Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          Arrume a casa com o Método Fly Lady para Iniciantes

          |

          fly lady arrumando a casa

           

          Com a correria do dia a dia há coisas acabam ficando em segundo plano, o que é normal, mas algumas que são deixadas de lado podem ser mais frustrantes que outras.

          Temos trabalho para nos preocupar, filhos para cuidar, nosso corpo para manter, nosso cachorro para brincar, nossa casa para limpar…. Acaba que tudo vai acumulando e temos a sensação de não fazer nem uma coisa e nem outra direito.

          Um dos reflexos desse dia a dia corrido e atarefado é a casa, que muitas vezes acaba desorganizada, com uma bagunça que parece se acumular em todos os cantos.

          Está passando por isso e quer melhorar a organização da casa de forma simples? Então, você precisa conhecer o método Fly Lady! Aqui, indicamos o que é como adotá-lo em sua rotina. Confira!

           

          O que é o método Fly Lady

          Em meio ao caos, uma americana chamada Marla Cilley desenvolveu um método chamado Fly Lady, que consiste em arrumar sua casa em 15 minutos por dia.

          O método Fly Lady foi pensado para quem está tão sobrecarregado que mal consegue arrumar a cama ou lavar a louça todos os dias por falta de tempo ou cansaço.

          Além das dicas de organização da casa, Marla Cilley também estimula um estilo de vida baseado na positividade, incentivando o amor próprio e a sorrir todos os dias.

          Essa filosofia está no próprio nome do método de organização: Fly é um acrônimo do inglês Finally Loving Yourself, que pode ser traduzido como “finalmente amando a si mesma”.

          Assim como quase tudo na vida, o método Fly Lady é uma questão de hábito, algo que temos que implementar aos poucos na nossa vida para que ele faça realmente parte da nossa rotina.

          Por este motivo, a primeira fase do método é chamada de Baby Steps (passos de bebê). Esta fase possui trinta e uma tarefas mais simples e, dentro do sistema, quem pratica o Baby Steps é chamada de Fly Baby, pois o termo remete a uma criança que está aprendendo a engatinhar, para depois dar os primeiros passos.

          E é justamente assim que começamos a praticar o método, aos poucos vamos aprendendo, introduzindo no cotidiano e depois “voamos”, mantendo a casa organizada como queremos.

           

          Como adotar o método Fly Lady

          Para adotar o método de organização Fly Lady em seu dia a dia é fácil, basta seguir os Baby Steps indicados pelo sistema. Os principais baby steps são:

           

          • Faça brilhar a sua pia

          Nunca vá dormir com sua pia entulhada. Lave a louça, seque e guarde. É difícil mantê-la limpa, mas é importante. Deixar a pia lotada de louça suja pode comprometer sua rotina logo cedo, tendo de separar uma parte de sua manhã para fazer essa tarefa, tirando seu bom humor.

          Quando acordar no dia seguinte com a pia limpa, terá acesso rápido a utensílios domésticos, agilizando o preparado do café, de modo a garantir uma manhã mais fluída, sem comprometimento de seu ritmo.

           

          • Vista-se melhor, mesmo que fique em casa

          Sabe aquela história de se vestir com roupas e sapatos furados para ficar em casa porque é mais confortável? Esqueça isso. Prepare-se para receber visitas, mesmo que elas não apareçam ou sequer tenham marcado algo em sua casa.

          O método Fly Lady também consiste em “se amar mais”, em ficar bonita para si, o que tem um maior potencial de melhorar seu ânimo, aumentando sua disposição ao longo do dia para fazer desde atividades inerentes ao trabalho até as de organização da casa.

          Caso essa regra não faça muito sentido para você, procure outras formas de se cuidar, como colocando uma roupa um pouco melhor, sem os velhos remendos feitos ao longo dos anos, bem como passar um pouco de maquiagem ou prender o cabelo de um jeito diferente.

           

          • Divida a organização da casa em zonas

          Antes de começar a organização da casa, o método indica que a separe em zonas, ou seja, quartos, cozinha, banheiro, sala e lavanderia. Quando começar a organizar, não faça tudo de uma vez, mas sim por zonas.

