Quando um cliente faz uma compra em um e-commerce, inicia-se um processo logístico que possui diversas etapas até a entrega do pedido. A última etapa desse processo é a last mile.
Aqui, você confere em detalhes o que é last mile, qual sua importância na operação do e-commerce e quais são as vantagens de investir nesse serviço para sua loja virtual!
Trata-se da etapa final de transporte de um pedido / mercadoria, quando ela sai do centro de distribuição para o destino final, ou seja, o endereço da pessoa física ou jurídica que comprou o produto.
Essa etapa é uma das mais caras para o e-commerce, porque normalmente utiliza áreas de armazenamento distantes de centros urbanos. Logo, os valores de transporte costumam ser relativamente altos.
Caso haja algum problema com o pedido, a empresa tem de arcar com custos para solucionar a situação, seja para troca ou reenvio da mercadoria, o que encarece o processo.
A last mile, que também é chamado por sua tradução “última milha”, é uma etapa muito importante porque é capaz de garantir uma melhor experiência ao cliente, se for executada com excelência.
Quando esse cliente tem uma experiência encantadora, o que envolve uma entrega rápida e eficiente, há uma maior chance de fidelizá-lo. Isso significa que ele volta a comprar em sua loja online com mais frequência, porque sabe que terá o produto no prazo acordado, talvez antes do prazo.
Mas não é só isso: o cliente fidelizado é um cliente que divulga espontaneamente e gratuitamente seu e-commerce. Com isso, a empresa consegue captar mais clientes sem ter novos custos para isso.
É justamente aí que está a importância da last mile: ela possibilita oferecer um serviço de entrega encantador ao cliente, proporcionando vantagens especiais de fidelização, manutenção de relacionamento e possibilidade de captação de novas oportunidades de negócio.
Todo e-commerce deve se preocupar em realizar uma last mile delivery de qualidade e baixo custo. O motivo disso é simples: ajuda a fidelizar o cliente e ter uma margem de lucro maior.
Para isso, é importante investir em conhecimento, tecnologia e processos. De maneira geral, recomenda-se que a empresa tenha procedimentos padrões e um planejamento de entrega.
Também é importante variar nas modalidades de transporte, trabalhando com mais de uma alternativa para ter opções mais econômicas. Além disso, é essencial investir em tecnologias de controle de estoque e rastreamento da mercadoria.
Outro ponto importante é ter um local de armazenamento com preço mais acessível e próximo de grandes centros urbanos, para otimizar o tempo e custos de entrega.
É muita coisa, não é mesmo? Mas não precisa desanimar! Caso não tenha uma estrutura adequada ou profissionais capacitados para realizar esse trabalho, há uma alternativa para implementar uma last mile de excelente qualidade e baixo custo em seu e-commerce: é só contratar uma empresa last mile!
Uma empresa de last mile carrier realiza todo o processo de despacho, transporte e entrega do pedido. Em um serviço de last mile de uma empresa de self storage, por exemplo, pode-se combinar o aluguel de guarda estoque e serviço de entrega, reduzindo custos da operação.
A empresa prestadora de serviço normalmente conta com processos padronizados e rápidos, bem como tecnologia para controle da operação, transporte e entrega, garantindo a eficiência em todas as etapas.
A contratação do serviço acaba sendo uma alternativa mais econômica e prática para o e-commerce, seja em curto ou longo prazos, contribuindo positivamente para a melhoria de resultados.
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Está em dúvida sobre quais são as vantagens de contratar serviços de last mile? A seguir, listamos as principais:
Ao contratar um serviço de last mile, passa-se a ter uma entrega mais eficiente, com maior possibilidade de cumprimento de prazos. Por isso, aumenta-se a chance de conquistar a satisfação do cliente e sua fidelização.
Com isso, a empresa se torna referência para o cliente, com maior possibilidade de retorno e realização de novas compras, bem como de indicar o e-commerce para conhecidos.
Um processo de last mile eficiente funciona como um diferencial de mercado, contribuindo com a sustentabilidade do negócio. Logo, tem mais destaque entre seus concorrentes e chance reduzida de perder oportunidades de negócio.
Ao contratar um serviço de transporte last mile, o e-commerce consegue otimizar seus processos logísticos e tempo de entrega, podendo realizá-los em um menor prazo. Isso faz a diferença porque permite atender o cliente num prazo reduzido, com entregas rápidas.
Quando o processo de entrega da empresa funciona, ela consegue melhorar sua imagem, passando uma mais profissional, de seriedade e compromisso com o cliente. Assim, pode atrair mais oportunidades de negócio.
A contratação do serviço de last mile deve ser feita junto a uma empresa séria e experiente. Dessa forma, aumenta-se a chance de ter como parceira uma prestadora de serviços de excelência, que realmente agregará valor à operação do e-commerce.
Antes de fechar contrato, sempre pesquise sobre a empresa, entenda como funciona o serviço de last mile e busque referências sobre o trabalho realizado, o que minimiza o risco de cair em roubadas.
E um detalhe importante: desconfie de preços muito abaixo dos que são praticados pelo mercado! Em situações assim, há um grande risco ter um serviço de qualidade inferior, algo que pode comprometer a logística e imagem do e-commerce.
Está em busca de uma empresa last mile experiente para contratar o serviço? Então, a Guarde Mais é a melhor alternativa para seu e-commerce!
A Guarde Mais possui vasta experiência em self storage e é referência no mercado por prestar serviços de qualidade, atendendo as necessidades de seus clientes. Entre em contato e conheça mais sobre o last mile Guarde Mais!
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