Solicite um orçamento, é rápido!
Solicite um orçamento, é rápido!
BLOG

O que levar em conta no momento de escolher empreender em uma franquia?

|

Está pensando em empreender em franquias? Esta é uma excelente opção para quem busca alternativas de negócios com baixo risco de prejuízo!

Mas, é importante saber escolher a franquia, para aumentar suas chances de sucesso. Aqui, indicamos quais são as vantagens de uma franquia e o que considerar ao escolher a sua. Confira!

Imagem de um homem e uma mulher comemorando no escritório

Quais as vantagens de empreender em franquias?

Empreender em franquias é uma opção para quem quer abrir uma empresa, mas não tem conhecimento aprofundado ou experiência em empreendedorismo e gestão administrativa e operacional de um negócio.

Trata-se de uma alternativa repleta de vantagens, seja em curto ou longo prazos. Ao fazer esse investimento, o empreendedor conta com:

 

Maior chance de sucesso e menor possibilidade de prejuízo

Uma das principais vantagens de abrir uma franquia é que se tem maior chance de sucesso e menor possibilidade de prejuízo. O motivo disso é simples: empresas que possuem sistema de franquia normalmente são marcas conhecidas.

Por isso, conseguem atrair clientes com maior facilidade, porque passam segurança a eles. Na prática, isso significa que as franquias têm uma maior chance de realizar negócios, conseguindo destaque em comparação a empresas que não são tão conhecidas.

Se abrir uma empresa pequena, com uma marca desconhecida, é preciso fazer um trabalho de divulgação e captação mais intenso, demandando mais esforço, tempo e investimento para realizar negócios.

Como a marca da franquia já é conhecida e consagrada no mercado e atrai mais clientes, a possibilidade de prejuízo é menor. Portanto, empreender em franquia é uma opção segura, principalmente para quem busca um menor risco de perda.

 

Suporte na operacionalização e gestão do negócio

Quem investe em uma franquia tem suporte nos processos de operacionalização e gestão do negócio. Esse apoio é prestado pela própria franqueadora, ajudando a estruturar e administrar a empresa.

Geralmente, a franqueadora disponibiliza um modelo otimizado de soluções para estruturação da unidade, dá suporte na busca, análise e negociação do ponto comercial e conecta o empreendedor com fornecedores.

É comum que a empresa também ofereça treinamentos e consultorias, além de dar acesso a manuais que ajudarão a gerir o negócio, dando informações claras e objetivas sobre como proceder em cada etapa.

 

Acesso a um modelo de negócios de sucesso

Vale lembrar que ao abrir a franquia o empreendedor também tem acesso a um modelo de negócios de sucesso, que foi aprimorado ao longo dos anos e tem maior chance de rentabilidade.

Logo, não há necessidade de criar um modelo de negócios do zero, somente de seguir o que é proposto pela franqueadora, tendo acesso a conhecimento de especialistas, simplificando a gestão da empresa.

 

O que considerar para escolher sua franquia?

Há várias empresas que trabalham com o sistema de franquias e nem sempre é fácil escolher a sua. Mas, essa tarefa pode ficar muito mais simples se considerar os seguintes pontos:

 

Nicho

É importante que escolha um nicho com o qual tem afinidade! Por mais tentador que seja investir em um segmento que está na moda, o melhor a fazer é optar por um nicho com o qual você se identifica.

Assim, terá mais vontade de se dedicar ao negócio, o que fará a diferença, possibilitando que cresça e atinja um maior faturamento. Para isso, basta listar vários nichos e selecionar aqueles que mais despertam seu interesse.

 

Análise de potencial de mercado

É interessante que faça sua escolha com base em uma análise de potencial de mercado na área em que deseja atuar. Dessa forma, conseguirá identificar previamente se existe demanda no local pelo tipo de produto ou serviço que disponibilizará.

 

Total de investimento exigido

Já definiu o nicho e sabe que sua região possui boa demanda pelo produto ou serviço? Então, verifique o total de investimento exigido pelas franqueadoras, para identificar aquela que melhor atende seu orçamento.

Considere quanto você necessita para iniciar e manter a operação, portanto, o total de capital inicial e de giro. Dessa maneira, é possível minimizar a chance de endividamentos logo no começo da empreitada.

 

– Leia também:
>>> Abrir uma franquia ou negócio próprio: confira as vantagens e desvantagens de cada um

 

Relação franqueado e franqueador

Parte do sucesso desse modelo de negócios está na relação entre franqueadora e franqueado, que deve ser próxima. Assim, você conseguirá suporte para operacionalizar o negócio e geri-lo após a abertura da unidade.

Por isso, sempre procure saber como é a relação entre franqueado e franqueador antes de fechar o contrato. Com isso, dá para evitar surpresas desagradáveis como a ausência de suporte para solucionar problemas ou esclarecer dúvidas.

 

Operação no dia a dia

Outro ponto a se considerar é conhecer como é a operação da franquia no dia a dia. Ao se reunir com representantes, pergunte como ela funciona, como é o atendimento, fechamento de contrato, dias e horários de operação, entre outros detalhes.

Quando se solicita esse tipo de informação previamente é possível ter uma ideia de como funciona a franquia e se esse modelo atende seu perfil de empreendedor.

 

Selo ABF

Franqueadoras com selo de excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising) são sempre ótimas alternativas! Esse selo indica o comprometimento da marca com o franqueado, oferecendo-lhe um suporte adequado. Por isso, considere se a franqueadora tem ou não o selo!

 

Opção de franquia para empreender

ilustração cm varias lojas franquias

Está em busca de uma sugestão de franquia para empreender? Uma excelente alternativa é abrir uma franquia de self storage, que presta serviços de autoarmazenamento.

Trata-se de um segmento que tem como uma de suas principais vantagens um potencial de crescimento grande no Brasil. Não é para menos, já que os imóveis estão cada vez menores e falta espaço para armazenamento, seja para pessoas físicas ou jurídicas.

Além disso, há uma demanda crescente por soluções de armazenamento que fujam do tradicional e apresentem preços acessíveis, com processo de contratação desburocratizado, e é justamente isso que a franquia de self storage oferece.

Interessado em fazer esse investimento? A Guarde Mais, empresa experiente e referência no segmento, possui um sistema de franquias de autoarmazenamento que tem como um dos seus diferenciais o suporte lado a lado ao franqueado.

Aproveite para entrar em contato e saber mais detalhes sobre a franquia de self storage Guarde Mais!

 

– Leia também:
>>> Quanto ganha um dono de franquia?

>>> Como escolher uma franquia para investir?

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Idiomas