Solicite um orçamento, é rápido!
Solicite um orçamento, é rápido!
BLOG

7 dicas para organizar uma mudança

|

Mudança é uma coisa que divide opiniões, alguns amam e outros odeiam, mas independentemente de qual lado você está, tenho certeza que vai amar ter algumas dicas para organizar a mudança, acertei?

Esse período pode gerar algumas dúvidas e parecer difícil, pensando nisso, preparamos algumas dicas de como organizar uma mudança para que você possa começar uma história, na sua casa nova, com o pé direito e sem estresse.

imagem de uma sala cheia de caixas e objetos para mudança

Mesmo sabendo que irá transportar, a grande maioria dos seus pertences, para outro lugar, é bom se atentar:

  • Saber decidir quais objetos embalar primeiro;
  • Qual material usar na hora de embalar;
  • A melhor maneira para transportar tudo.

 

As 7 dicas importantes

Vamos começar com o post valendo? Como organizar a sua mudança passo a passo para que esse processo seja fácil, e a arrumação depois, já na casa nova, seja tranquila.

 

1 – Não deixe nada para última hora

O planejamento é a chave de como organizar as coisas para mudança, e que tudo aconteça da melhor forma, portanto, anote tudo o que você vai precisar para essa mudança, como: o que vai precisar para o empacotamento, serviços de transporte a contratar e pessoas para te ajudarem nesse período.

Levando isso em consideração, não deixe para a última hora! Separe uns minutinhos do seu dia, assim que souber que essa mudança vai rolar mesmo, e colete todas as informações que listamos acima

Dica: use um caderninho, ou até mesmo no bloco de notas do seu celular.

 

2 – Desligue serviços

Pode parecer óbvio, mas tem muita gente que não sabe da necessidade de tirar um tempinho para fazer o cancelamento de alguns serviços antes da mudança efetiva, tais como:

  • Luz
  • Água
  • Telefone
  • Internet
  • Gás
  • Televisão a cabo
  • Correspondências

Para serviços como a entrega de correspondência, você deve trocar seu endereço, e é uma coisa bem simples de resolver, basta que faça contato com as empresas responsáveis por esses serviços e solicite a mudança de endereço.

 

3 – Conheça seu novo espaço

Outro passo muito importante de como organizar a mudança, é conhecer o espaço que você tem. Marque uma visita com um bom tempo disponível, para inspecionar o local e ver se precisa que algum ajuste seja, reformas essenciais ou mesmo a necessidade de reparação nas instalações. Tire suas dúvidas, e tire fotos de tudo o que precisa ser corrigido.

 

Leia mais:
>>> Casa sem espaço: saiba como aumentar o espaço útil?

 

4 – Faça os reparos necessários

Após essa visita em que você sabe exatamente as pequenas coisas que você deve arrumar, chegou a hora deles! Dos pequenos reparos. Ao fazer isso, logo no começo da mudança, torna o processo mais organizado e você poupa tempo, considerando que se não o fizer antes, certamente precisará ser feito ao mesmo tempo da organização de seus itens na casa.

Podemos considerar como pequenos reparos a pintura das paredes, reboco das rachaduras e buraquinhos, mudar as tomadas, ajustar as portas e por aí vai. Esses reparos são feitos bem rapidinhos e vão facilitar sua vida ao longo desse período maluco.

 

5 – Analise o espaço disponível

Um outro passo bem importante de como organizar a mudança é montar a disposição de suas coisas na nova casa, para evitar uma bagunça na hora de descarregar tudo. Portanto, monte um projeto de disposição de onde os móveis ficarão no novo espaço:

  • Analise em que cômodo cada um de seus móveis deve ficar;
  • Tire as medidas dos móveis para ter certeza que eles vão caber no cômodo que você quer, veja o tamanho das estantes, armários, sofá, e etc.;
  • Aproveite e já escolha as paredes em que os quadros e fotos irão ficar, por exemplo, e na disposição deles.

Para otimizar seu tempo e espaço nos dois imóveis, enquanto os processos iniciais da mudança estão acontecendo, você pode deixar os móveis em um guarda móveis, e se não souber onde achar um guarda móveis em São Paulo seguro, confiável e melhor custo benefício, a Guarde Mais é a escolha ideal para você.

 

6 – Embalagem

mulher guardando livros dentro de uma caixa

Chegou a hora dele, do plástico bolha! Comece a embalar seus pertences com antecedência, comece com tudo que for menos importante, no sentido de uso diário, pois esses objetos costumam ficar mais tempo nas caixas.

Separe as caixas de papelão, malas, plástico bolha, fitas adesivas, pastas, envelopes, sacos plásticos e todos os demais materiais que você vai precisar nesse processo.

O plástico bolha serve para embalar objetos frágeis, para que eles não estraguem ou quebrem; os envelopes e pastas são para aqueles documentos do fundão da gaveta, cadernos, agendas, livros, etc.

Agora você deve estar se perguntando como organizar as roupas, e digo que é uma questão simples, mas um pouco demorada. Para começar, separe as suas roupas por estação, ou seja, as roupas de frio num cantinho e as roupas de calor em outro.

Feito isso, você já pode guardar todas aquelas roupas da estação que você não está usando, ou seja, se estiver frio, guarde todas as roupas de calor e vice e versa, e para roupinhas mais frágeis, que podem estragar nessa loucura toda, como blusas de lã e linho, guarde elas em um saquinho para que permaneçam protegidas.

Outro ponto importante na arrumação das roupas é deixar os calçados bem longe das roupas, ou seja, não coloque eles na mesma caixa, pois os sapatos têm contato com o chão e nunca estão limpos o suficiente, além deles poderem estragar suas roupas puxando um fiozinho, por exemplo. Portanto, coloque cada calçado em uma caixinha e junte eles em uma caixa maior, assim também ficam protegidos e organizados.

 

7 – Não leve o que não é necessário

Essa dica é supervaliosa, ainda mais se você está procurando dicas de como organizar uma mudança de cidade.

Essa mudança pode ser o melhor momento para você se livrar de todos aqueles pertences que você olha e fica com pontos de interrogação em mente, sabe como? Aqueles objetos que a gente esqueceu que tinha e por isso não fazem mais falta, objetos que não tem mais serventia para você, utensílios, roupas, móveis e tudo o mais.

Isso vai diminuir a quantidade de caixas que vão precisar ser transportadas e otimizar espaço na sua nova casa, e ainda pode doar para amigos, família, vizinhos, ONG’s, até quem sabe fazer um bazar para conseguir aquele dinheirinho extra.

Agora é só colocar as caixas no caminhão, fazer a mudança e começar a arrumação da casa nova. Com essas dicas o seu processo para sair de uma casa para outra já ficou um pouco mais fácil, não é mesmo?!

Agora é só aproveitar a parte boa da mudança, digo, meio cansativa, mas divertida, que é arrumar a disposição de todos os seus pertences, móveis e etc., para deixar seu novo lar com o seu estilo.

 

Leia mais:
>>> Cuidados com itens sensíveis em uma mudança

>>> 10 dicas infalíveis para você organizar sua casa!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Idiomas