fazer uso de poucos elementos como forma de expressão.

          É justamente por isso que o minimalismo tem como base a frase icônica “menos é mais”. Essa frase significa que quando se trabalha com poucos elementos, o ganho estético, cultural e no estilo de vida é maior.

          Uma das formas mais fáceis de identificar o minimalismo é na decoração. Nos últimos anos, a decoração mais limpa, com cores claras e somente objetos essenciais no ambiente ganhou força.

          Decorações com essas características são minimalistas. Nelas, os ambientes têm somente o necessário. Basta tomar uma sala como exemplo. Numa decoração minimalista, ela tem somente sofá, rack para TV e mesas de apoio, como as de centro ou laterais.

          Não há excesso de objetos e móveis no ambiente, o que causa efeitos positivos. Um deles é que se tem a impressão de que o ambiente é mais amplo.

          Outro é o ganho de área útil no cômodo, podendo transitar por ele sem dificuldade alguma. Dessa forma, é possível aproveitar melhor todo o espaço disponível.

          Há, ainda, o benefício da redução no consumo e de descartes, contribuindo positivamente com o meio ambiente. As escolhas são feitas com base na durabilidade de móveis e objetos de decoração, optando por aqueles que têm maior vida útil.

          Além disso, há uma maior preferência por itens com design simples, sem rebuscamentos e com linhas retas. Isso dá uma característica moderna à decoração, tornando o ambiente muito atual.

           

          Como adotar o minimalismo em sua vida?

          Agora que você já sabe o que é minimalismo, quer aproveitar para colocá-lo em prática no seu dia a dia? Isto é mais simples do que muitos pensam. A seguir, damos dicas para lhe auxiliar:

           

          Livre-se de excessos

          Um dos primeiros passos para adotar o minimalismo em sua vida é se livrar de excessos. Portanto, revisite seu guarda-roupa, itens pessoais, objetos de decoração e móveis e identifique tudo o que não utiliza mais.

          O que estiver em mau estado pode ser descartado. Tenha o cuidado de fazer a correta destinação do material, preferencialmente adotando técnicas de reciclagem.

          Já o que estiver em bom estado pode ter dois fins: doação de móveis ou venda. Dá para doar tanto para conhecidos como para instituições e associações sociais. Se a intenção for vender para ganhar um dinheiro extra, considere encaminhar para brechós online, por exemplo.

           

          – Leia também:
          >>> Como otimizar espaço em apartamento pequeno?

           

          Pense antes de comprar

          O minimalismo prega um consumo reduzido e mais consciente, principalmente quando se fala em minimalismo estilo de vida. Portanto, antes de fechar uma compra, pense se realmente está precisando desse item, se ele será utilizado várias vezes e se é durável.

          Se a resposta for negativa, considere não fazer a compra. Em situações assim, será só mais um item a ocupar espaço em seu lar ou empresa, o que pode se tornar um problema em curto e longo prazos, além de representar um desperdício de dinheiro.

           

          Preze pela qualidade e não pela quantidade

          Ser minimalista não significa que você deixará de comprar! Na realidade, isso só indica que fará escolhas mais inteligentes, preferindo qualidade e não quantidade.

          Isso quer dizer que passará a investir em produtos de qualidade, que duram mais e não precisam ser repostos periodicamente, produzindo menos lixo.

           

          Conte com o apoio de serviços auxiliares

          Ao rever tudo o que possui é comum encontrar itens dos quais é difícil se desfazer. Isto é frequente com alguma recordação de uma pessoa especial, um móvel ou objeto que está na família há muito tempo.

          Saiba que ser minimalista não significa se livrar de tudo o que possui algum valor, seja ele sentimental ou não. Dá para manter esses itens sem necessariamente deixá-los em casa ou na empresa.

          Uma dica para isso é contratar serviços auxiliares, como o aluguel de box de self storage. Ao utilizar esse serviço é possível contar com uma área de armazenamento, deixando objetos sem uso nesse espaço. Assim, tem-se um ambiente mais amplo, com área útil otimizada.

          A imagem mostra uma parte de um Self Storage

          O que é self storage?

          O self storage é um serviço de autoarmazenamento, ou seja, você aluga um espaço e guarda nele o que precisar, pelo tempo que quiser.

          Um dos seus diferenciais é o processo de contratação descomplicado, sem necessidade de ter um fiador ou de apresentar uma lista infindável de documentos.

          Outro ponto positivo do self storage é seu preço, que é mais acessível do que outras soluções de armazenamento disponíveis no mercado. Não há incidência de IPTU, o que também barateia o custo do armazenamento.

           

          Como funciona o aluguel de box de self storage?

          Basta escolher uma unidade de self storage e um box (espaço) no tamanho que precisa. Depois, acerte os detalhes da contratação junto à empresa.

          Assim que concluir essa etapa, o box é liberado para uso, portanto, poderá guardar os objetos que quiser imediatamente. A renovação do contrato ocorre de maneira automática todo mês, dando maior praticidade ao cliente, sem precisar realizar processo algum.

           

          Aluguel de box de self storage com a Guarde Mais

          Quer contratar box de self storage de alta qualidade e preço justo? A Guarde Mais é a melhor escolha! Trata-se de uma empresa com ampla experiência e referência em autoarmazenamento.

          A Guarde Mais presta serviços de qualidade superior, sempre focando no excelente atendimento ao cliente, de modo a suprir suas necessidades eficazmente.

          Ao contratar o serviço, você já pode guardar seus itens no box! Então, é só trancar o espaço e levar a chave ao ir embora, eliminando o acesso de terceiros ao local, tendo máxima segurança. Entre em contato para conhecer mais e contratar!

           

          – Leia também:
          >>> Precisa de mais espaço em casa? 4 dicas para organizar a casa e liberar espaço

          >>> Como alugar um container para armazenamento?

          Deixe seu Comentário
          Deixe seu Comentário

          Idiomas