Santo André, cidade localizada no ABC Paulista, é uma boa opção para quem busca um lugar com excelente qualidade de vida para morar.
Está pensando em se mudar para a cidade de Santo André/SP? Então, confira aqui tudo o que você precisa saber sobre ela para ajudar na sua decisão!
Santo André foi fundada em 1553, mas somente em 1910 ganhou esse nome. Antes, já foi chamada de São Bernardo da Borda do Campo e São Bernardo.
A cidade só foi apresentar um considerável crescimento populacional e de infraestrutura a partir da segunda metade do século XIX, quando a São Paulo Railway construiu nas proximidades uma estação ferroviária, cuja linha interligava o litoral ao planalto paulista.
Durante a primeira metade do século XX, Santo André ganhou fábricas de diversos setores. Devido ao seu desenvolvimento industrial acelerado, a cidade se tornou independente e passou a receber incentivos fiscais para abrigar unidades de empresas multinacionais.
Todo esse desenvolvimento econômico atraiu várias pessoas ao longo de décadas em busca de oportunidades de trabalho e também incentivou o desenvolvimento da infraestrutura da cidade, que hoje é completa, com vasta oferta de serviços para a população e empresas.
Quais são os melhores bairros para morar em Santo André, especificamente? Há alguns que sempre chamam a atenção por ter uma ampla rede comercial e de serviços. A seguir, listamos alguns deles:
É um dos bairros mais valorizados da cidade, com alto índice de qualidade de vida. É, inclusive, uma opção para quem deseja estar próximo de restaurantes, bares e vida noturna agitada.
Se você gosta de estar próximo da natureza, esse é o bairro perfeito de Santo André para isso. Vila Assunção possui uma alta concentração de área verde e abriga o Parque Central, o maior dos parques da cidade. Nele, há diversas atividades ao ar livre e espaços dedicados à prática de esportes.
No bairro Vila Gilda está o shopping ABC, que é o principal de Santo André. Outro diferencial é que a região possui fácil acesso para o Parque Central, da Vila Assunção, bem como à avenida Portugal, que é uma das mais arborizadas da cidade.
O Centro é o bairro para quem deseja estar próximo de tudo, inclusive do trabalho. Nele, está a sede da prefeitura municipal, além do Theatro Municipal, que realiza várias apresentações todo ano.
Também abriga o Parque IV Centenário, bem como vasto comércio, bares, restaurantes, escritórios, consultórios, entre outras empresas prestadoras de serviços.
Leia também:
>>> 7 dicas para organizar a mudança
Morar em Santo André possui várias vantagens, principalmente em comparação à própria capital São Paulo e cidades do ABC Paulista. Veja, a seguir, quais são elas:
Locomover-se por Santo André é descomplicado, uma vez que a cidade possui sistema de transporte público robusto, com linhas de trem, metrô e farta oferta de linhas de ônibus.
Quem mora na região também tem fácil acesso ao corredor ABD, que tem transporte sustentável, movido à eletricidade, por meio de trólebus.
Além disso, a partir da cidade há fácil acesso à Rodovia Anchieta e ao Rodoanel Mário Covas, podendo se locomover para cidades vizinhas de maneira descomplicada.
Os moradores da região conseguem chegar à capital paulista em apenas 9 minutos de carro, pela avenida do Estado, além de ter acesso rápido a São Caetano do Sul.
Santo André possui vasta oferta de lazer, com destaque para as áreas verdes, especialmente para parques que disponibilizam espaços para a prática de esportes.
A cidade também conta com o Theatro Municipal, no qual são feitas apresentações anuais, entre elas a da Orquestra Sinfônica de Santo André.
Se você gosta mais de gastronomia e vida noturna um pouco mais agitada, não faltam opções de restaurantes e bares na região, com alternativas para todos os gostos e bolsos.
Santo André consolidou uma ampla rede comercial e de serviços, atendendo completamente a população local. Há diversas opções de lojas, bem como de hospitais, escolas, bancos, academias, supermercados, entre outras empresas.
A cidade possui excelente qualidade de vida, tanto que já foi considerada a quinta melhor do Brasil para pais criarem filhos, bem como a oitava melhor cidade do Estado de São Paulo e quinta em limpeza urbana e sustentabilidade.
Morar em Santo André tem custo muito mais acessível do que na capital paulista, principalmente no que se refere a aluguéis ou compra de imóveis, tudo isso sem perder a comodidade de estar perto de São Paulo.
Mudar pode ser estressante, afinal, sempre há muita caixa para todos os lados e muita bagunça. Mas, há uma forma de amenizar isso e reduzir o estresse, é só contratar um self storage em Santo André.
O self storage é um serviço de autoarmazenamento no qual você aluga um espaço e guarda seus itens pelo período que precisa, pagando um preço mais acessível do que um guarda volumes tradicional.
Dessa forma, você pode aumentar a área útil em seu novo lar, podendo ter mais espaço para organizá-lo com calma e deixá-lo exatamente da forma como sempre sonhou.
Há duas opções principais de self storage que podem lhe ajudar nesse momento de mudança. Uma delas é o guarda móveis em Santo André, alternativa dedicada especificamente para o armazenamento dessas peças.
Outra opção é o guarda volumes, no qual você consegue armazenar diferentes tipos de objetos, sem focar em somente uma categoria como acontece no caso do guarda móveis.
A Guarde Mais, empresa referência em self storage em todo o país, conta com unidades em locais estratégicos em Santo André, oferecendo serviços de autoarmazenamento de excelente qualidade.
Há guarda móveis no bairro Erasmo Assunção em Santo André, além de guarda volumes no bairro Parque João Ramalho em Santo André, ambos com estrutura completa e segurança reforçada. Aproveite para conhecer e contratar!
Leia também:
>>> Cuidados com itens sensíveis em uma mudança
>>> Aluguel de Box: Solução para quem não tem espaço em casa