Solicite um orçamento, é rápido!
Solicite um orçamento, é rápido!
BLOG

Qual a importância da logística empresarial para seu negócio?

|

A logística empresarial assumiu um papel importante na estratégia de empresas, contribuindo positivamente para seu sucesso. Mas, qual sua relevância para os negócios? Confira, aqui, e conheça os benefícios que pode trazer para sua empresa!

importância da logística empresarial

O que é logística empresarial?

A logística empresarial é uma estratégia de logística integrada que tem como foco a redução de custos e dos erros operacionais, de modo a aumentar a qualidade das entregas e assegurar a satisfação dos clientes.

Todo o processo de logística empresarial tem pelo menos quatro atividades básicas, a aquisição, movimentação, estocagem e entrega de produtos para o consumidor final.

Em todas essas atividades, procura-se eliminar falhas e otimizar processos, fazendo com que seja realizado no menor tempo possível e com o máximo de eficácia, encantando o cliente.

 

Importância da logística empresarial

A importância da logística empresarial está em viabilizar que a empresa reduza custos operacionais, minimize desperdícios, agilize processos e atenda o cliente final com excelência, diferenciando-se no mercado.

Com processos integrados e otimizados, a empresa consegue atrair mais clientes e aumentar a possibilidade de recompras ou de novas contratações porque seus consumidores sabem que a empresa tem compromisso com atender bem.

 

Benefícios da logística empresarial

Você já sabe a definição de logística empresarial e qual sua importância para seu negócio, agora é o momento de descobrir quais são os benefícios extras que pode trazer:

 

Visibilidade de processos

Ao implementar a logística empresarial é possível ter maior visibilidade dos processos em todas as suas etapas, desde a compra até a entrega ao consumidor final, o que possibilita identificar falhas com rapidez e corrigir problemas antes que se agravem.

 

Eficiência e agilidade em processos

A logística empresarial viabiliza a otimização da operação, o que aumenta a qualidade das atividades, bem como sua eficiência e agilidade, de maneira a aumentar a produtividade e precisão de entregas.

 

Maior lucratividade

Com uma visão mais apurada do processo logístico, bem como sua otimização, a empresa consegue reduzir custos e aumentar sua lucratividade. Também pode investir em tecnologias que ajudarão a otimizar ainda mais as rotinas e melhorar seu caixa.

 

Como implementar a logística empresarial na sua empresa?

Quer aproveitar todos os benefícios da logística empresarial, mas não sabe como implementá-la? Então, confira estas dicas que separamos:

  • Mapeie e analise o processo logístico de sua empresa. Além disso, procure integrar atividades investindo em softwares de logística e melhor comunicação entre a equipe;
  • Implemente uma cultura de redução de custos sem perda da qualidade dos serviços. Isso é possível, por exemplo, trocando de fornecedores ou modal de transporte, ou ainda contratando soluções alternativas de armazenagem, como a logística empresarial para self storages;
  • Terceirize processos logísticos e adote diferentes abordagens, como a just in time, com produção só na venda. Neste caso, é interessante pesquisar metodologias que otimizem a logística e implementar as que sejam mais adequadas ao seu negócio;
  • Monitore processos por meio de KPIs (indicadores-chave de desempenho), para medir resultados e identificar eventuais pontos de melhoria e otimização, eliminando gargalos da operação, o que possibilitará que ocorra com maior fluidez e qualidade.
Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Idiomas