Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          Qual é a função da logística empresarial?

          Saiba qual a importância da logística empresarial para o seu negócio e como implementá-la para ter resultados.

          |

          O que você vai encontrar neste artigo:

          Há quem pense que a logística empresarial envolve apenas o transporte de mercadorias e suprimentos. No entanto, ela também abrange o gerenciamento de estoque, o percurso que a matéria-prima leva até a empresa, o controle dos itens que estão no box para armazenagem e a saída do produto final.

          O setor da logística empresarial é o responsável por toda essa organização, mantendo o controle da produção através da entrega dos insumos até a distribuição dos produtos finalizados. Também cuida da entrega de produtos ao cliente.

          Se algo sai errado, certamente irá atrapalhar todo o negócio. Entenda, aqui, um pouco mais sobre a função da logística empresarial e como trabalhá-la adequadamente em sua empresa!

          imagem de conferente em trabalhando com logística de uma empresa

          O que é a logística empresarial?

          Em poucas palavras, a logística empresarial é o setor que controla desde a quantidade de insumos para a produção de novos produtos, como também a entrega desses produtos finalizados.

          Isso envolve desde a locação de container para armazenamento, controle de estoque e o transporte. Parece simples, mas em cada uma dessas fases há outras menores, como a segurança de acordo com cada etapa, manutenção, controle de acesso, entre outras.

          Também faz parte da logística empresarial o controle de custos. Afinal, toda essa gestão precisa ser feita de maneira assertiva e com o melhor custo benefício. Nada de custos desnecessários exorbitantes, mas sim investindo no que realmente importa e da melhor forma.

          Na logística empresarial, o foco é garantir que a operação funcione de modo rápido e eficiente a um menor custo. Normalmente, o trabalho é realizado em quatro etapas principais, a de aquisição, movimentação, armazenamento e entrega dos produtos aos clientes finais.

          A logística empresarial atua na coordenação dessas etapas, garantindo que aconteçam de forma integrada, com fluxos ágeis e econômicos. Isso impacta diretamente na satisfação do cliente, ajudando a encantá-lo e fidelizá-lo.

          Logística empresarial: qual sua importância?

          Uma logística empresarial bem estruturada permite que a empresa tenha uma boa produtividade, economize em processos, reduza erros, retrabalhos e custos. 

          Como resultado, é possível garantir uma operação mais lucrativa e que contribui positivamente com as vendas e relacionamento com o cliente. Não é para menos, afinal, possibilita concluir pedidos no prazo ou antes dele, proporcionando uma experiência de compra encantadora. 

          Quando a experiência do cliente é ótima, aumenta-se a chance de fidelizá-lo, portanto, há uma maior possibilidade de recompra. Além disso, ele tende a indicar a empresa a conhecidos, o que possibilita atrair novos clientes sem ter gastos diretos para isso.

          Quais são os benefícios da logística empresarial?

          Quando se investe em logística empresarial, é possível contar com benefícios especiais. A seguir, você conhece quais são os principais e entende o porquê de esse investimento fazer toda a diferença para empresas:

          Maior produtividade

          Quando se adota a logística empresarial, é possível integrar processos, otimizá-los e padroniza-los, o que dá maior fluidez a eles. Assim, é possível ter uma maior produtividade.

          Agilidade em processos

          Também se ganha agilidade em processos, que passam a ser enxutos e integrados. Isso é outro detalhe que contribui para o aumento da produtividade, atendendo demandas no prazo ou antes dele.

          Melhor visibilidade da operação e processos

          Na logística empresarial, todos os processos ocorrem de forma integrada, o que possibilita que o gestor tenha uma melhor visibilidade da operação.

          Desse modo, consegue acompanhar processos com maior assertividade, podendo identificar rapidamente eventuais gargalos para corrigi-los o quanto antes, evitando prejuízos à empresa.

          Redução de custos

          Com a integração de processos, otimização e automatização, é possível reduzir ou eliminar custos / desperdícios. Também dá para cortar rotinas desnecessárias, trazendo para a empresa uma diminuição significativa de despesas.

          Possibilidade de maximizar lucros

          A logística empresarial viabiliza a maximização de lucros, porque ela reduz custos e aumenta a produtividade. O valor que a empresa economiza pode ser utilizado para melhoria de processos e operação, o que pode gerar uma lucratividade ainda maior.

          Leia também:

          >>> Guarde Mais fecha parceria com empresa especializada em fulfillment

          Como implementar a logística empresarial em seu negócio?

          Tem interesse em implementar a logística empresarial em seu negócio? Então, confira as dicas que separamos para te ajudar nesse processo, realizando-o com excelência:

          Faça o mapeamento e a integração de dados e processos

          Dessa maneira, conseguirá conhecer todo o processo, tendo acesso a dados confiáveis. Além disso, poderá realizar integrações, eliminando tarefas desnecessárias e despesas supérfluas.

          Automotize a operação logística

          Outra forma de ter uma logística empresarial eficiente é com a automatização de processos e operação. Assim, as atividades serão realizadas com maior facilidade e terá acesso a relatórios com dados mais assertivos, podendo tomar decisões mais embasadas.

