Pensando em morar em Curitiba, mas não tem certeza por não saber exatamente como é a vida na cidade? Então, este artigo é perfeito para você!
Aqui, você confere 7 razões que lhe farão amar viver em Curitiba! Acompanhe e saiba por que vale a pena se mudar para uma das principais capitais do país.
Morar em Curitiba vale a pena porque a cidade oferece diferenciais especiais, sobretudo em comparação a outras capitais do país. A seguir, listamos os principais:
No IDGM 2021 (Índice Desafios da Gestão Municipal), Curitiba foi classificada na primeira posição no ranking de melhores capitais do país.
O IDGM considera o desempenho das capitais nas áreas de educação, saúde, segurança e saneamento básico, se os serviços são de qualidade e atendem a população.
Curitiba alcançou a maior pontuação (0,733), deixando para trás capitais como Vitória (Espírito Santo), Belo Horizonte (Minas Gerais) e São Paulo (SP).
A cidade está entre as capitais com melhor qualidade de vida do país, tendo um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) elevado. Tal índice considera dados inerentes à renda, educação e longevidade, verificando se a população tem acesso a serviços básicos e melhor distribuição de renda.
Curitiba também é destaque quando se fala em estrutura de serviços. No que se refere à saúde, por exemplo, a capital paranaense está entre as três melhores do país, com boa oferta no segmento público e privado, seja de hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros.
Além disso, a cidade é referência em educação, concentrando escolas de alta qualidade e instituições de ensino superior que são referências de excelência e pesquisa científica em todo o país.
Outro ponto de destaque da capital é o saneamento e a sustentabilidade. De acordo com o IDGM 2021, 100% dos curitibanos foram atendidos por serviços de coleta de resíduos em 2019.
Paralelamente, a cidade possui políticas de preservação de áreas verdes, tendo seus parques como os principais exemplos disso. Inclusive, Curitiba é referência em parques, apresentando uma extensa área verde.
A cidade conta com um sistema de transporte público robusto e é fácil se locomover entre diferentes bairros. Mas não é só isso: também possui cerca de 200 km de ciclovias, com projeto para dobrar essa malha até 2025.
– Leia também:
>>> Transporte e logística: como otimizar?
A capital possui outro ponto a seu favor, o desenvolvimento econômico contínuo, sendo um dos municípios com maior PIB (Produto Interno Bruto) do país. Paralelamente, apresenta bons índices de geração de empregos e incentivos a empreendedores.
Para quem gosta de ter várias opções de lazer, Curitiba é uma excelente alternativa. A cidade recebe regularmente eventos artísticos e culturais. Além disso, possui uma grande oferta de teatros, museus, cinemas feiras, entre outras atividades.
Outro ponto interessante da cidade é a ampla oferta de restaurantes, bares e cervejarias, atendendo diferentes perfis de moradores.
Agora que você já sabe como é morar em Curitiba, já decidiu se mudar para a cidade? Neste caso, faz a diferença saber quais são os melhores bairros da região. A seguir, listamos os principais:
O bairro Água Verde se caracteriza por combinar residências de alto padrão com ampla rede comercial. Também é cercado por praças e possui inúmeras opções de lazer.
Água Verde tem localização privilegiada, estando a poucos minutos da região central da cidade. É cortado por vias rápidas, o que facilita a locomoção e acesso aos demais bairros.
Além disso, é um dos principais bairros quando se pensa em escolas e universidades (abriga várias alternativas), restaurantes, shoppings e serviços de saúde.
O bairro Batel também é considerado de alto padrão. Trata-se de uma região que possui excelente infraestrutura, principalmente no que se refere ao comércio e segurança.
Um de seus principais pontos positivos é o fácil acesso ao sistema integrado de transporte público, o que facilita chegar ao centro de Curitiba, que está a somente 2 km do bairro.
Na região ainda ficam pontos importantes e conhecidos como a Praça da Espanha e Praça do Japão, Arena da Baixada, Shopping Pátio Batel e Hard Rock Café.
O bairro Portão é um dos mais procurados por quem deseja aliar um custo de vida mais acessível a uma excelente infraestrutura e rede comercial.
Portão abriga dois dos principais shoppings da capital, além de disponibilizar diversos espaços gastronômicos e contar com o Mercado Sal. Também possui ótima infraestrutura de transporte público e fácil acesso às principais vias da cidade.
O bairro Cristo é perfeito para quem deseja um lugar tranquilo para viver em Curitiba. Localizado a poucos minutos do Jardim Botânico, o bairro tem grandes edifícios e casas históricas.
Também possui ar mais residencial, transmitindo uma maior sensação de calmaria e segurança. Suas ruas são mais tranquilas e arborizadas, sendo a alternativa ideal para quem busca um lugar mais sossegado para morar.
Mudanças podem ser estressantes, principalmente por ter várias caixas, móveis e eletrodomésticos espalhados pelo imóvel, provocando muita bagunça.
Quer evitar esse tipo de problema? Uma solução é contratar um self storage em Curitiba! Trata-se de um serviço de autoarmazenamento com preço acessível, que não pesa em seu orçamento.
O self storage funciona da seguinte forma: você aluga um box (espaço) e guarda nele o que precisa por tempo indeterminado. Assim, fica mais fácil organizar seu novo lar, tendo mais espaço para instalar móveis e demais itens com calma e da maneira como sempre sonhou.
Há várias soluções de self storage, como o guarda móveis e o guarda volumes, perfeitos para lhe auxiliar em sua mudança! Mas onde encontrar self storage em Curitiba? A Guarde Mais tem unidades completas na cidade, disponibilizando serviços de autoarmazenamento de excelente qualidade.
Aproveite para entrar em contato com a Guarde Mais Curitiba para conhecer detalhes sobre os serviços de self storage das unidades e contrate para lhe ajudar em sua mudança!
– Leia também:
>>> Vai usar um self storage pela primeira vez? Confira tudo o que você tem que saber
>>> Qual tipo de estoque pode ser armazenado em um self storage?