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          Como escolher uma empresa de fulfillment para e-commerce?

          Confira dicas infalíveis para escolher a empresa de fulfillment para e-commerce ideal ao seu negócio e garanta um serviço de qualidade.

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          O que você vai encontrar neste artigo:

          Um fulfillment eficaz é importante para a manutenção, crescimento e sucesso do e-commerce. Com ele, a loja online garante uma logística de qualidade, que funciona no menor custo possível e entrega pedidos no prazo.

          É possível ter um fulfillment eficaz ao terceirizar. Ao adotar essa solução, é comum ter uma dúvida: afinal, como escolher uma empresa de fulfillment para e-commerce?

          Aqui, respondemos essa dúvida de uma vez por todas! Continue a leitura e confira o que considerar para acertar na contratação da prestadora de serviços.

          A imagem mostra de forma simplificada como que funciona uma operação Fulfillment.

          O que é o fulfillment?

          A princípio, é essencial esclarecer o que é fulfillment. Trata-se de um serviço de logística para e-commerce voltado à gestão completa do processo logístico.

          O serviço de fulfillment reúne todas as operações fundamentais para atender o cliente. Considera-se o processo completo de logística, desde o recebimento, armazenamento e gestão de estoque até a importação dos pedidos, separação de produtos, embalagem, expedição, gestão de fretes e entregas.

          A função do operador de fulfillment, que é a pessoa ou empresa responsável por esses processos, é garantir que tudo ocorra sem problemas, de maneira rápida, com alta qualidade e o menor custo possível.

          Como funciona o serviço?

          O fulfillment tem funcionamento simples! Ao contratá-lo, o gestor ou empreendedor delega a gestão do processo logístico a uma empresa especializada. Essa prestadora de serviços recebe e armazena os produtos do e-commerce.

          O armazenamento é feito de maneira inteligente, para melhor aproveitamento do espaço, redução de danos aos produtos e facilidade na separação e movimentação das mercadorias.

          Após o processamento do pedido, inicia-se a separação (picking) e embalagem (packing) dos produtos. Então, seguem para a expedição e despacho à transportadora para envio ao cliente.

          O serviço de fulfillment para e-commerce também envolve rotinas como controle e rastreamento de estoque e pedidos, contemplando movimentações de produtos, quantidade armazenada, entre outros. 

          Esse acompanhamento pode ser feito em tempo real, especificamente quando a empresa de fulfillment realiza atualizações contínuas de movimentações no estoque. 

          Assim, é possível fazer uma gestão mais eficaz e realizar compras de mercadorias de forma estratégica, com melhor aproveitamento de recursos e redução do risco de perda de venda por não ter o produto em estoque.

          Por que terceirizar o fulfillment de seu e-commerce?

          Está em dúvida sobre o porquê terceirizar o fulfillment no e-commerce? Há vários motivos para fazer esse investimento em sua loja virtual. A seguir, apresentamos os principais:

          Diferencial competitivo

          A prestadora de serviço de fulfillment entrega uma logística rápida e que possui alta qualidade, o que é um diferencial competitivo para a empresa, passando maior profissionalismo e credibilidade. Assim, conseguirá atrair mais clientes e fidelizá-los. Por isso, compensa o investimento!

          Redução de custos

          Ao contratar uma empresa especialista para cuidar da operação logística, o e-commerce consegue reduzir custos, tendo processos mais enxutos e eliminando despesas desnecessárias.

          Isso ajuda a aumentar a margem de lucro do negócio, contribuindo positivamente para sua sustentabilidade e crescimento. Logo, é o investimento ideal para diminuir custos sem ter perda da qualidade na operação.

          Logística de alta qualidade

          O e-commerce que contrata serviços de fulfillment tem uma logística de qualidade superior. Não é para menos, afinal, todos os processos são realizados por profissionais especializados e atualizados.

          Além disso, a prestadora de serviços conta com estrutura logística adequada, equipamentos e tecnologia que dão suporte e otimizam a operação. O e-commerce tem acesso a tudo isso ao terceirizar, sem fazer um investimento direto. Portanto, de forma econômica.

          Oferta de melhor experiência para o cliente

          Quando a logística do e-commerce funciona com eficiência, a empresa consegue oferecer a melhor experiência para o cliente. Este é um ponto importante porque uma experiência encantadora faz toda a diferença!

          Se o cliente recebe um produto rapidamente, sem ter problemas em etapas de processamento, andamento do pedido e entrega, é possível conseguir sua satisfação com a loja.

