Está pensando em empreender e se deparou com a opção de franchising? Esta é uma boa alternativa para empreendedores de diferentes perfis, principalmente para aqueles que pretendem abrir sua primeira empresa.
Mas, o que é franchising e como funciona esse sistema? Aqui, você confere essas informações, além de descobrir quais são as vantagens do franchising. Acompanhe!
Franchising nada mais é que o sistema de franquias. Ele é operado por um franqueador (dono da franquia) que cede para o franqueado (pessoa que quer abrir a franquia) o direito de uso de uma marca ou patente.
Ao mesmo tempo, concede para o franqueado o direito de distribuir produtos e serviços da marca. Portanto, esse tipo de sistema implica em uma relação de interdependência entre marca e investidor.
A unidade é gerenciada pelo franqueado, que é a pessoa que faz o investimento na loja. A franqueadora é responsável por fornecedor suporte ao empreendedor, auxiliando em todos os processos, desde a estruturação da unidade até a gestão do negócio.
Trata-se de uma alternativa de investimento interessante porque a franqueadora possui um modelo de negócio de sucesso, que já foi testado e aprimorado e realmente traz resultados. Além disso, permite o uso de uma marca já consolidada no mercado, o que reduz riscos.
O sistema de franchising oferece vantagens especiais para o empreendedor, seja em curto ou longo prazo. A seguir, listamos quais são as principais:
Uma das principais vantagens de abrir uma franquia é a possibilidade de trabalhar com uma marca que já é conhecida e estabelecida no mercado.
Pode parecer um detalhe simples, mas faz toda a diferença, pois o franqueado consegue ter mais competitividade e atrair mais clientes de maneira natural.
Com isso, pode começar o negócio tendo um bom faturamento, com maior chance de ter um retorno do investimento no prazo estipulado pela franqueadora ou antes disso.
O empreendedor que investe em uma franquia conta com o diferencial de ter suporte do franqueador em todas as etapas do negócio, desde a estruturação física até a administração da unidade.
A franqueadora dá apoio na escolha do ponto comercial, bem como na estruturação física da unidade, conectando franqueado a fornecedores homologados que disponibilizam produtos de excelente qualidade.
Outro ponto que faz toda a diferença é que a franqueadora dá suporte no processo de gestão da unidade, disponibilizando material para que o empreendedor adquira conhecimento para realizar as atividades.
Por isso, é possível ter informação relevante para lidar com problemas da melhor forma, reduzindo o risco de comprometer o andamento das atividades /operações.
Quem investe em uma franquia passa a trabalhar com um plano de negócio de sucesso, basta segui-lo para aumentar suas chances de atingir bons resultados.
Quando abre uma empresa do zero, trabalhando com uma marca nova, o plano / modelo de negócio precisa ser elaborado e aprimorado com o passar do tempo e há uma maior possibilidade de erro ou prejuízo. Com a franquia é possível evitar esses riscos.
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A abertura de uma franquia faz com que o empreendedor consiga aproveitar a vantagem competitiva da marca, que já testou seus produtos e trabalha somente com o que funciona e tem garantia de mercado.
Além disso, a franqueadora tem conhecimento mais apurado sobre o perfil de clientes, processo de venda e estratégias de divulgação, dados que são compartilhados com os franqueados para aumentar a possibilidade de sucesso da unidade.
O empreendedor consegue economizar em pontos específicos ao investir em uma franquia. Um deles é nos custos de instalação, uma vez que a franqueadora conta com parceria com fornecedores e o empreendedor consegue ter uma maior previsibilidade de custos com a instalação do negócio.
Outro é com a propaganda e divulgação da unidade e serviços. Normalmente, os custos são rateados entre os franqueados da rede, o que ajuda a reduzir os investimentos em publicidade, sem perda da qualidade.
Ainda que poucas, o sistema de franchising possui algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração pelo empreendedor. Assim, conseguirá identificar se esse modelo realmente é adequado ao seu perfil. Confira quais são:
O modelo de negócio da empresa já é formatado e padronizado, sem permitir alterações. Além disso, a franqueadora faz controles de operações constantemente, para garantir que esse modelo de negócio é cumprido. Portanto, se quiser ter total autonomia na gestão do negócio, talvez não se adapte ao sistema de franquia.
O franqueado pode sugerir locais de abertura da unidade, mas o franqueador é quem dá a resposta final sobre a localização do empreendimento. Logo, pode ser que não seja no seu local preferido. Para estabelecer a localização, a franqueadora faz estudos para identificar se o mercado é o ideal.
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