Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          5 dicas sobre logística empresarial

          |

          A logística empresarial contribui para o sucesso do negócio, ajudando a otimizar processos e reduzir custos, de modo a atingir maior lucratividade, sobretudo em médio a longo prazo.

          Aqui, abordamos o que é a logística empresarial e damos cinco dicas preciosas sobre o tema para auxiliar sua empresa a implementá-la e atingir sucesso em suas ações. Confira!

          5 dicas logística empresarial

           

          O que é logística empresarial?

          Trata-se de um segmento da logística destinado a entregar o produto certo, no momento correto e no tempo e condições combinados com o cliente. Para isso, otimiza processos e faz a gestão integral de atividades de armazenagem, transporte e distribuição de produtos.

          A logística empresarial envolve o planejamento de atividades e implementação de rotinas, métodos e controles para garantir o bom fluxo de produção e correto estoque de insumos, matérias-primas e produtos acabados.

          Todo o processo de logística empresarial também tem como foco o aumento da produtividade e eficiência operacional, bem como a redução de custos, trazendo maior lucratividade para a empresa.

           

          Logística empresarial: 5 dicas para seu negócio

          Interessado em investir na logística empresarial ou em aprimorá-la? Então, confira cinco dicas altamente eficazes para transformá-la numa aliada de sua empresa:

           

          1. Analise, crie, implemente e melhore processos

          Analisar toda a cadeia produtiva possibilita identificar oportunidades de criação, melhoria e implementação de processos, desenvolvendo um fluxo operacional mais fluído e de menor custo, para aumentar a produção e lucratividade da empresa.

           

          1. Integre equipes e processos

          Sempre que possível, procure integrar equipes, o que possibilitará uma melhor produtividade, com todos os colaboradores sabendo exatamente o que deve ser realizado para atingir o objetivo desejado.

          Um ótimo exemplo é integrar os responsáveis por compras, movimentações de materiais, armazenagem e entrega do produto final, assegurando um fluxo mais rápido.

          Também procure integrar processos, o que ajudará a reduzir custo e tempo de execução, já que todos os envolvidos terão conhecimento do que está sendo feito e poderão se preparar para agir rapidamente quando necessário.

           

          1. Tenha previsões de demandas

          A previsão de demandas é importante porque permite antecipar cenários e traçar ações e políticas para enfrentá-los e atingir o melhor resultado possível. Para conseguir fazer essa previsão é essencial controlar dados e analisar históricos de produção.

          Ao realizá-las, procure considerar sazonalidades, lançamento de produtos, estações e datas festivas, para garantir que a logística esteja adaptada e consiga suprir a demanda.

           

          1. Modernize

          Pode parecer um detalhe sem importância, mas não é! A modernização possibilita a automação de processos, redução de erros e da possibilidade de retrabalho, afetando positivamente sua operação. Por isso, não deixe de investir em tecnologias na área.

           

          1. Faça parceria com fornecedores

          Toda boa estratégia de logística empresarial demanda a realização de parcerias com fornecedores, para garantir que a empresa tenha tudo o que necessita para atender as demandas dos clientes.

          Procure ter ferramentas integradas com o fornecedor de matérias-primas, possibilitando que identifique quando seu estoque acaba para lhe enviar os materiais antecipadamente. Verifique, também, a possibilidade de fechar parcerias de armazenagem com self storage para empresas.

          Deixe seu Comentário
          Deixe seu Comentário

          Idiomas