Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          Quais são as vantagens de investir em uma unidade de franquia?

          Saiba as vantagens de investir em uma franquia e mais detalhes sobre esse modelo de negócios.

          |

          O que você vai encontrar neste artigo:

          Está pensando em abrir uma franquia? Este é um investimento que vale a pena, porque possui vantagens especiais, sobretudo em comparação ao início de um negócio do zero.

          Aqui, você confere quais são as principais vantagens de investir em uma franquia. Continue a leitura e aproveite para conhecer, também, detalhes sobre esse tipo de negócio!

          imagem de solução de estratégia de gestão corporativa

          O que é franquia?

          A franquia é um modelo de negócio em que uma rede franqueadora, que é dona de uma marca, concede a terceiros a possibilidade de utilizá-la abrindo uma unidade franqueada.

          A rede franqueadora cede parte de sua patente e propriedade intelectual, bem como técnicas de gestão e operação da unidade franqueada, em troca de um pagamento que pode envolver royalties e taxas de uso.

          Quais são os modelos de negócios de franquia?

          As franquias podem ser classificadas de acordo com o modelo de negócio, que diz respeito à forma como a empresa se organiza. Há cinco modalidades que são:

          1. Franquia individual

          Trata-se do tipo mais comum e tem como principal característica o fato de trabalhar com somente uma marca, sem compartilhar o espaço com outras. Inclusive, o ponto comercial é definido pensando especificamente no tipo de franquia e produto a ser trabalhado.

          2. Franquia de conversão

          Nesse modelo, o empreendedor já tem um negócio. O que ele faz é adaptar seu empreendimento ao da franqueadora. Portanto, faz a conversão de um negócio em outro. 

          Uma das características principais desse modelo de franquia é que a empresa anterior é da mesma área de atuação da franqueadora. Logo, é possível aproveitar a clientela.

          É uma alternativa para empreendedores que desejam modernizar seu negócio, padronizar serviços e produtos, ter escalabilidade e trabalhar com uma marca mais conhecida, atraindo mais clientes.

          3. Franquia combinada

          Trata-se de um tipo de franquia que concentra várias marcas em um ponto comercial, possibilitando oferecer serviços integrados aos clientes. Portanto, são marcas que oferecem serviços que possuem alguma aproximação e se complementam.

          4. Franquia shop in shop

          Modalidade conhecida como business in, quando um empresário que já é dono de um ponto comercial incorpora uma franquia de outro setor. Neste caso, o empreendedor já tem um ponto comercial e compra outra franquia, instalando-a nesse local.

          5. Franquia de miniunidade 

          Tipo de franquia individual, como quiosques em estações de ônibus e metrô, inclusive em shoppings. Geralmente, não oferece tudo o que a franquia tradicional disponibiliza. A proposta é atender clientes de maneira prática.

          Conheça as obrigações do franqueado e da franqueadora

          As obrigações do franqueado e da franqueadora podem variar de acordo com o contrato estabelecido entre as partes e especificidades de cada negócio. No entanto, algumas são básicas e se repetem nesse modelo. A seguir, apresentamos quais são as principais:

          Obrigações do franqueado

          • Pagar a taxa inicial de franquia e as demais exigidas pela franqueadora, seja para abertura da unidade ou para manutenção dela;
          • Seguir o modelo de negócio e os padrões da franqueadora;
          • Utilizar os materiais de marketing fornecidos pela franqueadora, mantendo a padronização da comunicação;
          • Participar de treinamentos e capacitações oferecidos pela franqueadora;
          • Manter o padrão de qualidade do produto ou serviço oferecido ao cliente;
          • Prestar contas à franqueadora sobre o desempenho do negócio;
          • Respeitar a marca e a propriedade intelectual da franqueadora.

          Obrigações da franqueadora

          • Fornecer para o franqueado um modelo de negócio testado e bem-sucedido;
          • Oferecer treinamento e suporte contínuo para o franqueado, garantindo o cumprimento do modelo de negócios;
          • Disponibilizar manuais operacionais, orientações técnicas e materiais de marketing, para facilitar a gestão do negócio;
          • Controlar e monitorar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pelo franqueado, garantindo a melhoria contínua;
          • Apoiar o franqueado na gestão do negócio.

          Leia também:

          >>> Franquias que estão em alta em 2023

          Vantagens de investir numa unidade de franquia

          O investimento em uma franquia é um negócio que compensa, porque se tem várias vantagens. Abaixo, você conhece quais são as principais que mais se destacam:

          Atuação com marca já consolidada no mercado

          Ao abrir uma franquia, é possível trabalhar com uma marca que já está consolidada no mercado, portanto, que é conhecida e tem credibilidade. Assim, é possível atrair clientes de forma natural, sem ter de fazer um investimento alto em marketing.

          Menor risco

          Esse modelo de negócio apresenta um menor risco, pois já foi estudado, testado e aprimorado. Portanto, ao abrir a franquia se segue um plano de negócios de sucesso e o risco de falência é muito menor.

          Suporte na abertura e gestão do negócio

          O empreendedor tem acesso ao know-how da franqueadora e suporte nos processos de abertura e gestão do negócio. Assim, reduz-se a possibilidade de erro e há uma maior chance de sucesso.

          Fácil acesso a fornecedores

          Com a franquia, não há necessidade de buscar por fornecedores, porque a franqueadora possui uma lista com alternativas de confiança e credibilidade. Dessa forma, poupa-se seu tempo.

          Economia na abertura do negócio

          Os custos de abertura de uma franquia são menores que o da montagem de uma empresa do zero. Por isso, essa modalidade é uma opção para quem quer empreender, mas possui um orçamento restrito.

          O que avaliar antes de fazer esse investimento?

          É preciso avaliar alguns pontos para garantir o investimento na franquia mais adequada ao seu perfil. Veja quais são esses pontos:

          • Requisitos para ser um franqueado da marca;
          • Suporte do franqueador, conhecendo o que abrange esse auxílio;
          • Valor de marca, se se trata de uma que tem boa reputação no mercado;
          • Taxas cobradas pela marca;
          • Demanda do mercado pelo serviço (há uma boa procura na região?).

          Como aumentar a chance de sucesso da franquia?

          Uma das principais dicas é investir em franquias de uma marca conhecida, com boa reputação, que disponibiliza um serviço de qualidade, com boa procura e potencial de crescimento.

          O serviço de self storage, por exemplo, é uma boa opção com alta procura e potencial de crescimento em todo o país, garantindo uma maior perspectiva de bom faturamento e retorno do investimento.

          A Guarde Mais disponibiliza um sistema de franquia self storage que dá suporte ao franqueado na abertura da unidade e gestão do negócio, dá acesso a fornecedores homologados, realiza treinamento e consultoria de campo contínuos, entre outros diferenciais.

          Conheça as regiões de interesse Guarde Mais para abertura de franquia e faça esse investimento!

          Leia também:

          >>> Como funciona o sistema de franchising e como abrir a sua franquia?

          >>> 6 dicas importantes sobre franquias

          Deixe seu Comentário
          Deixe seu Comentário

          19 − um =

          Fale conosco via whatsapp Clique aqui
          Idiomas