Solicite um orçamento, é rápido!
Solicite um orçamento, é rápido!
BLOG

Quais as perspectivas da economia para 2022?

|

Empreender exige uma atenção especial para o mercado e economia, para identificar qual o melhor momento para colocar em prática seu sonho de ter um negócio próprio.

Para facilitar essa análise, neste post você encontra quais são as principais perspectivas da economia para 2022. Confira e saiba o que especialistas preveem para o próximo ano!

imagem de indicadores de juros

Economia e pandemia

O ano de 2020 foi marcado pelo isolamento social e fechamento temporário do sistema produtivo, pegando muitos empreendedores de surpresa, exigindo que mudassem processos rapidamente para evitar prejuízos ou o fechamento da empresa.

Em 2021, a vacinação se tornou uma das principais medidas para retomada da economia e controle da pandemia, viabilizando a reabertura gradual e lenta de empresas de diversos setores.

Já as perspectivas da economia em 2022 feitas por economistas é a de retomada e aquecimento demais setores, devido ao maior índice de vacinação da população.

Consequentemente, alguns setores terão um maior índice de crescimento e de geração de empregos, possibilitando que famílias saiam da situação de vulnerabilidade socioeconômica, algo que cresceu muito no último ano com a pandemia.

Entre os principais desafios do governo estará a adoção de medidas para incentivo e retomada da produção nacional, auxílio financeiro para manutenção de empresas, seja por meio da concessão de benefícios ou de facilitação de pagamento de dívidas contraídas durante a pandemia.

 

Previsão de PIB, inflação e câmbio para 2022

O mercado realizou ajustes em projeções para a economia brasileira, enxergando a possibilidade de crescimento. Para 2022, por exemplo, o PIB (Produto Interno Bruto, que é a soma de bens e serviços produzidos no país) deverá ficar em 2,33%.

No que se refere à inflação, as perspectivas da economia brasileira são de uma taxa de 3,61% no ano, valor que pode ser alterado se houver alta do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Um detalhe importante: trata-se de uma projeção acima do centro da meta oficial, que foi estabelecida em 3,50 para 2022, contando com uma margem de tolerância de 1,5% para mais ou menos.

Já sobre o câmbio, a expectativa é que o ano de 2022 inicie com o dólar a R$ 5,40. A taxa Selic, que é a taxa de juros básica do país, deve permanecer em alta, com previsão de fechar 2022 em 6,25%.

Se isso se confirmar, estará mais caro tomar empréstimos e realizar financiamentos, uma vez que a taxa Selic influencia diretamente a tomada de crédito. Quanto maior for, mais se paga no preço final de empréstimos e financiamentos.

 

No que investir em 2022?

Quer aproveitar a previsão de crescimento da economia e abrir um negócio em 2022, mas não sabe exatamente o que tem menor chance de prejuízo e perda de dinheiro? Uma excelente alternativa é investir em franquias e há várias razões para isso! A seguir, apresentamos as principais:

 

Maior possibilidade de lucro

Ao abrir uma franquia, investe-se em uma marca conhecida e estabelecida, com plano de negócios de sucesso e robusto, o que minimiza a possibilidade de ter prejuízos. Além disso, a franquia consegue atrair clientes com maior facilidade.

 

Acesso ao know-how da franqueadora

O investimento em uma franquia também dá para o empreendedor fácil acesso ao know-how da franqueadora, o que faz toda a diferença, principalmente se não se tem conhecimento especializado em gestão de negócios.

Dessa forma, dá para tomar decisões mais assertivas, com menor chance de retrabalho ou de prejuízos à imagem da franquia, além de contar com uma equipe de especialistas para realizar ações específicas de divulgação, de modo a maximizar a chance de conseguir novos negócios.

 

Suporte na gestão

A franqueadora disponibiliza materiais especiais para franqueados, oferecendo suporte em todo o processo de gestão da unidade, de maneira a reduzir a possibilidade de fechar as portas da franquia logo no primeiro ano.

Esse suporte faz a diferença porque dá conhecimento ao empreendedor para superar desafios, bem como aumenta a chance conseguir resultados ótimos em médio e longo prazos.

 

Leia também:
>>> O que é gestão logística? Saiba como eliminar custos

 

Treinamento no modelo de negócios

Franqueado e sua equipe recebem treinamento da franqueadora para garantir a padronização e pleno atendimento do modelo de negócios, mantendo a excelência na atenção ao cliente.

O treinamento é muito importante porque contribui para o bom andamento das atividades, com menor possibilidade de problemas operacionais e administrativos, sempre prestando um atendimento de qualidade para o cliente, de modo a fidelizá-lo.

 

Fácil acesso a fornecedores

A franqueadora conta com fornecedores parceiros, o que significa que o empreendedor terá muito mais facilidade nessa etapa, sem precisar fazer uma extensa pesquisa para encontrá-los.

Há, ainda, a vantagem de comprar produtos ou contratar serviços de qualidade por preços mais atrativos, justamente por conta da parceria com os fornecedores.

 

Dica de franquia para você investir

Imagem de um galpão com vários box para armazenagem self storage

Decidiu abrir uma franquia, mas não sabe de qual segmento? Uma dica é investir em franquia de self storage, que é um dos segmentos com crescimento consistente nos últimos anos e grande potencial de lucratividade.

Mas, afinal, o que é o self storage? Trata-se de um serviço de autoarmazenamento no qual o cliente aluga um espaço para guardar seus itens pelo tempo que quiser. É um segmento em expansão porque imóveis estão cada vez menores, aumentando a busca por esse tipo de serviço, seja por pessoas físicas ou jurídicas.

A Guarde Mais, empresa com longa experiência e referência no segmento de self storage, possui um projeto de franquias que dá todo o suporte necessário para o franqueado, envolvendo apoio em gestão, expansão comercial, adoção de tendências, tecnologias e inovações.

 

Como montar uma franquia de self storage Guarde Mais

Basta entrar em contato com a equipe da Guarde Mais para obter mais informações sobre como investir em franquia de self storage! Nossa equipe é treinada e 100% preparada para lhe orientar e auxiliar, esclarecendo dúvidas pontualmente.

Cada franqueado tem um consultor próprio que atua em parceria com o empreendedor desde a etapa inicial, garantindo todo o suporte necessário para estruturar a franquia e mantê-la funcionando.

Aproveite para entrar em contato com nossa equipe e saber como investir em franquia de self storage Guarde Mais!

 

Leia também:
>>> 5 dicas para ganhar dinheiro usando um box de self storage

>>> É rentável abrir uma franquia de self storage?

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Idiomas