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Organização de almoxarifado: 8 dicas infalíveis

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O almoxarifado da empresa é sempre um espaço de difícil organização e isso pode acabar atrapalhando a rotina da empresa, confira 8 dicas infalíveis para organização de almoxarifado.

A logística tem um papel muito importante para o bom desempenho da sua empresa e quando o almoxarifado não funciona da maneira correta, pode acabar afetando sua empresa. Entretanto, antes de continuar vamos falar um pouco sobre, o que é almoxarifado?

imagem de duas pessoas no almoxarifado, um homem segurando uma caixa e uma mulher com um tablet na mão.

Basicamente, é um espaço físico que empresas públicas e privadas, usam para controlar ou estocar seus materiais. Seja para consumo ou para reposição de estoque. Inclusive algumas empresas podem usar dois nomes para o mesmo espaço, almoxarifado e estoque. O tamanho desse espaço irá depender das necessidades da empresa, algumas ocupam um armazém, outras um depósito, galpão ou um pequeno espaço na empresa.

Portanto, sem a administração correta, pode se tornar um lugar para depósito para coisas inúteis ou para coisas que ninguém sabe onde colocar. Tornando difícil, a simples tarefa de encontrar um objeto, e ainda levando a prejuízo sérios pela perda da validade dos produtos.

Por isso, é tão importante que o almoxarifado, esteja sempre bem organizado. Então, antes de iniciar o processo de organização, a empresa precisa entender bem qual é a função do almoxarifado na empresa. Caso, ele esteja sendo usado para mais de uma função, o primeiro passo é separar essas funções.

Lembre-se almoxarifado não é depósito! Se sua empresa possui objetos ou arquivos que raramente usa, mas, são estocados com objetos de uso frequente no almoxarifado, isso deve mudar!

O ideal para a organização de almoxarifado, é que esses objetos passem por uma separação e vão para o armazenamento em um self storage para empresas!

 

O que é um self storage?

Self storage é um termo que vem do inglês e significa autoarmazenamento. Nesses espaços as empresas podem guardar vários tipos de materiais, que só são necessários uma vez ou outra.

Existe uma grande variedade de documentos que são necessários ser armazenados por até 5 anos, para comprovação fiscal. Esse tipo de material, que é pouco ou raramente utilizado não deve ficar estocado no almoxarifado. Pois, só irá atrapalhar a rotina de trabalho, além de ocupar um espaço tão importante para organização.

O box de self storage usado para armazenar arquivos da empresa possui diversos tamanhos. Existem box para armazenar apenas algumas caixas de arquivos, e também tamanhos que permitem o armazenamento de várias mobílias e estoques de empresas.

Aliás, se sua preocupação está relacionada a custo, saiba que o valor é bastante reduzido! Além disso, os espaços de self storage é totalmente seguro, todo o acesso é controlado e monitorado por câmeras, apenas clientes tem acesso. Já em relação à privacidade dos itens armazenados, pode ficar tranquilo. Somente o locador do espaço é que possui a chave!

Os espaços possuem ventilação e são dedetizados com frequência para manter seus objetos longe do mofo e da visita indesejada de insetos. Portanto, você pode estar se perguntando quais objetos pode ou não armazenar em um self storage, basicamente quase tudo.

Entretanto, devemos excluir materiais inflamáveis, tóxicos corrosíveis e com possível risco de explosão. Qualquer tipo de arma, produto de origem ilegal, seres vivos ou mortos, plantas e objetos de valor, não possuem permissão.

Certamente, outro ponto bastante interessante, é que você não precisa ter um contrato longo de locação. Já que esse espaço é bastante flexível, você pode alugar um espaço menor e se sua necessidade aumentar, é só trocar para um espaço maior o que contribui para a organização de almoxarifado.

 

Dicas infalíveis para organização de almoxarifado

Agora que todos os itens supérfluos foram separados e armazenados no self storage, vamos às dicas de como organizar o almoxarifado!

 

Dica 1 – Responsável pelo almoxarifado

Primeiramente, é essencial que sua empresa contrate um supervisor de almoxarifado! Esse é o profissional responsável por supervisionar toda a rotina de recebimento, cadastramento, estocagem e liberação de materiais e mercadorias.

Ter um responsável por esse setor da empresa é essencial para manter a organização de almoxarifado! O profissional deverá utilizar uma planilha controle de estoque almoxarifado para manter tudo em dia. Entretanto, se sua empresa não disponibiliza de um único funcionário para isso, é preciso designar um responsável para tal função.

 

Dica 2 – Ter o espaço adequado

Primeiramente, a empresa deve pensar no tamanho do espaço que será usado como almoxarifado.  Não pode ser demasiadamente grande e nem pequeno demais, é preciso ser bem iluminado, ventilado, com paredes impermeabilizadas e dedetizado!

Com o espaço necessário determinado, é preciso pensar no layout de almoxarifado. No layout será definido o tamanho das prateleiras, a organização dos produtos e todos os outros elementos e espaços necessários para o andamento dos processos.

 

Dica 3 – Manter o local limpo

Pode parecer absurda essa dica, mas não é incomum que muitas empresas não incluam esse espaço na faxina da empresa. Porém, isso é um erro grave! A falta de limpeza leva ao acúmulo de sujeita, que torna o local perfeito para visita de ratos, baratas, aranhas e outros insetos que podem estragar sua mercadoria!

 

Leia também:
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Dica 4 – Fique atento ao peso e tamanho dos produtos

No momento da organização do espaço é preciso fazer um controle de almoxarifado e organizar adequadamente os produtos. Cada prateleira é feita para aguentar um peso, é preciso ficar atento a isso para evitar acidentes futuros.

Outra questão é que objetos pesados devem ficar nas prateleiras de baixo e objetos leves nas prateleiras de cima. Por fim, materiais com prazos de vencimento próximos devem estar posicionados à frente dos demais.

 

 Dica 5 – Manter o controle em dia

A principal função do almoxarifado é manter o estoque da empresa. Portanto, o colaborador responsável pelo espaço precisa manter o controle em dia. Tudo precisa estar identificado, classificado e a contagem de toda mercadoria em dia!  Isso é essencial para que a empresa possa administrar suas vendas e compras de materiais evitando o desperdício!

 

Dica 6 – Fique atento a mercadorias paradas

Mercadoria parada pode representar um risco para sua empresa! Por isso, é essencial periodicamente fazer um levantamento para manter a organização do estoque em dia.

Veja o que está encalhado e o que saí com maior frequência, essa é uma forma de saber qual é o momento ideal para uma promoção ou para compra de um produto.

 

Dica 7 – Tenha ferramentas para te auxiliar

Se seu almoxarifado é muito grande o ideal é sempre contar com software de gestão! Aliás, esses aplicativos possuem integração a área de vendas e compras. O que melhora ainda mais a organização de almoxarifado.

 

Dica 8 – Libere espaço!

box self storage

Lembre-se, o almoxarifado é um espaço importante para sua empresa, não use como depósito de materiais inúteis para sua empresa. Prefira alugar um espaço como o self storage.

 

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