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          Logística para e-commerce: estratégias para ter sucesso na Black Friday

          Confira estratégias de logística para e-commerce para ter uma Black Friday de sucesso, conquistando excelentes resultados na data!

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          O que você vai encontrar neste artigo:

          A Black Friday 2023 já está chegando e para ter sucesso nessa data importante para o varejo é essencial dar uma atenção extra à logística para e-commerce.

          Uma logística bem-estruturada permitirá que seu e-commerce venda mais e proporcione uma boa experiência para o cliente, conseguindo fidelizá-lo.

          Mas como preparar a logística de e-commerce para a Black Friday? Há estratégias infalíveis que sua loja online pode adotar. A seguir, apresentamos as principais! Confira e implemente todas para ter resultados incríveis na data!

          imagem com as escritas black friday em preto com uma faixa entre elas

          Black Friday: por que preparar a logística do e-commerce?

          A Black Friday estimula o consumo, afinal, quem não quer aproveitar a oportunidade de comprar algo que deseja pagando pouco? Os descontos maiores e específicos da data são os grandes atrativos, possibilitando que a loja online venda mais.

          De acordo com uma pesquisa de intenção de compra na Black Friday 2023 feita pelo Méliuz, 95,2% dos participantes estão dispostos a comprar na data. Para comparação, esse total é 4% maior que em 2022.

          A expectativa é de aumento nas vendas e do ticket médio, com 32% dos consumidores dispostos a gastar mais de R$ 1 mil. Para aproveitar essas oportunidades da Black Friday, é fundamental ter uma logística bem-preparada e estruturada.

          Na data, o e-commerce precisa ter capacidade para atender uma demanda maior de pedidos. Isso envolve desde o estoque, passando pelo armazenamento até a entrega, com uso de transportadoras confiáveis e de excelente custo-benefício.

          Desse modo, a loja online evita falta de estoque, consegue oferecer produtos com preços competitivos e vender mais, bem como evita problemas de entrega e oferece uma experiência encantadora ao cliente.

          Daí a importância de preparar a logística para e-commerce! Assim, aumenta-se a chance de ter excelentes resultados na Black Friday, trazendo impactos positivos nas vendas, faturamento, captação e satisfação de clientes.

          Estratégias de logística para e-commerce na Black Friday

          Agora que você já sabe o porquê investir na logística para e-commerce na Black Friday, resta uma dúvida: como prepará-la para a data? Há estratégias que você pode seguir para ter os melhores resultados.

          Abaixo, apresentamos quais são as principais. Veja quais são e aproveite para implementá-las em seu negócio online:

          1. Planeje-se antecipadamente

          Um dos segredos para ter um excelente resultado na Black Friday é se planejar com meses de antecedência. Indica-se que faça o planejamento para o evento, no mínimo, dois meses antes.

          Esse cuidado permitirá que você defina o estoque perfeito para a ocasião, bem como que negocie a compra com fornecedores, conseguindo preços melhores. Também possibilita que contrate serviços antecipadamente, deixando tudo pronto e alinhado para o grande dia. Assim, a chance de erro e de caos é reduzida. 

          Mas como se planejar para a data? O ideal é que verifique dados de outra Black Friday que tenha participado, para relembrar acertos e erros, montando uma estratégia adequada ao seu negócio.

          Caso seja um e-commerce novo e ainda não tenha esses dados, use informações de datas comemorativas nas quais fez promoções, como Dia do Consumidor, Dia das Mães ou Dia dos Namorados.

          2. Confira seu estoque

          Não quer correr o risco de chegar na Black Friday sem estoque do produto que você vende mais? Então, confira informações de seu estoque, certificando-se de que tem mercadoria suficiente para atender a alta demanda da Black Friday.

          Ferramentas de previsão de demanda podem ajudar nesse processo, determinando quantos produtos você deve ter em estoque para o dia. Normalmente, elas são disponibilizadas em softwares de gestão de estoque. 

          Se necessário, compre antecipadamente mais mercadorias, aproveitando preços mais atrativos e montando um estoque adequado para o evento.

          Um detalhe importante: a verificação do estoque vale tanto aos produtos em si como para as embalagens. Portanto, não se esqueça de checar se há embalagem suficiente para suprir a demanda.

          Leia também:

          >>> Como funciona a logística de um e-commerce?

          3. Negocie com fornecedores

          Na Black Friday, oferecer o melhor preço faz o e-commerce se destacar e atrair mais vendas. Mas é importante que a loja online ofereça descontos sem ter prejuízos.

          Uma das formas de conseguir isso é negociar preços mais baixos com os fornecedores. Assim, é possível trabalhar com descontos mais competitivos na Black Friday, sem prejudicar a lucratividade do negócio.

          Tenha em mente que quanto mais você compra, maior a possibilidade de conseguir descontos com fornecedores. Portanto, tente fazer compras estratégicas para ter abatimentos e pagar menos, sempre com base em dados de seu estoque e previsão de demandas.

          4. Faça parcerias com transportadoras

          A logística de distribuição é um ponto fundamental no pós-Black Friday, já que se espera que o e-commerce cumpra prazos acordados com o cliente, atendendo às suas expectativas.

          Você só consegue isso se utilizar transportadoras confiáveis, que tenham capacidade de atender o aumento de demanda da data, mesmo com prazos de entrega apertados.

          Busque por transportadoras com essas características e procure fechar parcerias com elas, negociando melhores valores de fretes ou até a entrega grátis. 

          Lembre-se de que um dos principais motivos para abandono de carrinho é o preço alto do frete, portanto, trabalhar com valores mais atrativos pode ajudar a vender mais.

          5. Automatize processos

          Se você ainda não tem processos automáticos, é interessante investir nisso, inclusive meses antes da Black Friday, para ter tempo para implementar e ajustar o software.

          Mas por que automatizar os processos é importante? Simples: o e-commerce passa a ter um maior controle de estoque, com dados precisos para tomada de decisão de compras.

          O processamento do pedido é automático, bem como o início de processos de separação, embalagem e envio, com rastreamento em tempo real. Assim, é possível reduzir o tempo de finalização do pedido, acelerando a entrega.

          6. Contrate serviços de logística para e-commerce

          A loja online de pequeno e médio porte pode ter dificuldade para aumentar sua estrutura logística por conta própria para a Black Friday. É aí que os serviços de logística para e-commerce fazem a diferença!

          Esses serviços dão escalabilidade ao e-commerce, viabilizando o atendimento de demandas na Black Friday sem ter um custo elevado. Entre os principais serviços que você pode contratar, destaque aos de armazenamento, last mile e fulfillment. 

          A Guarde Mais disponibiliza tais soluções, sendo a empresa logística e-commerce perfeita para atender seu negócio na Black Friday. Entre em contato e saiba mais!

          Leia também:

          >>> Como escolher uma empresa de fulfillment para e-commerce?

          >>> 10 práticas de logística para garantir o sucesso do seu e-commerce

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