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5 dicas para melhorar a logística da sua empresa

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A logística é um ponto-chave para qualquer empresa que atua com a entrega e distribuição de produtos, Com o crescimento dos e-commerces desde meados de março, ficou ainda mais evidente que a logística empresarial seja o foco das atenções, pois quando bem-feita permite um atendimento e entrega mais eficientes.

como melhorar a logística da sua empresa

Só para se ter uma ideia, mesmo com o Brasil enfrentando um período de retração, dados divulgados pelo E-commerce Brasil apontaram uma perspectiva de que o faturamento das lojas online aumentem mais de 40% este ano. E com isso, é muito importante que a sua empresa fique atento e busque melhorar este setor.

Para te ajudar nesta missão, separamos 5 dicas de logística para aplicar no seu negócio. Pode ser que você já faça alguns dos passos a seguir, porém é fundamental colocar tudo sob uma nova ótica – principalmente em tempos de pandemia – para tornar o processo ainda mais otimizado. Confira!

 

Como melhorar a logística da sua empresa

Uma das principais razões para que as pessoas abandonem o carrinho de compras em uma loja online diz respeito aos processos de logística e entrega. Mesmo trabalhando para melhorar cada vez mais a experiência de compra do usuário, de nada adianta se você não tiver um plano logístico bem estruturado de modo a trazer economia para o seu negócio e para os seus clientes. Mas como fazer isso? Abaixo você encontra algumas dicas para aplicar hoje mesmo:

 

1) Otimize seu processo de expedição

Se você trabalha com armazém ou estoque e conhece a rotina de entrada e saída de produtos, já sabe o quanto é importante fazer o gerenciamento rigoroso de armazenagem. Expedição e armazenagem são dois fatores que juntos promovem o sucesso logístico do seu negócio, por isso, realize o controle do armazém e garanta que a expedição de produtos seja eficiente e confiável.

 

2) Otimize o planejamento de rotas

Este é um ponto-chave para que a logística se torne mais eficiente. Aqui, você deve distribuir as entregas conforme a rota que o seu veículo fará. Estabeleça quais são as rotas mais curtas, menos pedagiadas, que estão em melhores condições, com tráfego menos intenso e faça uso desse planejamento sempre. Isso permite que, se você possui um sistema de entregas próprio, consiga economizar tempo na entrega e distribuição e consiga gerar menos custo com a manutenção dos veículos e gastos durante a rota de entrega,

 

3) Aproxime o remetente do destinatário

Muitas vezes, as pessoas podem até estar interessadas no seu produto, mas chega na hora de calcular o frete e ela se depara com dois problemas: custo e tempo de entrega. Muita gente abandona o carrinho aí, pois percebe que não compensa pagar tudo aqui de frete para ter o produto desejado ou porque precisa daqui com certa urgência.

Quando sua empresa investe, por exemplo, em centrais de distribuições em localizações estratégicas esses dois pontos podem ser resolvidos com muito mais facilidade. Assim, você consegue gerar mais economia para o cliente e aumentar a possibilidade de venda e abandono de carrinho.

 

Leia Mais:

>> Como melhorar a distribuição do seu estoque e economizar?

>> Como criar sua própria central de distribuição

 

4) Mantenha uma equipe de controladoria

A principal função de uma equipe de controladoria é tornar o processo de logística para empresas muito mais eficiente. Mesmo ainda não sendo muito popular no Brasil, que adota esta estratégia consegue perceber falhas, e processos passíveis de melhorias de forma muito mais rápida.

É a controladoria que examina todos os detalhes das movimentações financeiras, detectando desperdícios, eventuais gargalos e até mesmo casos como cobranças indevidas.

 

5) Forneça um bom atendimento aos clientes

Esta é a última, mas não menos importante dica para ter uma logística melhor em sua empresa. Isso porque mesmo quando todas as práticas e cuidados são adotados, nenhuma empresa está livre de eventuais imprevistos ou falhas. Mas vale frisar, somente quando elas são eventuais, fora disso, é importante rever a estratégia logística para perceber porque o problema tem se tornado recorrente.

Para minimizar esses impactos eventuais, quando ocorrem atrasos nas entregas de produtos e o índice de satisfação do cliente acaba sendo afetado significativamente, é fundamental que a sua empresa informa aos consumidores previamente por meio de seus canais de distribuição, antes mesmo que eles venham a reclamar de algo. Essa atitude demonstra seu comprometimento com a questão e evita que um simples problema operacional se torne uma enorme fonte de prejuízos para a imagem do seu negócio.

Lembre-se sempre: os clientes que entram em contato com a sua empresa já tem um problema para resolver e você é o responsável por oferecer soluções rápidas para as suas questões. Um atendimento precisa estar apto para resolver empecilhos da melhor maneira possível.

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