          Com isso, o e-commerce tem maior chance de fidelizar esse cliente, com possibilidade de que retorne para realizar novas compras. Além disso, quando se oferece uma boa experiência ao cliente ele se torna um divulgador espontâneo da empresa, indicando-a para conhecidos.

          Na prática, isso significa que conseguirá atrair novos clientes sem ter esforço ou gasto extra para isso. Logo, um fulfillment de qualidade é capaz de gerar impactos positivos também nas vendas da loja online.

          Foco no core business

          A terceirização do fulfillment possibilita que o empreendedor mantenha seu foco no core business, dedicando mais tempo para o crescimento e sucesso do negócio.

          Não é para menos, já que se delega a gestão do processo logístico do e-commerce a uma empresa especialista, podendo voltar seus esforços para ações mais estratégicas. Tudo isso sem perder a qualidade da operação, é claro.

          Acesso à expertise da empresa

          Ao terceirizar o fulfillment, o e-commerce tem acesso à expertise da prestadora de serviços, garantindo conhecimento especializado de maneira mais simples e por um custo menor.

          Redução de riscos

          Ao contratar uma empresa especializada em gestão logística, o e-commerce consegue reduzir riscos inerentes à operação. Isso acontece porque os processos são realizados por especialistas, que conhecem os principais gargalos e atuam de forma preventiva, evitando-os.

          Melhora de desempenho e indicadores

          Se seu objetivo é ter um melhor desempenho logístico, com indicadores mais expressivos, o fulfillment também é um aliado. Ele possibilita uma melhor estruturação da operação, otimizando o desempenho.

          Leia também:

          >>> Micro-fulfillment: um modelo promissor de logística

          O que considerar ao escolher a empresa de fulfillment?

          Está em busca de empresas de fulfillment, mas não sabe exatamente como escolher a melhor para seu e-commerce? Para simplificar essa tarefa, basta considerar alguns pontos. Abaixo, você confere quais são eles:

          Necessidades do e-commerce

          Antes de iniciar a busca pela empresa de fulfillment perfeita, liste quais são as necessidades do e-commerce. Neste caso, considere o volume de pedidos, a quantidade de produtos que precisa armazenar, entre outros detalhes.

          Ao ter esse cuidado, é mais fácil identificar a prestadora de serviços que atende pontualmente às necessidades de seu negócio, garantindo uma parceira logística perfeita.

          Experiência da empresa

          Prefira uma empresa experiente, com profissionais qualificados e com tecnologia aplicada à operação, principalmente no controle de estoques e rastreamento de pedidos. 

          Dessa forma, aumenta-se a chance de ter um serviço de alta qualidade, com maior controle de informações, garantindo uma gestão logística eficiente ao e-commerce.

          Localização do centro logístico

          A localização do centro logístico da prestadora de serviços é um detalhe importante, porque ela influencia diretamente nos custos de transporte dos produtos e pedidos, bem como no tempo de entrega.

          A empresa que possui um centro logístico numa localização estratégica, isto é, mais perto do cliente final, é a melhor alternativa. Desse modo, conseguirá realizar entregas de pedidos com rapidez e um custo reduzido de transporte, sobretudo de last mile (última milha).

          Capacidade e flexibilidade de atendimento

          Também avalie qual é a capacidade e flexibilidade de atendimento da prestadora de serviços. Se seu plano é fazer seu e-commerce crescer nos próximos meses ou anos, é importante que a empresa consiga acompanhar esse movimento.

          Portanto, verifique se a prestadora de serviços possui flexibilidade para aumento (ou redução) para adaptação conforme sua demanda. O ideal é que tenha uma boa escalabilidade.

          Serviços garantidos em contrato

          Considere, também, quais serviços o contrato abrange, para saber se realmente atende as necessidades de seu e-commerce. Assim, evita-se a surpresa desagradável de a empresa não oferecer determinado processo que é importante para sua loja virtual.

          Referências da empresa

          Antes de fechar contrato com a empresa, busque referências sobre o trabalho que realiza. Este cuidado ajudará a saber previamente se seus clientes estão satisfeitos, tendo maior segurança com a contratação.

          Mas como buscar referências sobre a empresa? Há duas formas principais, sendo uma delas consultar conhecidos que já tenham utilizado o serviço de fulfillment logística e outra pela internet, no site da prestadora de serviços, redes sociais e plataformas de reclamação.

          Se encontrar alguma reclamação, principalmente online, procure verificar como é o atendimento da empresa, se ela está interessada em dar um retorno ao cliente e solucionar seu problema. Isso indica que age com profissionalismo e seriedade, valorizando o cliente.

