Solicite um orçamento, é rápido!
Solicite um orçamento, é rápido!
BLOG

Planejamento logístico para e-commerce: tudo o que você precisa saber

|

Comprar produtos online virou uma realidade extremamente comum para a maioria dos brasileiros, e ser um empreendedor também se tornou tão normal quanto, principalmente com o advento das lojas virtuais, conhecidas como e-commerce.

Os e-commerces revolucionaram o modelo de venda e compra, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Esse sistema oferece mais praticidade para o negócio, além de conseguir vender 24 horas por dia.

planejamento logístico para seu e-commerce. Imagem notebook com carrinho de compra com caixas dentro

Ainda que esse modelo de empreender esteja muito em alta e ganhe pontos na frente das lojas físicas, os donos de e-commerce precisam lidar com as questões de logística, e essas questões são a base para que o seu negócio funcione com assertividade.

Hoje você irá conhecer a importância da logística no e-commerce e porque ela precisa de atenção tanto quanto o marketing, processo de venda e outras facetas do negócio.

 

O que é logística para e-commerce

A logística no e-commerce também pode ser chamada de e-logística. Essa faceta de qualquer negócio eletrônico é o conjunto de atividades que integram o planejamento, controle e fluxos desde a chegada de mercadorias à entrega delas para o cliente. Ou seja, é a administração responsável pelos trâmites que envolvem os produtos.

 

Esse conjunto de atividades, que integram a cadeia logística do negócio, envolvem:

  • Recebimento e conferência das mercadorias;
  • Armazenamento das mercadorias com a devida identificação;
  • Reposição de estoque;
  • Separação dos pedidos;
  • Preparação do produto (conferência, embalagem e etiquetagem);
  • Envio para a transportadora;
  • Rastreamento de pedidos enviados;
  • Gerenciamento das entregas.

 

Como vimos nesses itens, a logística no e-commerce se encarrega de gerenciar todas as funções e informações relacionadas aos produtos, desde o ponto de partida até seu destino final.

A importância da logística no e-commerce

Alguns empreendedores de e-commerce podem banalizar as responsabilidades da logística para seu negócio, e com o tempo a loja eletrônica precisa fechar, resultando em muitas frustrações. O fechamento nem sempre se dá por causa do marketing, número de clientes ou vendas, mas sim pela má administração da logística para o e-commerce.

Como já observamos, e-commerce e logística caminham juntos, um não consegue subsistir sem o outro. A logística no e-commerce envolve custos, mas você que esse investimento vai trazer resultados a médio prazo para seu negócio e, além de resultar no crescimento você entenderá, principalmente, que é por meio da logística que sua loja virtual tem condições de permanecer viva, garantindo o sucesso do seu negócio.

Continue a leitura, e conheça alguns pontos que evidenciam a relevância da logística no e-commerce tanto para você, como dono, quanto para seus clientes.

 

Controle de estoque

Um estoque organizado e prático garante a eficiência do negócio no cotidiano e, ao realizar essa gestão, o dono do e-commerce possui o conhecimento real dos itens disponibilizados e, consequentemente, saber em quais produtos precisa realizar um investimento maior ou menor. Hoje existem softwares que fazem a gestão de estoques, e com a facilidade desses sistemas é possível verificar informações precisas sobre as mercadorias do seu e-commerce e o transporte delas.

 

Leia também:
>>> Qual tipo de estoque pode ser armazenado em um self storage?

 

Gestão de transporte

A gestão de transporte é uma das principais ações da logística, ela é quem garante a satisfação do seu cliente após a compra, por isso, é muito importante planejar com as transportadoras ou correios, depende de cada caso, a realização dessa faceta do negócio, os prazos desses envios e se compensará pagar o valor estipulado por eles e etc.

Ainda assim, muitas transportadoras estão dispostas a conceder descontos se acreditarem que você será um parceiro de longa data quando o seu volume de entregas aumentar, e se mesmo assim os preços ainda não compensarem, você pode contratar um operador de fulfillment, logo mais vamos explicar o que é este serviço.

 

Monitoramento de produtos enviados

Após fazer a compra, o rastreamento de mercadorias é uma das ferramentas mais importantes para o cliente, e pode ser o grande diferencial para a sua loja online e na decisão de compra do seu público.

Este monitoramento beneficia cliente e dono, pois ambos podem conferir o andamento do envio da mercadoria e garantir se está tudo certo com o transporte. É sua responsabilidade fazer com que o produto chegue ao seu local de destino dentro do prazo determinado.

 

Serviços de logística para e-commerce

imagem pessoa recebendo pedido de um entregador

A logística e e-commerce são uma via de mão dupla, elas precisam estar completamente aliadas para que seu negócio funcione de maneira assertiva e tenha sucesso.

Se mesmo assim você não quiser se comprometer com todos esses procedimentos por não ter tempo ou não entender muito bem, por exemplo, você pode contratar uma empresa de logística para e-commerce, e não precisar se preocupar com todas essas questões, dessa forma você terá mais tempo para focar e realizar o que você domina mais, como as estratégias de marketing ou vendas para seu negócio, por exemplo.

Empresas que prestam serviços de logística para e-commerce são denominadas de fulfillment, elas são responsáveis por todos os trâmites logísticos que apresentamos ao longo desse conteúdo: recebimento e armazenamento das mercadorias, gestão de estoque, conferência, embalagem e etiquetagem dos produtos.

Além disso, essas empresas fazem a expedição das mercadorias, a gestão das entregas e dos fretes. Estes últimos serviços de logística para e-commerce citados, fazem toda a diferença para você, dono de e-commerce, pela questão financeira dos envios e pelos valores dos fretes que conseguem ser bem melhores para seus clientes. Essas empresas garantem tarifas de frete melhores, devido ao maior volume de mercadorias movimentadas com todos os seus clientes.

Entretanto, se o seu problema não é a gestão da logística do seu e-commerce, mas possuir um espaço para armazenagem dos seus produtos comercializados, a sua solução, com certeza, é a Guarde Mais, uma empresa forte no mercado de self storage, que oferece a locação de espaços para você guardar seus itens com segurança, além de ser excelente no quesito custo-benefício.

Você pode usar esse serviço a favor do controle e armazenamento do seu estoque e, consequentemente, isso auxiliará a logística do seu e-commerce, garantindo mais praticidade na organização dos seus serviços.

 

Leia também:
>>> Posso montar um estoque no self storage?

>>> Como um self storage pode ajudar com o estoque de sua loja virtual?

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Idiomas