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A Black Friday 2023 já está chegando e para ter sucesso nessa data importante para o varejo é essencial dar uma atenção extra à logística para e-commerce.
Uma logística bem-estruturada permitirá que seu e-commerce venda mais e proporcione uma boa experiência para o cliente, conseguindo fidelizá-lo.
Mas como preparar a logística de e-commerce para a Black Friday? Há estratégias infalíveis que sua loja online pode adotar. A seguir, apresentamos as principais! Confira e implemente todas para ter resultados incríveis na data!
A Black Friday estimula o consumo, afinal, quem não quer aproveitar a oportunidade de comprar algo que deseja pagando pouco? Os descontos maiores e específicos da data são os grandes atrativos, possibilitando que a loja online venda mais.
De acordo com uma pesquisa de intenção de compra na Black Friday 2023 feita pelo Méliuz, 95,2% dos participantes estão dispostos a comprar na data. Para comparação, esse total é 4% maior que em 2022.
A expectativa é de aumento nas vendas e do ticket médio, com 32% dos consumidores dispostos a gastar mais de R$ 1 mil. Para aproveitar essas oportunidades da Black Friday, é fundamental ter uma logística bem-preparada e estruturada.
Na data, o e-commerce precisa ter capacidade para atender uma demanda maior de pedidos. Isso envolve desde o estoque, passando pelo armazenamento até a entrega, com uso de transportadoras confiáveis e de excelente custo-benefício.
Desse modo, a loja online evita falta de estoque, consegue oferecer produtos com preços competitivos e vender mais, bem como evita problemas de entrega e oferece uma experiência encantadora ao cliente.
Daí a importância de preparar a logística para e-commerce! Assim, aumenta-se a chance de ter excelentes resultados na Black Friday, trazendo impactos positivos nas vendas, faturamento, captação e satisfação de clientes.
Agora que você já sabe o porquê investir na logística para e-commerce na Black Friday, resta uma dúvida: como prepará-la para a data? Há estratégias que você pode seguir para ter os melhores resultados.
Abaixo, apresentamos quais são as principais. Veja quais são e aproveite para implementá-las em seu negócio online:
Um dos segredos para ter um excelente resultado na Black Friday é se planejar com meses de antecedência. Indica-se que faça o planejamento para o evento, no mínimo, dois meses antes.
Esse cuidado permitirá que você defina o estoque perfeito para a ocasião, bem como que negocie a compra com fornecedores, conseguindo preços melhores. Também possibilita que contrate serviços antecipadamente, deixando tudo pronto e alinhado para o grande dia. Assim, a chance de erro e de caos é reduzida.
Mas como se planejar para a data? O ideal é que verifique dados de outra Black Friday que tenha participado, para relembrar acertos e erros, montando uma estratégia adequada ao seu negócio.
Caso seja um e-commerce novo e ainda não tenha esses dados, use informações de datas comemorativas nas quais fez promoções, como Dia do Consumidor, Dia das Mães ou Dia dos Namorados.
Não quer correr o risco de chegar na Black Friday sem estoque do produto que você vende mais? Então, confira informações de seu estoque, certificando-se de que tem mercadoria suficiente para atender a alta demanda da Black Friday.
Ferramentas de previsão de demanda podem ajudar nesse processo, determinando quantos produtos você deve ter em estoque para o dia. Normalmente, elas são disponibilizadas em softwares de gestão de estoque.
Se necessário, compre antecipadamente mais mercadorias, aproveitando preços mais atrativos e montando um estoque adequado para o evento.
Um detalhe importante: a verificação do estoque vale tanto aos produtos em si como para as embalagens. Portanto, não se esqueça de checar se há embalagem suficiente para suprir a demanda.
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Na Black Friday, oferecer o melhor preço faz o e-commerce se destacar e atrair mais vendas. Mas é importante que a loja online ofereça descontos sem ter prejuízos.
Uma das formas de conseguir isso é negociar preços mais baixos com os fornecedores. Assim, é possível trabalhar com descontos mais competitivos na Black Friday, sem prejudicar a lucratividade do negócio.
Tenha em mente que quanto mais você compra, maior a possibilidade de conseguir descontos com fornecedores. Portanto, tente fazer compras estratégicas para ter abatimentos e pagar menos, sempre com base em dados de seu estoque e previsão de demandas.
A logística de distribuição é um ponto fundamental no pós-Black Friday, já que se espera que o e-commerce cumpra prazos acordados com o cliente, atendendo às suas expectativas.
Você só consegue isso se utilizar transportadoras confiáveis, que tenham capacidade de atender o aumento de demanda da data, mesmo com prazos de entrega apertados.
Busque por transportadoras com essas características e procure fechar parcerias com elas, negociando melhores valores de fretes ou até a entrega grátis.
Lembre-se de que um dos principais motivos para abandono de carrinho é o preço alto do frete, portanto, trabalhar com valores mais atrativos pode ajudar a vender mais.
Se você ainda não tem processos automáticos, é interessante investir nisso, inclusive meses antes da Black Friday, para ter tempo para implementar e ajustar o software.
Mas por que automatizar os processos é importante? Simples: o e-commerce passa a ter um maior controle de estoque, com dados precisos para tomada de decisão de compras.
O processamento do pedido é automático, bem como o início de processos de separação, embalagem e envio, com rastreamento em tempo real. Assim, é possível reduzir o tempo de finalização do pedido, acelerando a entrega.
A loja online de pequeno e médio porte pode ter dificuldade para aumentar sua estrutura logística por conta própria para a Black Friday. É aí que os serviços de logística para e-commerce fazem a diferença!
Esses serviços dão escalabilidade ao e-commerce, viabilizando o atendimento de demandas na Black Friday sem ter um custo elevado. Entre os principais serviços que você pode contratar, destaque aos de armazenamento, last mile e fulfillment.
A Guarde Mais disponibiliza tais soluções, sendo a empresa logística e-commerce perfeita para atender seu negócio na Black Friday. Entre em contato e saiba mais!
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