Solicite um orçamento, é rápido!
Solicite um orçamento, é rápido!
BLOG

Conheça estratégias eficazes de logística para lojas virtuais

|

A logística para e-commerce merece uma atenção especial quando se tem uma loja online. Quando todo o processo de logística é eficaz, a chance de sucesso da empresa é alta.

Mas como garantir uma logística de e-commerce eficaz? Aqui, listamos algumas estratégias perfeitas para lojas virtuais. Confira quais são e aproveite para adotá-las em seu negócio.

imagem ilustração de meios de transporte relacionados a logistica

Por que uma logística eficaz é importante para o e-commerce?

A princípio, é importante saber por que uma logística eficaz é importante para lojas virtuais. A resposta é simples: ela é muito mais vantajosa para o e-commerce, funcionando como um diferencial de mercado.

Uma logística de qualidade combina processos ágeis, menor retrabalho, redução de custos e maior margem de lucro. Mas não é só isso: a entrega da empresa começa a funcionar bem.

Na prática, isso significa que todos os processos passam a ter maior rapidez e a entrega ao cliente acontece no prazo ou antes dele. Pode parecer um detalhe de menor importância, mas não é!

Uma entrega ágil e sem complicações ajuda a proporcionar uma excelente experiência ao cliente. Com isso, as chances de fidelizá-lo são maiores. Logo, o cliente retorna para realizar novas compras porque sabe que terá o produto no prazo e sem complicações. 

Portanto, o e-commerce aumenta seu índice de recompras. Paralelamente, o cliente fidelizado é mais propício a indicar sua loja virtual para conhecidos, possibilitando que capte novos clientes e negócios gratuitamente.

É justamente por conta dessas vantagens que é tão importante dar uma atenção especial para a logística no e-commerce! Assim, há uma maior chance de conquistar resultados e ter um crescimento sustentável de seu negócio!

 

Estratégias eficazes de logística para e-commerce

Uma das formas de ter uma logística de qualidade em seu e-commerce é investindo em estratégias eficazes. A seguir, listamos as principais! Confira quais são e aproveite para implementá-las em sua loja virtual:

 

Tenha um planejamento logístico

O planejamento logístico tem como foco estabelecer processos de aquisição, armazenamento, separação e transporte de mercadorias, contribuindo para que sejam feitos com qualidade e custo otimizado.

Esse planejamento é feito considerando variáveis, práticas, tecnologias, estoque, entre outros detalhes, para garantir um bom andamento das atividades e solução rápida de problemas, quando identificados.

 

Negocie fretes

O frete é um dos principais responsáveis por encarecer o processo de logística. Mas dá para economizar, é só negociar fretes com transportadoras. Normalmente, é possível baixar o valor conforme a quantidade de envios. Se enviar muito, paga menos.

Tente oferecer mais de uma opção de frete para o cliente, o que aumenta suas chances de realizar vendas. Caso seja possível e viável, faça parceria com transportadoras, para reduzir seus custos com entregas.

 

Faça controle de estoque

O controle de estoque é essencial para evitar faltas de mercadorias, bem como perdas e desperdício de dinheiro. Assim, a empresa sabe exatamente o que tem e consegue se programar melhor para períodos sazonais de vendas como a Black Friday ou Natal.

O ideal é que faça a automatização do controle de estoque, com uso de ferramentas e sistemas logísticos que lhe oferecerão uma visão ampla da quantidade de mercadorias e índices de performance.

 

– Leia também:
>>> Qual tipo de estoque pode ser armazenado em um self storage?

 

Otimize processos

Quanto mais rápido, eficaz e econômico o processo logístico, melhor. Para isso, é importante mapear e otimizar processos da área, tentando simplificá-los, automatizá-los e realizá-los rapidamente a um menor custo.

É interessante passar por todos os processos, desde a compra da mercadoria ou insumos, passando pelo recebimento e armazenamento, separação, embalagem, expedição e transporte ao cliente.

Vale lembrar que o indicado é reduz custos de processos, mas não abrir mão da qualidade. Por exemplo, se a qualidade de armazenamento for ruim, há o risco de perder mercadorias, o que causa prejuízos ainda maiores.

A mesma ideia vale para as embalagens de produtos. Caso sejam frágeis e não protejam os pedidos até o destino final, os produtos chegarão danificados ao cliente, que não ficará satisfeito com a compra. A empresa ainda terá de reenviar o produto, tendo novos gastos.

Portanto, busque economizar ao otimizar processos da cadeia logística do e-commerce, mas sem deixar a qualidade de lado. Assim, o custo-benefício é melhor!

 

Terceirize processos logísticos 

Investir em uma estrutura de logística de e-commerce completa não é tarefa fácil e econômica. Mas isso não significa que sua loja virtual precisa ter uma logística ineficaz!

Uma boa forma de ter processos logísticos de excelência é terceirizá-los. Dá, por exemplo, para contratar serviços de fulfillment, transferindo a responsabilidade de processos para um operador terceirizado.

O operador fulfillment é uma empresa especialista em logística que faz processos básicos da área, como armazenamento e gestão de estoque, importação de pedidos, separação de produtos, embalagem, expedição, liberação para transportadora, gestão de entregas e fretes.

Ao contratar uma empresa que presta serviços de fulfillment, o e-commerce garante uma logística de alta qualidade a um menor custo do que implementar toda a área internamente. Por isso, vale o investimento.

Caso não queira terceirizar todo o processo, existe a possibilidade de fazer isso com algumas etapas da logística. Um ótimo exemplo é a contratação de serviços de last mile delivery, que cuida especificamente a última etapa da entrega, que é quando o pedido vai para o cliente.

No serviço de last mile delivery, normalmente o armazenamento é de responsabilidade do cliente, enquanto o despacho e transporte é da prestadora de serviços.

 

Serviços de logística para e-commerce com a Guarde Mais

imagem de duas pessoas no almoxarifado, um homem segurando uma caixa e uma mulher com um tablet na mão.

Está em busca de uma empresa de logística para e-commerce para terceirização de rotinas da área? Então, saiba que a Guarde Mais tem as melhores soluções para sua loja virtual!

A Guarde Mais é referência em self storage em todo o país, tendo grande experiência na área. Agora, também disponibiliza serviços de logística de alta qualidade para e-commerces, atendendo prontamente todas as suas necessidades.

Entre as principais alternativas estão os serviços de fulfillment, bem como os de last mile delivery, todos prestados com foco na excelência e na garantia da satisfação dos clientes.

Contate a equipe Guarde Mais, saiba detalhes sobre os serviços e aproveite para contratá-los para seu e-commerce!

 

– Leia também:
>>> Como um self storage pode ajudar com o estoque de sua loja virtual?

>>> Como melhorar a distribuição do seu estoque e economizar?

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Idiomas