          Preço do serviço

          Orçou um serviço de operação de fulfillment e recebeu um orçamento muito baixo? Por mais tentador que seja, evite fechar contrato imediatamente.

          O motivo disso é simples: preços irrisórios normalmente indicam baixa qualidade ou que o serviço não é tão abrangente quanto deveria, já que se trata de uma operação de fulfillment e não somente de uma etapa de logística.

          O ideal é escolher a prestadora de serviços que oferece o melhor custo-benefício para seu e-commerce, sempre tendo como base o preço médio praticado pelo mercado.

          Integrações entre sistemas

          O serviço envolve a integração entre sistemas para gerenciamento de estoque e processamento de pedidos, dando início automático ao processo de separação, embalagem e envio.

          Verifique como é a integração que a empresa oferece, se é feita com as principais plataformas de e-commerce do mercado e com marketplaces, caso os utilize. Quanto mais simples for essa integração, melhor.

          Serviços de fulfillment com a Guarde Mais

          A Guarde Mais presta serviços de fulfillment de excelência, prezando pelo total atendimento de necessidades, de modo a garantir uma operação fluida, de custo otimizado e que proporciona uma ótima experiência para o cliente.

          O serviço de fulfillment da Guarde Mais abrange quatro principais etapas do processo logístico. A seguir, destacamos quais são elas e explicamos como funcionam:

          Estoque

          O e-commerce encaminha os produtos para o centro logístico e a Guarde Mais faz o armazenamento. O espaço para isso é amplo, seguro e próprio para guarda de estoques, preservando as mercadorias.

          A Guarde Mais também atua no gerenciamento de entradas e saídas do estoque, disponibilizando informações precisas ao gestor ou empreendedor. Assim, poderá evitar faltas de produtos, contribuindo para que a empresa tenha um melhor controle do que possui de mercadoria.

          Separação dos produtos

          Etapa que também é conhecida como picking, na qual ocorre a seleção / separação de produtos dos pedidos do cliente. Tem início após o processamento do pedido do cliente, que é recebido de forma automática.

          A Guarde Mais segue uma lógica estruturada de organização e classificação dos produtos, para tornar a etapa de separação mais ágil. Além disso, adota processos rápidos, equipamentos modernos e usa a tecnologia para facilitar a identificação e registro de movimentações, conseguindo rastrear os produtos.

          Embalagem das mercadorias

          Nesta etapa, que também é chamada de packing, há a embalagem dos produtos do pedido do cliente. A embalagem utilizada deve ser adequada para transporte do produto, para reduzir o risco de avaria. Assim, há uma menor possibilidade de ter novos custos com reposição e novo transporte.

          Com o fulfillment logística e-commerce Guarde Mais, a loja online conta com um processo de embalagem de excelência, com cuidado no manuseio do produto, para minimizar o risco de danos e prejuízos.

          Transporte do pedido

          Trata-se da etapa final da operação, com o encaminhamento do pedido para o cliente. É a chamada last mile delivery, ou entrega de última milha, na qual o pacote chega ao cliente.

          Ao contratar a empresa de fulfillment Guarde Mais, seu negócio garante que todas essas etapas sejam feitas de maneira cuidadosa, com foco na qualidade e agilidade. Aproveite para entrar em contato e saber mais sobre o serviço!

          Diferenciais da Guarde Mais

          A Guarde Mais possui expertise em gestão completa do processo logístico, disponibilizando um serviço de fulfillment de alta qualidade, que realmente atende às necessidades do e-commerce.

          A empresa é referência em logística para e-commerce e self storage e disponibiliza serviços adaptáveis à demanda do cliente. Portanto, tem capacidade para atender seu negócio em diferentes momentos.

          O fulfillment Guarde Mais ainda conta com o diferencial de ter um excelente custo-benefício. Ele possibilita que o e-commerce tenha uma gestão logística eficiente, com processos ágeis e enxutos, reduzindo custos e garantindo melhores indicadores de desempenho, sobretudo na entrega.

          Além do fulfillment, a Guarde Mais também disponibiliza outros serviços de logística para e-commerce e conta com unidades nos principais polos logísticos do país. Entre em contato conosco para conhecer detalhes e contrate soluções que ajudarão no sucesso de sua loja online!

          Leia também:

          >>> Diferenças entre Fulfullment e Dropshipping: entenda os conceitos da logística

          >>> Por que investir em Centros de Distribuição para o seu e-commerce

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