Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          Logística empresarial para o seu negócio: como aplicar?

          |

          <

          A logística empresarial é fundamental para a operação de todo negócio, oferecendo benefícios expressivos, principalmente em médio e longo prazos.

          Não conhece essa solução? Então, continue a leitura para saber o que significa logística empresarial, como ela pode ajudar seu negócio e como aplicá-la!

          Ilustração da mão de uma pessoa escolhendo uma entre várias opções de caminhão de entrega

          O que é logística empresarial?

          A princípio, é essencial entender o que é logística empresarial. Trata-se de um método para organizar a operação de uma empresa, tornando-a eficiente e ágil, além de reduzir custos.

          Todo o processo envolve quatro etapas principais: aquisição, movimentação, armazenamento e entrega de produtos para os clientes finais.

          O que a logística empresarial faz é coordenar as atividades dessas etapas, garantindo uma integração adequada, processos com fluxos ágeis e econômicos, bem como a satisfação dos clientes.

          Qual a importância da logística empresarial?

          A logística empresarial possibilita que a empresa seja produtiva, economize, reduza retrabalhos, custos e problemas em processos, realizando mais em menos tempo, de maneira a garantir a satisfação dos clientes.

          Por exemplo, considere uma indústria de alimentos. É essencial que seu setor produtivo tenha uma logística empresarial eficaz, para garantir que sempre tenha insumos para fabricar os produtos.

          Esses insumos também devem ser movimentados e armazenados corretamente, para evitar danos, desperdícios e prejuízos. Depois de processados, os produtos precisam chegar nos clientes finais com agilidade e dentro do prazo.

          Se qualquer ponto dessa cadeia logística for deficitário, toda a operação da empresa pode ser prejudicada, causando reações negativas.

          É justamente nesses pontos que está a importância da logística empresarial: com ela, dá para evitar problemas na operação e torná-la muito mais eficiente, produtiva e econômica.

          Benefícios da logística empresarial

          Quando corretamente implementada, a logística empresarial entrega benefícios expressivos para o negócio. A seguir, apresentamos os principais:

          Aumento da produtividade

          A logística empresarial possibilita integrar processos e dá fluidez a eles, garantindo uma maior produtividade. Por isso, é uma das melhores maneiras de fazer mais em menos tempo.

          Processos mais rápidos

          Ao implementar a logística empresarial, utiliza-se métodos e técnicas que conferem rapidez a processos, o que aumenta a produtividade e permite atender demandas de clientes no prazo, ajudando a satisfazê-los e fidelizá-los.

          Visibilidade de processos

          Todos os processos são integrados ao implementar essa solução, o que possibilita que gestores tenham uma maior visibilidade de tudo o que é realizado.

          Como resultado, dá para acompanhar processos de perto, viabilizando a rápida identificação de gargalos para corrigi-los o quanto antes, de modo a evitar que se agravem e a solução seja mais difícil e custosa à empresa.

          Redução de custos

          A integração de processos, melhor planejamento e fluxo de atividades resulta na diminuição ou eliminação de desperdícios, bem como no corte de rotinas desnecessárias, gerando uma redução de custos expressiva.

          Maximização dos lucros

          A logística empresarial reduz custos e aumenta a produtividade, o que eleva a possibilidade de maximização dos lucros.

          Os recursos poupados podem ser aplicados para melhoria de processos, bem como para implementação de novos projetos, o que possibilitará um aumento extra na produtividade e lucros ainda mais altos.

           

          Leia também:
          >>> 5 dicas sobre logística empresarial

          Como aplicar a logística empresarial em seu negócio

          importância da logística empresarial

          A logística empresarial traz resultados surpreendentes para seu negócio, mas somente quando aplicada corretamente. Mas, como isso é possível? Veja, a seguir, dicas de logística que facilitarão esse processo:

          Mapeie e integre processos e dados

          Os passos iniciais são mapear e integrar processos e dados, para garantir o conhecimento de tudo o que é realizado e a constante atualização das equipes envolvidas.

          Automatize

          Sempre que possível, substitua processos e relatórios manuais por versões automatizadas, o que dará maior agilidade para a operação e reduzirá a possibilidade de perda de dados ou de desinformação da equipe e gestores.

          Elimine desperdícios e processos desnecessários

          O mapeamento possibilitará identificar com maior facilidade os gargalos da operação, bem como desperdícios e processos desnecessários. Aproveite para eliminá-los, o que contribuirá para um aumento na produtividade.

          Faça melhorias em processos

          A maior visibilidade da operação também possibilita que a empresa identifique oportunidades de melhorias em processos, podendo implementá-las para torná-los mais ágeis, de forma a incrementar a produtividade.

          Invista em soluções de logísticas alternativas

          Existem soluções logísticas para empresas que possibilitam otimizar todo o processo e economizar. Um ótimo exemplo disso é a contratação de self storages para armazenamento.

          Com esse serviço, a empresa pode montar seu estoque de insumos e bens em um local extra que se caracteriza por ser seguro, prático e ter ótimo custo-benefício, ajudando a reduzir custos com armazenagem.

          Por isso, ao mapear processos sempre procure identificar se é viável implementar soluções alternativas, seja para otimizar atividades ou diminuir custos, contribuindo para a empresa atingir melhores resultados.

          Self storage para empresas

          O self storage para empresas é um serviço de autoarmazenamento que possibilita que a empresa alugue um espaço para guardar insumos, bens e produtos.

          Seu diferencial está na segurança, já que todo o espaço de armazenamento é controlado por um sistema com câmeras de monitoramento, além de terceiros não terem acesso aos volumes guardados.

          Outra vantagem do serviço é o preço acessível, principalmente quando se considera outras soluções de armazenamento, possibilitando que a empresa economize com a logística.

          O self storage para empresas também conta com os benefícios de flexibilidade da duração do contrato, bem como da facilidade de contratação, que é feita em poucos passos, liberando rapidamente o serviço para uso.

          Entre as principais alternativas para negócios está o aluguel de box para armazenagem, que é uma área menor de self storage, perfeita quando há necessidade de espaços reduzidos para guardar volumes.

          Sua empresa precisa de uma área grande? Então, a locação de container para armazenagem é a melhor solução, possibilitando a guarda de muitos itens ou de objetos volumosos, como móveis, equipamentos, entre outros.

          Quer contratar essas soluções? A Guarde Mais, empresa com sólida experiência na área de self storage, disponibiliza esses serviços, prestando-os com qualidade e preço justo.

          As unidades Guarde Mais são estruturadas para garantir a segurança no armazenamento e todas as áreas são tratadas, oferecendo espaços adequados para guarda de volumes.

          Aproveite para entrar em contato com a Guarde Mais e contratar o self storage para empresas!

           

          Leia também:
          >>> 5 dicas para ganhar dinheiro usando um box de self storage

          >>> 5 dicas para melhorar a logística da sua empresa

           

          Deixe seu Comentário
          Deixe seu Comentário

          Idiomas