10 dicas infalíveis para você organizar sua casa!

mulher limpando a casa

Você sofre para manter sua casa organizada? Não se preocupe, você não é a única pessoa! Muita gente acaba perdendo uma grande parte do tempo ou pelo menos tentando deixar a casa em ordem.

Pensando nisso, a Guarde Mais Self Storage elaborou um texto especialmente para você. A seguir, você descobrirá dicas essenciais para organizar e manter organizada sua casa. Afinal, quem não deseja ter uma casa mantida organizada por mais tempo para poder desfrutar também de um pouco de tempo livre e mais espaço?

1 Estabeleça um planejamento:

Para uma melhor eficiência na organização da sua casa, podemos começar pelo básico: estabelecendo um cronograma de limpeza. Para isso, busque na sua rotina qual seria o melhor dia ou período que você pode se dedicar exclusivamente para a organização da sua residência e, mais importante, se atenha ao seu cronograma.

2 Disciplina é essencial:

Conforme a semana passa, a casa começa a ficar cada vez mais desorganizada. É roupa suja que se acumula no cesto, a louça que começa a ficar empilhada na pia, objetos fora de lugar e espalhados pela casa.

Para que isso não aconteça, é muito importante que você não deixe as tarefas se acumularem. Cada coisa fora do seu lugar fará com que você perca um tempo valioso quando começar a arrumar tudo. Por isso, é importante ter muita disciplina.

Mas, é claro que apenas você ter disciplina não basta (você pode descobri mais sobre isso na dica número três).

3 Não deixe para depois o que você pode fazer agora:

Algumas atividades demandam um tempo maior para serem realizadas, como limpar o banheiro ou lavar alguma área da casa. Porém, existem também aquelas tarefas que são menores e podem ser concluídas rapidamente. A louça da janta irá tomar uns quinze minutos do seu tempo. Então por que deixa-la para o outro dia? Um copo ou outro utensílio espalhado pela casa pode ser rapidamente depositado na pia. Por que então deixar isso para fazer depois?

Você ainda descobrirá que será muito mais gratificante, no outro dia, acordar e encontrar sua pia limpa e sem louça acumulada do dia anterior. Ademais, o pequeno período de tempo que você irá passar lavando louça na véspera seria muito maior se você tivesse esperado até o dia seguinte.

No fim, o tempo que você economiza realizando pequenas atividade farão com que você acabe salvando um tempo valioso que pode ser utilizado para as atividade que você gosta. Afinal de contas, ninguém nasceu para apenas limpar e organizar a casa!

4 Dentro da sua própria casa você não é empregada de ninguém:

Às vezes o marido e o filho podem acabar abusando um pouco da nossa boa vontade. Atitudes tão simples como retirar o prato da mesa, colocar a roupa no cesto, arrumar a cama em que dormiu são tarefas básicas que devem ser realizadas por cada membro da família.

Para que seu lar tenha harmonia e fique sempre bem organizado é necessário que todos trabalhem juntos visando cumprir esse objetivo. Não adianta apenas a mulher fazer tudo, até mesmo porque algumas coisas exigem bom senso. A casa é um local de habitação compartilhado e, a menos que todos os integrantes da família ajam de maneira adequada com o objetivo de mantê-la organizada, não será possível alcançar um local agradável para se viver.

Por isso, nada de ficar se desgastando e limpando a sujeira que o outro fez e que pode limpar. Seja insistente e tente explicar que tudo o que você busca é o bem de todos. Mostre quem é a mulher da casa!

feng shui bagua

5 Utilizando as técnicas do feng shui como auxílio na organização da casa:

Você já ouviu falar do conceito de feng shui? Se não, você pode encontrar aqui um texto que publicamos aqui no blog da Guarde Mais sobre o assunto. De maneira simplificada, o feng shui é uma milenar tradição oriental que prega uma maneira de viver em harmonia com o espaço.

Para isso, há vários preceitos que podem ser aplicados com esse objetivo. Por exemplo, busque se livrar de objetos quebrados ou estragados, pois eles acumulam uma energia negativa. Você também pode preencher a sua sala de estar de ar e luz, além de espelhos, plantas e objetos de decoração muito queridos por você.

A ideia é que, muito mais do que a organização, a disposição de certos objetos e itens em sua casa também possam proporcionar um sentimento de bem-estar.

6 Utilize o minimalismo como uma forma de tornar a organização da casa mais eficiente:

O minimalismo surgiu como um movimento artístico e logo adquiriu contornos mais práticos e que podem ter um efeito prático sobre não apenas a maneira como você organiza a sua casa, mas também a maneira como você vive e se relaciona com o ambiente ao seu entorno.

O minimalismo, de maneira geral, prega o desapego, o essencial como uma maneira de alcançar uma felicidade que não pode ser conquistada com o acúmulo de objetos físicos. Assim, ao adotar uma postura mais minimalista na sua vida você se desfaz de todos os objetos que não trazem felicidade e são completamente desnecessários para a sua vida.

O importante dessa prática é que, ao ter apenas o essencial, você acaba não perdendo seu valioso tempo com coisas supérfluas e que não tenham valor. No fim, o minimalismo fará com que você tenha menos desperdício de energia e acúmulo de coisas desnecessárias. Isso significa muito mais tempo e praticidade para a sua vida, além de poder até mesmo melhorar a sua saúde psicológica.

fly lady arrumando a casa

7. Utilize o método Fly Lady:

O Fly Lady é um método de organização que surgiu nos Estados Unidos e que promete fazer com que você se torne uma expert quando o assunto for a organização da casa. As dicas oferecidas por esse método são muito simples e práticas e prometem ajudar você a poupar um tempão.

Ficou curiosa para saber quais são esses passos que irão ajudar você a manter uma casa muito mais organizada e sem muito sacrifício? Então não deixe de ler o texto aqui do blog da Guarde Mais Arrume a casa com o Método Fly Lady para iniciantes”.

8. Com medo de se desapegar? Nós temos a solução!

Às vezes é muito mais fácil falar do que tomar ações concretas para se desfazer de objetos que muitas vezes podem nos ter acompanhado por anos e ter um grande valor sentimental. Porém, você não precisa jogá-los fora e correr o risco de se arrepender mais tarde.

Uma solução para isso é utilizar um serviço de self storage para armazenar aqueles objetos que acabam apenas ocupando espaço e que não contribuem para uma organização efetiva do seu lar!
Um self storage é basicamente um guarda tudo. Ele oferece espaços de diversos tamanhos nos quais você pode armazenar os seus itens. É importante destacar que você deixa tudo fechado e leva a chave com você, então todos os seus pertences ficam protegidos, além de contar com a segurança que as empresas mais séries desse ramo oferecem aos clientes.

Ainda melhor é que os self storage apresentam um contrato flexível, baseado nas suas necessidades e com um valor que cabe no seu bolso e no orçamento familiar!

Se você está buscando um serviço de self storage, não deixe de entrar em contato com a Guarde Mais. Somos uma empresa pioneira desse tipo de serviço no Brasil e estamos localizados em diversas cidades – com certeza você pode nos encontrar pertinho de você!

Confira nossa unidades e escolha já a sua! Clique aqui.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Entre em Contato