Solicite um orçamento, é rápido!
Solicite um orçamento, é rápido!
BLOG

Como otimizar espaço em apartamento pequeno?

|

Hoje em dia, nos grandes centros urbanos, os espaços para moradia têm se tornado menores e isso faz com que seja essencial aprendermos a otimizar o espaço de um apartamento pequeno, mas na prática sabemos que essa não é uma tarefa tão simples. Segue com a leitura que vamos te ajudar nessa missão e te dar várias dicas para ajudar a otimizar espaço em apartamento pequeno.

imagem da sala de um apartamento pequeno

Como organizar os pertences?

O primeiro passo para conseguir organizar o espaço é separar os objetos e móveis que serão realmente usados. Faça uma faxina em todos os seus pertences e separe itens para doação, itens com pouca ou nenhuma utilização no dia a dia e coisas que realmente são essenciais!

Uma boa forma de avaliar se é essencial ou não, é separar pertences que não se usa há mais de um ano, esses são ótimos para ir na “pilha” das doações; já para os objetos que você não usa com tanta frequência, mas também não pode se desfazer, por quaisquer que sejam os motivos, separe para armazenar em um self storage, como exemplo: documentos, recordações familiares, decoração e fantasias para festas, colchões e roupas de camas extras, entre outros objetos.

Para você que não conhece o serviço, self storage é um espaço para autoarmazenamento, ou seja, você pode alugar um espaço para armazenar diversos objetos e móveis e, apesar de ser um serviço não tão conhecido no Brasil, nos Estados Unidos o serviço já é muito comum, e em um box de self storage existem espaços de tamanhos variados, que você pode alugar para guardar apenas algumas ou até espaços para guardar mobílias completa de um apartamento.

Outra grande vantagem desse serviço, para quem possui um apartamento pequeno, é que ele é totalmente flexível, ou seja, o cliente pode encerrar a locação a qualquer momento e, se for necessário, também pode aumentar ou reduzir o tamanho do box alugado.

Aliás, é importante deixar claro que somente o locador do espaço é que tem a chave de acesso, então fica tranquilo, seus itens estarão completamente seguros em um self storage.

 

Como decorar apartamentos pequenos?

Além se separar e classificar os pertences, o que vai e o que fica, planejar a decoração de um apartamento pequeno também é essencial para aproveitar todo o espaço, é necessário usar e abusar da criatividade nesse momento e escolher tudo com muito cuidado, principalmente a mobília.

Sabemos que em apartamentos pequenos o espaço horizontal é limitado, então explore os espaços verticais que são ótimos para guardar objetos, decorar e até criar elementos estéticos, mas é essencial dosar, para evitar o acúmulo de objetos. Para isso, use prateleiras e nichos, crie composições que transmitam seu estilo pessoal e, para ter uma maior sensação de amplitude, a dica é fazer uso dos espelhos na decoração, ambientes como os corredores, sala de estar e jantar são espaços estratégicos.

Na cozinha, que costuma ser um espaço bem limitado em apartamento pequeno, um dos truques é usar os itens da cozinha como decoração. Pendure as xícaras, canecas e panelas, deixe exposto utensílios eletrodomésticos e porta mantimentos, integre esses objetos a decoração e use os armários para guardar mantimentos e outros itens não tão legais de se integrar na decoração, mas lembre-se, menos é mais, use apenas alguns itens. 😉

Uma outra maneira de deixar um apartamento pequeno com a sensação de maior espaço é eliminar as divisórias. O conceito integrado é um movimento do design residencial que ganhou muita força nos últimos anos, aliás, ele não é usado apenas em espaços pequenos, casas maiores também estão se adequando ao conceito aberto, pois além de dar uma sensação de que o espaço é maior do que parece ser, o conceito aberto integra os ambientes e permite uma melhor interação entre as pessoas e na convivência dentro de casa, pois com as tradicionais divisórias quem está na cozinha, por exemplo, preparando a refeição ou o lanche, não consegue interagir com quem está na sala, e se optar por substituir a parede por um balcão, a integração e sensação de mais espaço é perfeita.

 

Leia também:
>>> Como organizar um apartamento pequeno

 

Dicas extras para otimizar espaço em apartamento pequeno

mulher guardando livros dentro de uma caixa

Já falamos do uso do self storage para armazenar objetos com pouca utilização e de como decorar para criar uma sensação de um espaço maior em um apartamento pequeno, agora vamos falar um pouco sobre como escolher móveis para apartamento pequeno.

Em ambientes pequenos, a dica é investir em móveis 2 em 1 para criar espaços para armazenar objetos, e existe uma infinidade de opções de móveis 2 em 1 no mercado, como sofás que viram camas, mesas de centro que viram mesas para refeição, escrivaninhas suspensas, camas embutidas, enfim, existem várias opções. Por isso, é importante que você procure esse tipo de mobília e escolha algo que combine com você e que seja útil no seu dia a dia.

Ainda falando em móveis, um outro tipo de mobília que ajuda e muito a organizar e a ganhar espaço são os móveis planejados, pois como são feitos sob medida, é possível utilizar cada cantinho disponível da casa, mas para que isso seja possível, busque por profissionais com referência e que possam te ajudar a pensar em soluções que sejam práticas e que te ajudem a armazenar o máximo de objetos possíveis.

Caso você não seja tão adepto do conceito aberto, que falamos anteriormente, uma opção é você usar estantes para dividir os ambientes, pois além de organizar o espaço ajuda a dar mais privacidade, e mantém a iluminação.

Por falar em iluminação, ela é muito importante em ambientes pequenos, pois quanto mais escuro for um ambiente, maior será a sensação do espaço ser pequeno, então invista em luz natural e use o truque dos espelhos para ajudar a espalhar a luz.

Outra dica importante são as portas, investir em portas de correr ajuda a reduzir o espaço que a abertura da porta convencional ocupa e, para finalizar, os pisos contínuos também são uma excelente opção para dar uma sensação de maior amplitude nos espaços, procure manter o mesmo piso em todos os cômodos e, se possível, opte por um revestimento claro e sem detalhes marcantes.

 

Seja minimalista

A maior de todas as dicas para apartamentos pequenos é, seja minimalista. Infelizmente morar em espaços reduzidos exige que saibamos viver com o que é realmente essencial e, por isso, é preciso investir em móveis de tons claros e linhas limpas, cortinas e tecidos devem ser leves e com tons uniformes, e no momento de decorar, evite encher o ambiente com objetos e peças decorativas por toda parte, lembre-se menos é mais.

Se tiver objetos que você gosta e não quer se desfazer, mantenha no self storage, assim você pode trocar a decoração sempre que desejar sem ter que se desfazer dos itens que gosta.

 

Leia também:
>>> Vai usar um self storage pela primeira vez? Confira tudo o que você tem que saber

>>> Como armazenar corretamente objetos em um box de self storage?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Idiomas