          Essa dica é importante porque evita que você se canse rapidamente e desista da organização logo no começo. Dessa forma, dá para manter pelo menos um lugar da casa em perfeito estado e pular para outra zona no dia seguinte ou quando tiver tempo.

           

          • Repita tudo e crie hábitos

          Primeiramente, temos dificuldade para introduzir novas tarefas ao nosso dia a dia, após isso torna-se apenas chato, depois algo comum e quando você menos espera vira um hábito. Portanto, seja persistente.

          A criadora do método Fly Lady indica que crie hábitos e rotinas da manhã e noite, como arrumar cama, trocar de roupa, tomar café da manhã, colocar a roupa para lavar, tomar banho, praticar exercícios, entre outros.

          Coloque dentro dessa rotina um tempo para organizar a casa e tente realizar essa tarefa diariamente, até que se torne um hábito e tenha um lar sem bagunças.

           

          • Anote o que está fazendo

          É mais fácil perder o foco do que mantê-lo, por isso anote suas metas e deixe-as em um lugar visível para que você se mantenha firme nos seus objetivos.

          Sempre que possível procure planejar seu dia antes de iniciar suas atividades, deixando esse planejamento em um local visível para saber exatamente o que precisa fazer.

           

          • Afaste pensamentos ruins

          Não duvide de que você consegue organizar sua casa com pouco tempo. Muitas pessoas ao redor do mundo praticam Fly Lady e estão muito satisfeitas com os resultados que conseguiram, pois é sinônimo de qualidade de vida.

           

          • Se livre dos hotspots

          Hotspots, na técnica Fly Lady, são aqueles locais da casa onde acumulamos bagunça. Geralmente é uma cadeira, uma mesa, sofá entulhado, entre outros. Para se livrar deles, o método indica que usemos dois minutos no dia para “apagar estes focos de incêndio”.

          Lembramos que para desentulhar objetos e abrir espaço na sua casa você pode contar com a Guarde Mais que estiver mais próxima da sua casa. Consulte aqui nossas unidades!

          A Guarde Mais é um self storage que fornece espaços para guardar seus objetos não tão usuais. Tem boxes de vários tamanhos, todos com chaves individuais e livre acesso do proprietário dos itens armazenados, contando também com seguro.

          Conte com a gente para deixar sua casa mais organizada! Quanto menos objetos entulhados, mais rápida será sua arrumação.

           

          Leia também:
          >>> Declutter: o conceito que sua vida precisa!

           

          • Separe a roupa do dia seguinte

          Um problema a mais é tudo o que você não precisa. Geralmente temos horários a cumprir e organizar a roupa que vai usar pode poupar um bom tempo pela manhã.

          Por isso, crie o hábito de separar sua roupa no dia anterior. Se possível, mantenha uma opção como alternativa ao seu look principal, caso ocorra um imprevisto ou uma mudança de tempo.

           

          • Arrume sua cama

          Arrumar a cama é tão importante como fazer sua pia brilhar. Hoje pode parecer que não, mas a sensação é que a cama desarrumada faz parecer todo o resto do quarto um caos. Esta tarefa não demora nem três minutos e pode fazer uma diferença enorme na sua casa.

           

          • Tenha um Control Journal

          O Control Journal é um diário de controle no qual deve ser registrada toda a sua rotina. Por exemplo, anote o que você pretende fazer pela manhã e durante a noite, listas de compras, cardápio da semana, entre outros detalhes.

          Definir metas escritas ajuda a não esquecer nada e obviamente cumpri-las. Nesta etapa é importante definir de 3 a 4 metas diárias. Não se esqueça que você ainda está dando passos pequenos, logo, se exagerar nas metas, provavelmente terá dificuldade em cumpri-las, o que causará frustração e vontade de desistir.

           

          • Apague mensagens e e-mails antigos

          Temos tendência de sermos acumuladores e este tipo de “tralha” é mais fácil de encontrar e de se desfazer. Por isso, faça uma limpa em seu e-mail e celular, apagando tudo o que não tem mais utilidade e tire seu foco de outras atividades durante o dia. Isso pode refletir nos seus novos hábitos e impactar positivamente na sua nova rotina.

           

          • Você pode fazer quase tudo em 15 minutos

          A regra dos 15 minutos é uma das principais do método de organização Fly Lady. Ela consiste em separar pelo menos 15 minutos por dia para arrumar algum canto de sua casa.

