Com o crescimento do segmento de e-commerce no Brasil nos últimos meses, ter uma boa gestão de logística é um dos segredos para se destacar no mercado e realizar mais vendas online.
Mas o que é gestão de logística para e-commerce e como ela pode ajudar sua loja online? Aqui, você confere essas informações e qual a importância da logística no e-commerce para empresas desse segmento. Acompanhe!
Trata-se da gestão de operações logísticas em e-commerce, com foco no planejamento de todo o ciclo do pedido de compras online, de maneira a atender as expectativas do cliente.
De maneira geral, a gestão de logística no e-commerce envolve rotinas de armazenamento e controle de estoque, recebimento de pedidos, separação, conferência, expedição, fretes, roteiros de distribuição, controle de custos, entre outros.
O foco é garantir um bom fluxo de operações logísticas, com um custo reduzido, sem deixar de atender o cliente com qualidade e no prazo acordado.
A gestão de logística para e-commerce funciona como um diferencial de mercado. Não é para menos, afinal, possibilita atender o cliente no prazo, com custo reduzido para a empresa e maior possibilidade de lucro.
Isso contribui para seu crescimento e fidelização do cliente, atraindo resultados em curto, médio e longo prazos. É justamente por isso que compensa investir numa gestão de logística adequada.
A gestão de logística para e-commerce contempla diferentes serviços pensados para garantir o melhor fluxo operacional possível e o atendimento do cliente.
Geralmente, os serviços de logística para e-commerce envolvem recebimento, conferência e armazenamento de mercadorias, picking e packing, envio para a transportadora, controle e rastreio de pedidos.
Vale lembrar que essas são atividades básicas e que dependendo do seu e-commerce outras podem figurar nessa lista de serviços de logística.
A gestão de logística de e-commerce possibilita vantagens especiais para a empresa. A seguir, você confere as principais, as que justificam o investimento nessa atividade:
A gestão contribui para o bom fluxo de operações logísticas, garantindo que sejam realizadas rapidamente e com qualidade. Dessa forma, aumenta-se a possibilidade de atender o cliente no prazo, o que contribui para garantir sua satisfação com a empresa.
Com uma gestão de logística adequada é possível reduzir os custos operacionais do e-commerce, com possibilidade de negociar parcerias com empresas, identificar e cortar despesas desnecessárias, integrar e simplificar processos.
Assim, a empresa consegue aumentar sua lucratividade com a operação, compensando o investimento na gestão logística. Tais resultados são visíveis tanto em curto como em longo prazos.
– Leia também:
>>> O que é gestão logística? Saiba como eliminar custos
Quando o e-commerce tem uma gestão de logística adequada, ele consegue atender o cliente no prazo. Isto contribui para fidelizar o cliente e aumentar a possibilidade de recompra e de indicação da loja para conhecidos.
Por isso, é uma excelente alternativa para lucrar mais, seja com recompra ou com a captação de novos clientes / oportunidades de negócio!
Com a gestão, o e-commerce consegue fechar parceria com transportadoras e disponibilizar mais alternativas de fretes, possibilitando que o cliente escolha a que melhor atende suas necessidades e expectativas.
Isso é um detalhe importante porque permite que o cliente opte pela modalidade de frete que melhor se adequar ao seu orçamento, aumentando a possibilidade de compra. Se oferecer somente um frete e ainda caro, as chances de fechar a venda são menores.
A gestão de logística de e-commerce permite que a empresa tenha um melhor controle de seu estoque, conseguindo estruturá-lo de acordo com a demanda, seja ela recorrente ou sazonal.
O e-commerce passa a ter conhecimento sobre tudo o que possui em estoque, minimizando o risco de quebras, produto em excesso ou obsoleto, mantendo um melhor giro para evitar prejuízos.
Outra vantagem importante de investir na gestão da logística é a redução do prazo de entrega do pedido, porque o processo operacional se torna mais eficaz e rápido.
Esse é um ponto essencial, porque um menor prazo de entrega é um diferencial entre seus concorrentes, aumentando a chance de fechar a venda e de captar o cliente.
Uma das formas de investir em serviços de logística para e-commerce é por meio da terceirização, sobretudo quando a empresa não conta com profissionais especializados no tema ou não possui orçamento no momento para contratá-los.
O e-commerce pode ter todo o seu processo operacional de logística terceirizado ou somente parte das atividades. Um dos diferenciais da terceirização é a possibilidade de profissionalizar a logística de sua loja online sem ter grandes gastos com profissionais ou infraestrutura.
Além disso, a terceirização permite alcançar escalabilidade, redução de custos logísticos e maior eficiência em todo o processo, com uma logística que atende plenamente os clientes.
Quer terceirizar a gestão de logística de seu e-commerce? Então, é muito importante contratar uma empresa experiente no segmento, que ofereça as melhores soluções de armazenamento, como a Guarde Mais!
A Guarde Mais disponibiliza serviços de logística para loja online como recebimento e conferência de mercadorias vindas de fornecedores, armazenamento de produtos em ambientes adequados para conservação, bem como rotinas de picking e packing.
Também encaminha os pedidos para a transportadora em tempo hábil, bem como atua no controle e rastreamento de pedidos enviados, possibilitando acompanhar o andamento com maior precisão. É muito mais praticidade para a logística de seu e-commerce.
Ao contratar a Guarde Mais para executar esses processos, você aumenta seu tempo disponível e pode se dedicar a outras atividades estratégicas de seu e-commerce, contribuindo para atingir objetivos e crescimento.
Entre em contato com a Guarde Mais, saiba detalhes sobre o serviço e aproveite para contratar uma empresa de logística para e-commerce especialista, que dará o suporte necessário para seu negócio!
– Leia também:
>>> Planejamento logístico para e-commerce: tudo o que você precisa saber
>>> Como lojas de e-commerce podem aproveitar dos serviços de um Self Storage?