Solicite um orçamento, é rápido!
Solicite um orçamento, é rápido!
BLOG

Qual o papel da logística no sucesso do seu e-commerce?

O e-commerce teve um crescimento significativo nos últimos meses, sobretudo pela entrada de novos consumidores no universo das compras online devido à pandemia de covid-19.

Muitas empresas investiram e estão investindo no e-commerce para realizar mais vendas e crescer, mas saiba que não basta abrir uma loja virtual! É muito importante ter uma logística para e-commerce eficaz.

imagem de um computador, cartão de crédito e caixas para entrega

Aqui, indicamos o que é logística de e-commerce e qual sua relevância para o sucesso da loja virtual. Confira e saiba mais sobre o tema!

 

O que é logística para e-commerce?

Trata-se de um conjunto de ações de logística voltadas especialmente para o comércio eletrônico, de forma a otimizar a operação e garantir o bom andamento das atividades, assim como o atendimento do cliente no prazo estipulado, assegurando sua satisfação.

Normalmente, a logística para e-commerce abrange o estabelecimento e execução de processos envolvendo o recebimento e conferência de produtos, bem como a estocagem.

Além disso, a logística aplicada no e-commerce também compreende processos de movimentação de produtos para preparação de pedido (picking) e transporte (com contratação de modalidades de frete e parceria com transportadoras).

A empresa também deve ter processos de rastreamento de pedidos e de gerenciamento de entregas, montando uma estrutura robusta e completa, com gestão de informações desde o ponto de partida (empresa) até o ponto de destino (comprador).

 

Qual a importância da logística no sucesso do e-commerce?

Mas afinal, qual a importância da logística para o sucesso de sua loja online? Simples! Ela entrega resultados para a empresa, melhorando sua operação e atendimento ao cliente. Veja, a seguir, quais são os benefícios da logística no e-commerce:

 

Suporte no crescimento do e-commerce

Sem ter uma boa operação de logística o e-commerce não consegue crescer. A logística possibilita que a empresa estruture processos de estoque, armazenamento e entrega ao cliente, atendendo-o prontamente.

Com isso, a empresa consegue ter maior controle de estoques, minimizando expressivamente a perda de produtos e evitando prejuízos. Além disso, consegue captar novos clientes e fidelizá-los por prestar um atendimento diferenciado, com alto índice de cumprimento de prazos.

 

Maior possibilidade de vendas

Se o e-commerce tem uma logística eficaz, ele conseguirá prestar um atendimento personalizado ao cliente, com informações assertivas sobre estoque de produtos e rastreamento.

Outro diferencial é que conseguirá oferecer mais opções de fretes e prazos de entrega otimizados, o que é muito relevante para o consumidor, tendo um papel importante na decisão de compra.

É justamente aí que a logística para e-commerce, também conhecida como e-logística, entra! Ela funciona como um diferencial, possibilitando que a empresa tenha maior conhecimento sobre estoque e transportes, bem como ofereça condições mais atrativas para clientes, conseguindo fechar mais vendas.

 

Estruturação de estoque de acordo com a demanda

A logística para e-commerce permite que a empresa estruture corretamente seu estoque de acordo com a demanda e tenha um maior conhecimento sobre o que possui armazenado.

Não é para menos, afinal, é feito um controle rigoroso de produtos em estoque, sabendo exatamente o que tem e o que falta para atender os clientes, o que entra e o que sai.

Esses detalhes são fundamentais porque evita uma quebra de estoque ou produto em excesso, tendo um giro adequado, de maneira a minimizar a possibilidade de prejuízos.

 

Leia também:
>>> Posso montar um estoque no self storage?

 

Diminuição do prazo de entrega

Uma logística pensada especificamente para o e-commerce possibilita que a empresa reduza o prazo de entrega para o cliente, o que funciona como um diferencial frente à concorrência.

O e-commerce pode, por exemplo, fazer parcerias com transportadoras para oferecer fretes com valores mais atrativos, bem como com prazos menores.

 

Redução de custo

Com uma logística bem estruturada, o e-commerce consegue reduzir custos, causando impactos positivos em seu faturamento, seja em curto ou em longo prazos.

A empresa pode contratar um self storage para armazenamento de produtos, mantendo-os em um local adequado para armazenamento. Paralelamente, preserva seu estoque, elimina a possibilidade de perda e dano, sem ter prejuízos.

A logística para e-commerce também possibilita a redução de custo com movimentação de produtos, fretes, transportes, embalagens, entre outros, seja por parcerias com empresas ou contratação de soluções especiais que atendam suas necessidades.

 

Como implementar a logística para e-commerce

Quer implementar a logística para e-commerce em sua empresa, mas não sabe por onde começar? Existem dicas que lhe dão suporte nesse processo. Confira quais são:

 

Estruture e planeje a logística do e-commerce

Saber estruturar e planejar a logística do e-commerce faz toda a diferença, porque dá maior fluidez para processos de armazenamento, movimentação e transporte.

Por isso, não abra mão de planejar a logística e estruturar ações principais, o que envolve estabelecer rotinas de estoque, preparar o centro de distribuição para atendimento de demandas, escolher a modalidade de picking ideal, ter controle de estoque, entre outros.

 

Automatize processos

Ter processos automatizados ou semiautomatizados é perfeito para dar maior fluidez e agilidade à logística no atendimento de pedidos online. Assim, todas as ações ocorrem de maneira integrada e se tem maior controle sobre a informação, evitando atrasos em entregas ou danos e perdas de produtos.

 

Estabeleça KPIs

Defina KPIs (indicadores-chave) para acompanhar seu processo de logística e identificar gargalos e pontos de melhoria, conseguindo otimizar toda a rotina com base na informação.

Os KPIs devem ser acompanhados em tempo real, ajudando a planejar operações, medir e garantir a satisfação do cliente com o atendimento e logística da empresa. Entre os principais indicadores, destaque aos de rotatividade de estoque, prazo de entrega, taxa de retorno e custo de transporte por pacote.

 

Faça parcerias com empresas e terceirize

importância da logística empresarial

Fazer parcerias com empresas que prestam serviços de logística é uma proposta interessante para baixar custos, bem como terceirizar atividades de armazenamento, estoque, entrega, entre outras.

O grande diferencial é a possibilidade de pagar menos por serviços, o que permite oferecer produtos com preços mais competitivos e atrair mais clientes.

Além disso, o e-commerce passa a ter processos realizados por empresas com know how, profissionalizando sua logística e causando impactos positivos no negócio.

Para isso, basta contratar empresa de logística para e-commerce, contando com o suporte de especialistas para realizar atividades de armazenamento, movimentação e transporte de sua loja online.

 

Leia também:
>>> Uma Rede de Self Storage ajudando a logística para e-commerce, um casamento perfeito!

>>> 5 dicas sobre logística empresarial

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Idiomas