          Elimine processos desnecessários e corte desperdícios

          Quando se mapeia os processos da área, fica mais fácil identificar quais processos são desnecessários e onde estão os desperdícios. Dessa maneira, conseguirá cortá-los e tornar a logística mais eficiente a um menor custo.

          Melhore processos

          Identifique quais são as principais oportunidades de melhoria em processos e procure implementá-las. Assim, conseguirá deixar a operação mais ágil e produtiva sem ter um custo elevado com logística em médio e longo prazos.

          Adote soluções logísticas terceirizadas

          Se a empresa não tem orçamento disponível para implementar uma logística eficiente, uma alternativa é adotar soluções terceirizadas. Entre elas, destaque para o self storage, que é um serviço de armazenamento logístico de mercadorias, suprimentos, entre outros materiais.

          O self storage tem funcionamento simples: o cliente aluga um espaço, também chamado de box ou container, e armazena nele todos os itens que deseja, pelo tempo que precisar. Ele funciona como um guarda estoque, mantendo os materiais seguros.

          Trata-se de uma solução logística terceirizada interessante para empresas que não possuem espaço para armazenamento, podendo guardar mercadorias e materiais de forma correta, evitando riscos, danos e prejuízos.

          Além disso, o self storage para empresas tem preço mais acessível do que alugar um imóvel maior ou galpão para armazenamento de estoque. Assim, é possível economizar nesse processo.

          Locação de container de self storage

          Um dos grandes desafios da logística é manter um estoque eficiente e organizado. A gestão de estoque não é tarefa simples, afinal, além do controle dos itens disponíveis é preciso que eles sejam armazenados adequadamente. Estando em segurança, evitar-se desperdícios e prejuízos com avarias nas caixas.

          A locação de container para armazenagem é uma excelente alternativa! O estoque poderá ficar armazenado em segurança no box e somente você terá acesso com sua chave. Isso facilita para que a logística retire os produtos diretamente no self storage em containers e o leve até o destino.

          O self storage é um lugar específico para armazenamento de coisas, não somente de estoque. É possível guardar móveis em containers, documentos, itens pessoais e armazenar o estoque de toda sua loja. Seja matéria-prima ou o produto finalizado.

          A grande vantagem da locação de container de self storage é a possibilidade de alugar somente o espaço que você vai realmente precisar. Existe box a partir de 1m². Dessa forma, você poderá aumentar o tamanho do box conforme sua necessidade e o crescimento do seu negócio. 

          Ao alugar um galpão, por exemplo, você pagará um valor muito alto para um espaço desnecessário. Sem contar que o serviço também tem taxas adicionais, como a de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

          O container para self storage é um grande aliado da logística. Até mesmo porque é possível distribuir o estoque em pontos estratégicos, agilizando o envio da mercadoria até o comprador final.

          Vale frisar que o self storage não serve apenas para guardar estoque de produtos prontos. Pode também ser armazenado itens como amostras de produtos, equipamentos, cenários e figurinos para fotografia e filmagem, tecidos, peças no geral, arquivo morto, entre outros itens que você precisa ter, mas que ocupam espaço no seu ambiente de trabalho. 

          O que considerar ao contratar um self storage para empresas?

          Decidiu adotar nossa dica e usar um self storage para empresas? Então, saiba que é importante considerar alguns pontos essenciais para acertar na contratação da empresa de box para armazenamento. A seguir, você descobre quais são:

          Estrutura de self storage

          É importante que a empresa tenha uma estrutura de self storage completa, com estacionamento próprio para te dar privacidade em carregamentos e descarregamentos e boxes em vários tamanhos, para escolher aquele que é mais adequado à sua demanda.

          Segurança

          A segurança é um ponto importante, pois garante que seu estoque esteja protegido. Antes de finalizar a contratação do serviço, faça uma visita à unidade de self storage para verificar como é o esquema de segurança dela.

          A unidade possui estacionamento privativo? Os boxes são de uso exclusivo do cliente? O local conta com portaria com acesso controlado, monitoramento 24 horas e alarmes? Há a possibilidade de contratar um seguro a parte? Se a resposta for sim para todas essas perguntas, a empresa de self storage é segura!

          Diferenciais da empresa

          Sempre confira, também, os diferenciais da empresa. Quanto mais ela oferecer, melhor. Verifique se se trata de uma prestadora de serviços experiente no mercado, se sua localização é estratégica e se o serviço tem fácil contratação, entre outros.

          Contratar self storage para empresas

          A Guarde Mais é a parceira perfeita para você implementar o self storage em sua empresa, contribuindo para que tenha uma logística muito mais eficiente.

          O serviço pode ser contratado por empresas de diferentes segmentos, embora seja um grande aliado de e-commerces, negócios de pequeno e médio porte. Conheça e contrate com a Guarde Mais!

          Leia também:

          >>> 5 maneiras de reduzir os custos de manutenção de estoque da sua empresa

          >>> Qual a relação entre last mille e self storage?

          Deixe seu Comentário
          Deixe seu Comentário

          dois × 3 =

          Fale conosco via whatsapp Clique aqui
          Idiomas