Controle de estoque e demanda independente

controle de estoque

No caso de produtos com demanda independente, o self storage facilita o controle de estoque.

 

Todo empresário sabe que o controle de estoque é, ao mesmo tempo, essencial e muito complexo: há diversos fatores que influenciam nos níveis de estoque e mercadoria parada significa prejuízo. Isto se agrava naqueles negócios que oferecem produtos com demanda independente.

O que é demanda independente?

O estudo da demanda é um dos pilares estratégicos de qualquer empresa.  Há dois tipos que se opõem e acarretam em diferentes formas de fazer a gestão de estoque: a demanda dependente e a demanda independente, também conhecida como dinâmica.

No caso desta última, não há um medidor concreto para calcular a procura pelo produto. Por exemplo: uma loja não tem como prever com exatidão quantos aparelhos de televisão serão vendidos em um semestre específico. Trata-se de um caso de demanda independente. Porém, o fabricante da televisão produzirá os itens de acordo com os níveis de venda no varejo. É um caso de demanda dependente.

Como fazer o controle de estoque em caso de demanda dinâmica

Como não é possível fazer previsões dos pedidos de produtos da demanda dinâmica, o controle de estoque fica mais difícil. Por esta razão, o gestor precisa levar uma série de fatores em consideração ao fazer projeções, como o surgimento de novos produtos e concorrentes, campanhas e mudanças na legislação. A maioria deles foge ao controle da empresa.

Saiba qual a diferença entre estoque e armazenagem, clique aqui.

Neste caso, o estoque elevado pode ser bom ou ruim: por um lado, possibilita o atendimento imediato das demandas do mercado. Por outro, significa capital estagnado e pode acarretar em custos de armazenamento extras para manter o estoque organizado.

Como manter o estoque organizado em caso de demanda dinâmica

Caso a carteira de produtos do seu negócio contenha itens de demanda independente, seu controle de estoque só tem a ganhar com o investimento em uma empresa de guarda-volumes com guarda estoque.

Leia mais sobre gestão de estoque, clicando aqui.

Contratando um self-storage, você terá sempre um espaço à disposição. Assim, caso seu estoque suba, você não terá preocupações caso não haja espaço para ele em sua empresa: seu local de armazenamento estará garantido. Consequentemente, você evita custos inesperados e indesejados, pois o investimento no self storage já estará incluído em seu orçamento. Aposte nesta solução para manter seu estoque organizado!

Já conhece o modelo Self Storage? Clique aqui para saber como ele pode lhe ajudar.

Postagens Recentes

Deixe um comentário