          É claro que temos tarefas muito mais extensas, porém, para organizar a casa no método Fly Lady, o indicado pela própria criadora é de cronometrar o tempo e, ao acabar o período indicado, parar o que está fazendo e realizar algo diferente. Desta forma, você conseguirá administrar e respeitar seu tempo e seus limites. Além disso, a arrumação não se torna algo maçante.

          Com estas etapas já é possível observar muitas mudanças dentro da sua casa e alcançar ótimos resultados. Lembrando que todas estas tarefas levam um tempo para serem se tornarem hábitos, por este motivo é importante que você resista e não deixe de seguir sua lista de metas do Baby Steps.

           

          • Faça pausas

          Pretende fazer uma faxina na casa inteira ou numa zona específica? Então, aprenda a fazer pausas de 15 minutos para descansar após muito tempo de organização e limpeza.

          Essa pausa ajuda a descansar a mente, relaxar e planejar as tarefas que ainda precisam ser realizadas na casa, conseguindo ter maior controle da situação, com menor chance de se esquecer de algo.

          Esperamos que você tenha gostado, pois em breve falaremos mais sobre o assunto.

          Caso você precise ganhar mais espaço interno em seu lar e não saiba onde levar seus móveis ou volumes que não estão em uso no momento, contrate o serviço de self storage da Guarde Mais!

           

          Quais são os benefícios do self storage na organização da casa?

          Imagem de um galpão com vários box para armazenagem self storage

          O self storage possibilita que “destralhar” seu lar, podendo transferir para um espaço tratado e seguro móveis, roupas, acessórios, objetos de decoração, entre outros itens que não são utilizados no dia a dia, contribuindo para ter um ambiente organizado.

          O serviço ainda conta com a vantagem de ter preço acessível, que não pesa no orçamento. Outro benefício é a facilidade de contratação, processo que é realizado em poucos passos e sem burocracias, agilizando o acesso ao box de armazenamento.

          O self storage pode ser utilizado pelo tempo que você precisar e não há dificuldade para cancelar o contrato, podendo suspendê-lo quando tiver interesse e não precisar mais do espaço.

          Dá para contratar o serviço de guarda móveis e guarda volumes para armazenar seus itens, garantindo mais área útil em seu lar e menos bagunça no dia a dia.

           

          Armazenar em self storage é seguro?

          Quem nunca utilizou o serviço de autoarmazenamento costuma se perguntar se é seguro. De maneira geral, sim, guardar objetos no self storage é seguro.

          Isso ocorre porque a empresa normalmente investe em uma estrutura de segurança, de modo a proteger os volumes adequadamente.

          O próprio sistema de autoarmazenamento já confere maior segurança, uma vez que o próprio cliente guarda os itens no box, tranca o local e leva a chave embora, portanto, terceiros não têm acesso ao espaço e seu conteúdo.

          Além disso, a unidade de self storage normalmente tem alarme, portaria e sistema de monitoramento 24 horas com câmeras. Caso prefira, também existe a possibilidade de contratar um seguro a parte.

           

          Self storage com a Guarde Mais

          A Guarde Mais oferece serviço de self storage de alta qualidade por processos acessíveis! Procure hoje mesmo a Guarde Mais ou vá em uma das nossas unidades mais próxima, como a Self Storage em Salvador, Self Storage em NiteróiSelf Storage em Curitiba ou Self Storage em Goiânia. Se não morar perto de nenhuma destas, encontre no nosso site uma opção de unidade mais próxima.

           

          Leia também:
          >>> 10 dicas infalíveis para você organizar sua casa!

          >>> Precisa reformar? Saiba onde guardar os móveis da casa

           

          Deixe seu Comentário
          1 comentário
          • Adriana disse:

            Parabéns pela postagem e pelo assunto!
            Gostei muito, pois sou desorganizada e preguiçosa. Deixo tudo acumular e depois me perco nas tarefas que acabam por ficar sem fazer. Com certeza me ajudou muito e até me animou, porque às vezes acho que só eu sou assim.
            Obrigada!
            Aguardo mais postagens!

          Deixe seu Comentário

          quatro + 15 =

          Fale conosco via whatsapp Clique aqui
          Idiomas