O e-commerce teve um crescimento significativo nos últimos meses, sobretudo pela entrada de novos consumidores no universo das compras online devido à pandemia de covid-19.
Muitas empresas investiram e estão investindo no e-commerce para realizar mais vendas e crescer, mas saiba que não basta abrir uma loja virtual! É muito importante ter uma logística para e-commerce eficaz.
Aqui, indicamos o que é logística de e-commerce e qual sua relevância para o sucesso da loja virtual. Confira e saiba mais sobre o tema!
Trata-se de um conjunto de ações de logística voltadas especialmente para o comércio eletrônico, de forma a otimizar a operação e garantir o bom andamento das atividades, assim como o atendimento do cliente no prazo estipulado, assegurando sua satisfação.
Normalmente, a logística para e-commerce abrange o estabelecimento e execução de processos envolvendo o recebimento e conferência de produtos, bem como a estocagem.
Além disso, a logística aplicada no e-commerce também compreende processos de movimentação de produtos para preparação de pedido (picking) e transporte (com contratação de modalidades de frete e parceria com transportadoras).
A empresa também deve ter processos de rastreamento de pedidos e de gerenciamento de entregas, montando uma estrutura robusta e completa, com gestão de informações desde o ponto de partida (empresa) até o ponto de destino (comprador).
Mas afinal, qual a importância da logística para o sucesso de sua loja online? Simples! Ela entrega resultados para a empresa, melhorando sua operação e atendimento ao cliente. Veja, a seguir, quais são os benefícios da logística no e-commerce:
Sem ter uma boa operação de logística o e-commerce não consegue crescer. A logística possibilita que a empresa estruture processos de estoque, armazenamento e entrega ao cliente, atendendo-o prontamente.
Com isso, a empresa consegue ter maior controle de estoques, minimizando expressivamente a perda de produtos e evitando prejuízos. Além disso, consegue captar novos clientes e fidelizá-los por prestar um atendimento diferenciado, com alto índice de cumprimento de prazos.
Se o e-commerce tem uma logística eficaz, ele conseguirá prestar um atendimento personalizado ao cliente, com informações assertivas sobre estoque de produtos e rastreamento.
Outro diferencial é que conseguirá oferecer mais opções de fretes e prazos de entrega otimizados, o que é muito relevante para o consumidor, tendo um papel importante na decisão de compra.
É justamente aí que a logística para e-commerce, também conhecida como e-logística, entra! Ela funciona como um diferencial, possibilitando que a empresa tenha maior conhecimento sobre estoque e transportes, bem como ofereça condições mais atrativas para clientes, conseguindo fechar mais vendas.
A logística para e-commerce permite que a empresa estruture corretamente seu estoque de acordo com a demanda e tenha um maior conhecimento sobre o que possui armazenado.
Não é para menos, afinal, é feito um controle rigoroso de produtos em estoque, sabendo exatamente o que tem e o que falta para atender os clientes, o que entra e o que sai.
Esses detalhes são fundamentais porque evita uma quebra de estoque ou produto em excesso, tendo um giro adequado, de maneira a minimizar a possibilidade de prejuízos.
Leia também:
>>> Posso montar um estoque no self storage?
Uma logística pensada especificamente para o e-commerce possibilita que a empresa reduza o prazo de entrega para o cliente, o que funciona como um diferencial frente à concorrência.
O e-commerce pode, por exemplo, fazer parcerias com transportadoras para oferecer fretes com valores mais atrativos, bem como com prazos menores.
Com uma logística bem estruturada, o e-commerce consegue reduzir custos, causando impactos positivos em seu faturamento, seja em curto ou em longo prazos.
A empresa pode contratar um self storage para armazenamento de produtos, mantendo-os em um local adequado para armazenamento. Paralelamente, preserva seu estoque, elimina a possibilidade de perda e dano, sem ter prejuízos.
A logística para e-commerce também possibilita a redução de custo com movimentação de produtos, fretes, transportes, embalagens, entre outros, seja por parcerias com empresas ou contratação de soluções especiais que atendam suas necessidades.
Quer implementar a logística para e-commerce em sua empresa, mas não sabe por onde começar? Existem dicas que lhe dão suporte nesse processo. Confira quais são:
Saber estruturar e planejar a logística do e-commerce faz toda a diferença, porque dá maior fluidez para processos de armazenamento, movimentação e transporte.
Por isso, não abra mão de planejar a logística e estruturar ações principais, o que envolve estabelecer rotinas de estoque, preparar o centro de distribuição para atendimento de demandas, escolher a modalidade de picking ideal, ter controle de estoque, entre outros.
Ter processos automatizados ou semiautomatizados é perfeito para dar maior fluidez e agilidade à logística no atendimento de pedidos online. Assim, todas as ações ocorrem de maneira integrada e se tem maior controle sobre a informação, evitando atrasos em entregas ou danos e perdas de produtos.
Defina KPIs (indicadores-chave) para acompanhar seu processo de logística e identificar gargalos e pontos de melhoria, conseguindo otimizar toda a rotina com base na informação.
Os KPIs devem ser acompanhados em tempo real, ajudando a planejar operações, medir e garantir a satisfação do cliente com o atendimento e logística da empresa. Entre os principais indicadores, destaque aos de rotatividade de estoque, prazo de entrega, taxa de retorno e custo de transporte por pacote.
Fazer parcerias com empresas que prestam serviços de logística é uma proposta interessante para baixar custos, bem como terceirizar atividades de armazenamento, estoque, entrega, entre outras.
O grande diferencial é a possibilidade de pagar menos por serviços, o que permite oferecer produtos com preços mais competitivos e atrair mais clientes.
Além disso, o e-commerce passa a ter processos realizados por empresas com know how, profissionalizando sua logística e causando impactos positivos no negócio.
Para isso, basta contratar empresa de logística para e-commerce, contando com o suporte de especialistas para realizar atividades de armazenamento, movimentação e transporte de sua loja online.
Leia também:
>>> Uma Rede de Self Storage ajudando a logística para e-commerce, um casamento perfeito!
>>> 5 dicas sobre logística empresarial