Criciúma é uma cidade de Santa Catarina localizada a aproximadamente 200 quilômetros de Florianópolis, que é a capital do estado. Trata-se do município mais populoso do sul do estado, com mais de 200 mil habitantes.
Curiosamente, Criciúma costuma ser muito buscada por pessoas que querem mudar para um local com infraestrutura completa, mas que ainda guarda características do interior, sendo uma cidade mais tranquila e acolhedora.
Está pensando em se mudar para Criciúma, mas não sabe como é morar na cidade? Então, confira este guia completo que preparamos, com uma dica para lhe ajudar na sua mudança!
A rede de ensino é um dos pontos fortes de Criciúma, que oferece excelentes opções para estudantes de quaisquer idades, desde o ensino básico até o superior. A cidade conta com boas escolas públicas e particulares, proporcionando formação de qualidade para os estudantes.
Além disso, a cidade de Criciúma possui campus de três importantes instituições de ensino superior, sendo a UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense) a principal delas.
Na universidade, que é uma das mais renomadas da região sul, há cursos concorridos como o de Medicina, além de outros nas áreas de exatas, ciências humanas e biológicas.
Outros pontos que chamam a atenção é o transporte e a mobilidade na região, uma vez que normalmente não se enfrenta trânsitos intermináveis como acontece em grandes cidades.
É muito mais fácil e rápido chegar ao trabalho, escola, universidade, casa, entre outros locais, sem demorar muito para fazer o trajeto, seja de carro ou transporte público.
A principal via da cidade é a Avenida Centenário, que faz ligação com os principais bairros da região e tem fluxo fluido diariamente. Além disso, Criciúma tem o sistema integrado de transporte coletivo, que possui três terminais com ônibus que chega a todos os cantos da cidade.
Quem mora em Criciúma encontra uma infraestrutura completa! O comércio é farto e conta com shoppings com diversas opções de lazer para toda a família. Além disso, a cidade possui várias áreas verdes, contando com grandes parques como o das Nações.
Gosta mesmo é de comer e beber bem? Então, saiba que não faltam opções de restaurantes e bares pela cidade, com alternativas da culinária italiana, japonesa e cafés.
O morador da região também tem fácil acesso ao comércio de rua, bancos, farmácias, supermercados, padarias, hospitais, clínicas médicas, entre outros serviços, sem precisar se deslocar muito para utilizá-los.
Por isso, a cidade é uma excelente opção para quem quer ter muito mais praticidade no dia a dia, realizando atividades básicas com comodidade.
O custo de vida em Criciúma é menor do que em grandes cidades, mesmo que a região esteja passando por um crescimento econômico e desenvolvimento contínuo nas últimas décadas.
Na prática, isso significa que é barato morar em Criciúma, sobretudo em comparação às capitais do país. Dá para comprar ou alugar imóvel por um valor mais atrativo e os empreendimentos se valorizam com o passar do tempo, realizando bons investimentos.
Criciúma gera boas oportunidades de emprego, sobretudo no que se refere aos segmentos comercial, de serviços e industrial. No comércio e serviços, a cidade conta com empresas que atendem desde pessoas físicas até jurídicas, criando boas oportunidades de emprego aos moradores da região.
Além disso, Criciúma é um importante polo industrial da região sul do país, contando com empresas da área têxtil, de embalagens, cerâmica, plástico e descartáveis.
O polo industrial da cidade também abriga empresas do ramo metalmecânico, material gráfico e extração de carvão mineral, oferecendo trabalho para profissionais com vários níveis de formação.
Leia também:
>>> Como um self storage pode ajudar com o estoque de sua loja virtual?
Está pensando em se mudar para a cidade, mas não sabe quais são os melhores bairros para morar em Criciúma? Então, confira esta lista que preparamos com excelentes alternativas:
O Centro concentra a maior oferta de comércio e serviços da cidade, com muita opção de restaurantes, supermercados, bancos, lojas, farmácias, entre outros estabelecimentos.
Também é o bairro perfeito para estar próximo de tudo, inclusive do trabalho, sem precisar fazer deslocamentos longos. A região é abastecida por farta rede de transporte, simplificando a locomoção pela cidade.
O bairro Santa Luzia é uma indicação perfeita para quem quer ficar perto da região universitária. Trata-se de um bairro mais jovem, com boa qualidade de vida e facilidade de locomoção devido à rede de transporte completa que possui.
Quer ter infraestrutura completa, segurança e morar em imóveis de alto padrão? Neste caso, o bairro Comerciário é o mais indicado. Ele está próximo do Centro e da Praça do Congresso, logo, dá para se deslocar com muita facilidade pela região.
Se sua intenção for morar em um bairro um pouco mais afastado da região central, mas com comércio próprio, rede de infraestrutura completa e ter a tranquilidade de uma cidade do interior, o bairro São Luiz é a melhor indicação.
Além de oferecer tudo isso, o bairro se destaca por ter boas opções de lazer, com muita área verde para relaxar e curtir com a família em suas horas vagas.
O bairro Michel está próximo do Centro e é repleto de casas e apartamentos para moradores de diferentes perfis, desde os básicos até os de alto padrão. A região também conta com boas opções gastronômicas, supermercados e escolas.
Mudanças costumam dar muito trabalho e estresse, principalmente quando se tem muitos móveis, eletrodomésticos e caixas espalhadas pelo imóvel, sem ter organização alguma.
Quer evitar esse tipo de situação e ter muito mais tranquilidade na sua mudança, com espaço suficiente para organizar seu novo lar da forma como sempre sonhou? Neste caso, há uma dica especial para lhe auxiliar: é só alugar um box em um self storage em Criciúma!
Com o self storage, dá para guardar seus itens num espaço adequado, evitando bagunças pelo imóvel e liberando área para organizá-lo como deseja. Aproveite para contratar self storage em Criciúma e conte com esses benefícios na mudança!
Leia também:
>>> Como organizar melhor sua mudança
>>> Vai usar um self storage pela primeira vez? Confira tudo o que você tem que saber